As crianças têm associações saudáveis? Veja como saber

Todo pai deseja que seu filho se envolva em relacionamentos saudáveis. Portanto, você deve primeiro saber o que significa relacionamentos saudáveis ​​e as características dessas amizades. Associação saudável é um processo de interação entre indivíduos e outros indivíduos ou grupos que ocorre de forma normal e positiva. O que se entende por normal é que cada indivíduo percebe que a associação é feita para que todos possam desenvolver uma personalidade positiva. A associação saudável formará um bom caráter individual. Por outro lado, relacionamentos não saudáveis ​​(por exemplo, promiscuidade) trarão riscos que ameaçam o futuro de seu filho.

Quais são as características de relacionamentos saudáveis?

A adolescência é uma fase crucial para as crianças, pois é quando seu bebê começa a passar mais tempo com os amigos do que com os pais. Você pode notar que seu filho está mudando o gosto musical, começando um novo hobby ou vestindo roupas semelhantes às de um amigo próximo. Bons amigos darão uma boa influência e vice-versa. Portanto, os pais devem reconhecer as características de relacionamentos saudáveis ​​para que os filhos não caiam na promiscuidade que pode prejudicar seu futuro. As características da associação saudável em questão são:
  • Respeito mútuo

Amigos próximos de crianças devem conhecer seus direitos e obrigações como indivíduos, para que nenhuma privacidade seja violada na associação saudável.
  • Acreditar

A confiança é algo positivo que se constrói gradualmente à medida que relacionamentos saudáveis ​​acontecem, mas pode ser destruída quando as promessas não são cumpridas.
  • Honesto

A associação saudável não deixará seu filho com vergonha de sua própria condição, porque o amigo o aceitará com seus pontos fortes e fracos.
  • Comunicação

Comunicação em questão é ser capaz de ser um bom ouvinte quando um amigo tem um problema e dar bons conselhos quando necessário. Estas quatro características das relações saudáveis ​​também devem ser alcançadas de forma positiva, nomeadamente não envolvendo o álcool e as drogas ilícitas. O álcool e as drogas podem fazer com que as crianças ajam de forma agressiva, pratiquem sexo livre e cometam crimes que os levarão a relacionamentos prejudiciais.

Benefícios de se envolver em relacionamentos saudáveis

Como mencionado acima, relacionamentos saudáveis ​​também trazem um caráter positivo para as crianças. Além disso, as crianças também receberão vários outros benefícios, como:
  • Fazer com que os filhos tenham um propósito positivo na vida
  • Aumente a felicidade e reduza o estresse
  • Aumente a confiança e a autoestima das crianças
  • Incentive as crianças a evitar estilos de vida prejudiciais à saúde, como fumar, beber álcool, drogas e sexo livre.
Em alguns círculos de amizade, relacionamentos saudáveis ​​também melhoram a saúde física geral da criança. Estudos mostram que crianças com mais conexões sociais vivem mais do que crianças com pequenos círculos sociais. [[Artigo relacionado]]

Como manter relacionamentos saudáveis?

Depois de certificar-se de que seu filho está envolvido em relacionamentos saudáveis, ensine-o a ser capaz de manter um padrão de amizade como esse. Algumas coisas que as crianças podem fazer neste caso são:
  • Respeito mútuo, confiança, honestidade e comunicação

A promiscuidade deve ser baseada nas 4 características mencionadas acima. Se houver apenas um deles que a criança não pratica, pode-se dizer que ele falhou em manter relacionamentos saudáveis.
  • Não julgue

Cada um tem suas próprias escolhas e considerações de ação, que às vezes não correspondem aos valores das crianças. Quando isso acontecer, ele deve se lembrar que julgar as diferenças apenas tornará a amizade doentia.
  • Não fale mal

Todo mundo tem defeitos e fraquezas, por isso não podemos fazer fofoca sobre eles. Se houver coisas que precisam ser corrigidas em outras pessoas que estão dentro do escopo da associação saudável da criança, você deve falar imediatamente com essa pessoa por meio de uma boa linguagem e não ofender.
  • Perdoar um ao outro

Associação saudável não significa que nunca houve um conflito nela. No entanto, uma amizade sólida sempre abrirá espaço para perdoar um ao outro, de modo que bons relacionamentos sejam reconectados sem quaisquer rancores ou mágoas não resolvidas. Essa é uma explicação abrangente de relacionamentos saudáveis. Ensine os valores dos relacionamentos saudáveis ​​desde cedo, para que seu filho possa praticá-los quando for adolescente e crescer.