Quando alguém é diagnosticado com infecção pelo HIV, um dos testes que ele precisa fazer regularmente é o teste de CD4. O teste de CD4 é importante para monitorar a saúde das pessoas que vivem com HIV (PVHIV). O consumo de ARVs e uma vida saudável também precisam ser aplicados pelos pacientes para que os níveis de CD4 em seus corpos sejam sempre mantidos. Aprenda mais sobre o que é CD4.
Reconhecer CD4 e seu papel no sistema imunológico
CD4 é um tipo de glóbulo branco que desempenha um papel importante no sistema imunológico. As células CD4 são frequentemente chamadas de células T auxiliares e são classificadas como linfócitos T ou células T. Essas células são chamadas de “CD4” porque têm marcadores em sua superfície chamados clusters de diferenciação (CD), que são úteis para identificar tipos específicos de células. As células CD4 ajudam a identificar e destruir patógenos infecciosos, incluindo bactérias, fungos e vírus. Além disso, o CD4 também dará um sinal a outras células do sistema imunológico sobre o perigo dos patógenos que entram no corpo. As células CD4 são produzidas na glândula timo. Então, essas células circularão no sangue e no sistema linfático por todo o corpo. Por ser uma parte importante do sistema imunológico, o número de células CD4 indica a resiliência do sistema imunológico. Um sistema imunológico saudável geralmente tem uma contagem de células CD4 variando de 500 a 1.600 células por milímetro cúbico de sangue (células / mm3).
CD4 e sua relação com HIV / AIDS
O CD4 tem uma relação estreita com a infecção pelo HIV ou Vírus da Imunodeficiência Humana. O HIV entra no corpo e persegue o CD4, ligando-se à superfície das células CD4 e entrando nessas células do sistema imunológico. Depois disso, o HIV pode matar as células CD4 e se replicar. Se a infecção pelo HIV não for tratada imediatamente, o vírus que causa a AIDS continuará a se replicar no corpo. A replicação do vírus aumentará o número de vírus (
carga viral) ao mesmo tempo que diminui a contagem de células CD4. O processo de aumento da carga viral e diminuição da contagem de células CD4 pode levar vários anos. Além disso, se o paciente não receber tratamento médico, a contagem de CD4 diminuirá e fará com que o paciente com HIV entre na fase de AIDS (Síndrome da Imunodeficiência Adquirida). Pacientes com HIV geralmente serão diagnosticados com AIDS se os resultados do exame fornecerem uma contagem de CD4 abaixo de 200 células / mm3. Nesta fase, o sistema imunológico do paciente está muito fraco, o que é indicado por uma série de sintomas.
A importância do teste de CD4 para pacientes com HIV
Como o nome indica, o teste de CD4 é um exame médico que monitora o número de células CD4 no corpo. Este teste é realizado em pacientes com HIV em intervalos regulares, como uma vez a cada três meses ou uma vez a cada seis meses. É importante lembrar que o teste de CD4 dá resultados específicos, de acordo com a condição imunológica do paciente no momento do exame. Isso significa que os pacientes não podem ver os resultados de um único teste de CD4. Os testes devem ser feitos periodicamente para verificar a tendência dos pacientes de se infectarem com o HIV. Os resultados do teste de CD4 também podem ser afetados por vários fatores, incluindo o momento do teste, outras doenças e vacinações. Os pacientes podem notar flutuações nos resultados do teste de CD4. Se o número não for baixo, essas flutuações tendem a não ser uma preocupação para os pacientes. O teste de CD4 geralmente é executado simultaneamente com o teste
carga viral. Como aludido acima, teste
carga viral irá calcular o nível do vírus no corpo de uma pessoa infectada pelo HIV. Especificamente, este teste contará as partículas de vírus para cada mililitro de sangue. Teste
carga viral útil para saber a rapidez com que o vírus está crescendo no corpo do paciente e para controlar a eficácia do tratamento anti-retroviral.
Terapia anti-retroviral para pacientes com HIV e a importância do teste de HIV
Na discussão acima, também foi mencionado, os pacientes com HIV CD4 podem sofrer uma queda se não forem tratados imediatamente, além de um aumento do HIV no corpo. Felizmente, o tratamento médico está avançando com a presença de medicamentos para controle do HIV. Os tipos de medicamentos usados para controlar o HIV no corpo do paciente são chamados de antirretrovirais ou ARVs. A terapia ARV combinará vários medicamentos para prevenir a propagação do vírus, atacando as proteínas e os mecanismos de replicação do vírus. No entanto, é importante lembrar que os ARVs não curam a infecção pelo HIV.
Os ARVs previnem a AIDS em pessoas com HIV Os pacientes tomarão os medicamentos ARV pelo resto de suas vidas. Se você é rotineiro e cumpre os regulamentos de consumo de drogas, o número de vírus pode diminuir ainda mais e os níveis de CD4 podem ser mantidos em uma faixa saudável. Os ARVs podem reduzir o vírus até que os resultados da carga viral indiquem "indetectável" ou "indetectável". Os resultados do teste de carga viral indetectável mostraram que o HIV no corpo do paciente estava bem controlado. Pacientes com HIV indetectável também apresentam risco muito baixo de transmitir o vírus a outras pessoas. Com a terapia ARV combinada com uma vida saudável, os pacientes infectados pelo HIV ainda podem levar uma vida normal como as outras pessoas. [[Artigo relacionado]]
Notas de SehatQ
CD4 é uma célula do sistema imunológico muito importante para proteger o corpo contra doenças. Essas células passam a ser uma das referências para a saúde das pessoas infectadas pelo HIV, pois o vírus ataca as células CD4 e as faz cair. Felizmente, o tratamento com medicamentos ARV enfraquece o vírus e mantém os níveis de CD4 normais.