O beta-caroteno é uma forma precoce de vitamina A, quais são seus benefícios?

Suplementos de beta-caroteno podem ser um suplemento bem conhecido e geralmente são recomendados por muitas pessoas. O beta-caroteno é benéfico porque também atua como uma molécula antioxidante. No entanto, é seguro tomá-lo com suplementos? Quais são os benefícios do beta-caroteno?

O que é beta-caroteno?

O beta-caroteno é um composto vegetal natural que é a forma inicial da vitamina A. A vitamina A é necessária ao corpo para uma pele saudável, sistema imunológico e saúde ocular. O beta-caroteno também é um pigmento natural da planta que dá às plantas sua cor laranja ou vermelha. Por ser encontrado naturalmente no corpo, é recomendável consumi-lo com alimentos saudáveis.

Benefícios do beta-caroteno para a saúde corporal

O beta-caroteno é uma forma inicial de vitamina A. Esse nutriente também tem benefícios quando consumido com moderação. Os benefícios do beta-caroteno, a saber:

1. Combata os radicais livres causadores de doenças

O beta-caroteno é uma molécula antioxidante. Essa molécula é importante para o corpo porque pode combater o excesso de radicais livres que provocam danos às células. Esse dano celular pode levar a uma variedade de doenças crônicas. Vários estudos descobriram que indivíduos que comem regularmente frutas e vegetais ricos em beta-caroteno têm menor risco de desenvolver câncer ou doenças cardíacas.

2. Ajuda a desacelerar o declínio da capacidade cerebral

Pesquisadores da Harvard Medical School revelaram que pessoas que tomam suplementos de beta-caroteno regularmente têm menos probabilidade de apresentar declínio cognitivo. Mesmo assim, observe que os benefícios do beta-caroteno podem ser aproveitados para o consumo de suplementos de longo prazo, não de curto prazo.

3. Ajuda a manter a saúde pulmonar

Existem outras razões para você ser diligente em comer frutas e vegetais. Portanto, vegetais e frutas que contêm beta-caroteno podem ajudar a proteger os pulmões do câncer. Esta eficácia é diferente dos suplementos de beta-caroteno. Portanto, altas doses desse suplemento realmente aumentam o risco de câncer de pulmão em fumantes.

4. Reduz o risco de degeneração macular

A degeneração macular devido à idade é uma doença ocular que afeta a visão. De acordo com especialistas, o consumo de beta-caroteno combinado com vitamina C, vitamina E, zinco e cobre reduz o risco de gravidade da doença em 25%. No entanto, é importante lembrar que os suplementos de beta-caroteno podem ser prejudiciais para os fumantes.

Uma fonte fácil de encontrar de beta-caroteno

Principalmente, o beta-caroteno está contido em vegetais e frutas vermelhas, laranja e amarelas. No entanto, não há necessidade de se preocupar. Você também pode encontrar esse nutriente em alguns vegetais verdes. Esta é uma fonte fácil de encontrar de beta-caroteno:
  • Cenoura
  • Batata doce
  • Vegetais com folhas verdes escuras, como couve e espinafre
  • alface romana
  • Abóbora
  • Cantalupo
  • Pimentas vermelhas e amarelas
  • Brócolis
  • Pimenta
  • Salsinha
Para uma absorção ideal de beta-caroteno pelo corpo, você pode combinar os alimentos acima com gorduras saudáveis, como azeite de oliva e abacate. Alimentos saudáveis ​​geralmente também contêm muito beta-caroteno. Por exemplo, se você comer 99 gramas de cenoura crua, obterá cerca de 8.285 miligramas de beta-caroteno. Os níveis de beta-caroteno podem aumentar se você comer cenouras cozidas, devido à perda de água nos vegetais. [[Artigo relacionado]]

Preste atenção a isso em relação aos suplementos de beta-caroteno

O limite seguro para consumir beta-caroteno para adultos é de 6 a 15 miligramas em um dia. Enquanto a recomendação para crianças é de 3-6 miligramas. O limite de consumo pode ser diferente para cada indivíduo. Portanto, é recomendável que você consulte primeiro seu médico antes de tomar suplementos de beta-caroteno. Os suplementos de beta-caroteno em altas doses não são recomendados para fumantes e pessoas com asbestose (doença pulmonar causada pela inalação de fibras de amianto). Como observado acima, o risco de câncer de pulmão aumenta em fumantes, assim como em quem sofre de asbestose. Mesmo assim, obter esses nutrientes de alimentos saudáveis ​​é considerado seguro para fumantes.