Preguiçoso é um rótulo unilateral, aqui estão os fatos reais

Quantas vezes por dia você se sente relutante em fazer alguma coisa por ser “preguiçoso”? Na verdade, preguiça é um mito. Essa forma de crítica é continuamente usada para rotular pessoas que não conseguem completar certas coisas. Infelizmente, esse rótulo preguiçoso na verdade reduz a sensação de felicidade e a auto-estima de uma pessoa. Não raro, pessoas consideradas preguiçosas, na verdade, se fecham às oportunidades de se desenvolverem.

Fatos e mitos sobre preguiçoso

Muitas vezes as pessoas atribuem preguiça às características de uma pessoa. Na verdade, existem muitos mitos que precisam ser esclarecidos sobre a preguiça, tais como:

1. O mito da preguiça é uma característica individual

A definição de preguiça é sentir-se sem entusiasmo ou relutante em despender esforço ou energia. Na verdade, ninguém fica completamente sem entusiasmo por nada. Mesmo quando a gente evita fazer alguma coisa, já é uma forma de esforço.

2. O mito das pessoas preguiçosas não pode mudar

Na verdade, preguiçoso é um conceito relativo. Talvez haja pessoas que relutam em fazer certas atividades, como exercícios, para que outras sejam chamadas de preguiçosas. Na verdade, pode ser apenas uma questão de prioridade. Existem pessoas que consideram o exercício uma prioridade, existem também aquelas que têm outras prioridades com maior grau de urgência. A escala de prioridade de cada indivíduo pode não ser a mesma, portanto, chamar alguém de preguiçoso é inadequado.

3. O mito da preguiça como uma coisa absoluta

É errado presumir que a preguiça de alguém é absoluta. Muitas vezes, alguém rotula outras pessoas de preguiçosos por causa de um mal-entendido durante a conversa. O motivo pode ser devido à falta de foco ou unilateral. Pode ser que, quando você está falando sobre algo, a outra pessoa esteja oprimida ou pensando em outra coisa. Portanto, eles não podem definir uma escala de prioridade do que fazer primeiro. Isso pode fazer com que alguém seja rotulado de preguiçoso.

4. O mito de ser preguiçoso significa relutar em se mover

Outro mito relacionado à preguiça é quando você pensa que alguém está relutante em se mexer até mesmo para fazer coisas simples. Por exemplo, chamar alguém de preguiçoso porque não limpa a estante depois de muito tempo. Na verdade, pode ser que a raiz do problema não esteja lá. É possível que a pessoa se sinta tão saturada com as condições do ambiente - incluindo o armário empoeirado - que inconscientemente comece a evitá-lo. Mentalmente, isso é muito cansativo.

5. O mito da preguiça não está relacionado à saúde

Não parece certo acusar alguém ou mesmo a você de se sentir preguiçoso só porque você não quer se mexer. Existem fatores que também devem ser considerados, nomeadamente a saúde ou a forma física. Se a condição física não for ideal, a movimentação se tornará difícil. Chame-o quando alguém não comer regularmente e a qualidade do sono for ruim, então fazer coisas simples parecerá um grande desafio. Todos podem ter uma forma física diferente, então, quando parecem improdutivos, não podem ser chamados de preguiçosos. [[Artigo relacionado]]

Como se livrar de "preguiçoso"

Embora a preguiça seja um conceito relativo e mais um mito do que um fato, existem algumas coisas que você pode fazer para dissipar isso. Nada?
  • Livre-se do medo do fracasso

Existem pessoas que relutam em fazer algo porque estão obscurecidas pelo medo do fracasso. Como resultado, eles tendem a adiar. Jogue fora o medo do fracasso. Não se esqueça, gerencie as metas para que possam ser alcançadas de forma realista. Isso pode ajudar a criar a motivação para começar algo que foi originalmente evitado.
  • Aprenda como

A relutância em fazer algo às vezes é desencadeada por não saber como fazê-lo. Compare isso a como alguém não hesitará em fazer algo se entender como. Portanto, comece aprendendo como fazer.
  • Relaxamento

Às vezes, a sensação de "preguiça" surge porque você está sobrecarregado com todas as ocupações e rotinas. Sem mencionar se há um problema que desencadeia estresse que torna difícil para a mente se concentrar. Nesse caso, tente relaxar de acordo com as preferências individuais. Assim, a mente que estava originalmente emaranhada será desemaranhada e pode reorganizar a escala de prioridade.
  • Avaliação ambiental

Às vezes, o rótulo de preguiçoso dado por pessoas ao redor é na verdade tóxico. Alguém pode aos poucos justificar o rótulo de preguiçoso e relutante em fazer atividades que originalmente ainda eram praticadas com entusiasmo. Se for esse o caso, tente avaliar os arredores. Amigos, parentes e colegas de trabalho tendem a dar energia negativa? Em caso afirmativo, é hora de selecionar o que precisa ser ouvido e não. Se você puder evitá-lo, tente fazê-lo de modo que não seja mais influenciado por rótulos negativos de outras pessoas.
  • Desintoxicação digital

Fazer desintoxicação digital pode ser uma forma de se livrar da relutância em fazer algo. Principalmente se o que é visto nas redes sociais deixa alguém completamente insatisfeito com o que tem. Isso pode tornar as pessoas ingratas e perder a motivação para realizar atividades. Às vezes, a mídia social com todo o conteúdo pode ser uma fonte de distração que é uma droga na maioria das vezes. [[Artigo relacionado]]

Notas de SehatQ

Nem as outras pessoas nem você mesmo tem o direito de rotular o preguiçoso, um conceito relativo que não existe necessariamente. A preguiça é um sintoma, não uma característica de um indivíduo. Se você quiser saber mais sobre os mitos que cercam a preguiça, pergunte ao médico diretamente no aplicativo de saúde da família SehatQ. Baixe agora em App Store e Google Play.