Estômago inchado depois de comer? Esta é uma maneira fácil de evitá-lo

O hábito de comer grandes quantidades de comida às vezes provoca um estômago inchado após comer. Essa condição ocorre devido ao acúmulo de ar ou gás no trato digestivo (gastrointestinal). Embora gases ou inchaço sejam uma condição comum depois de comer, há uma série de medidas que você pode tomar para evitá-los. Além disso, conhecer os fatores que a causam também é importante evitar um estômago inchado após comer.

Por que meu estômago fica inchado depois de comer?

O inchaço do estômago após comer é, na verdade, uma condição normal. Ao digerir os alimentos, o corpo produz gases. Além disso, você também engole ar ao comer ou beber. O ar então entra no trato digestivo e desencadeia úlceras gástricas. Embora isso seja normal, há uma série de fatores que podem desencadear um estômago inchado depois de comer. Um dos gatilhos é a comida que você ingere. Alguns alimentos que podem causar um estômago inchado após comer incluem:
  • maçã
  • Alface
  • Cebola
  • Pêssegos e peras
  • Nozes
  • Leite e seus derivados
  • Vegetais crucífero como brócolis, couve-flor e repolho
Além disso, a flatulência também pode ser um sintoma de uma variedade de condições de saúde, desde a síndrome do intestino irritável a intolerâncias alimentares. Arrotar geralmente pode ajudar a aliviar o acúmulo de gás e ar no trato digestivo.

Como prevenir um estômago inchado após comer

O inchaço do estômago costuma causar desconforto após as refeições. Para evitar essa condição, há uma série de ações que você pode realizar para evitar a sensação de inchaço após comer. Veja como evitar um estômago inchado após comer:

1. Limite o consumo de alimentos que o desencadeiem

Carboidratos, gorduras e proteínas são tipos de alimentos que podem causar flatulência após comer. No entanto, você não precisa evitar esses tipos de alimentos completamente e simplesmente limitar suas porções na hora das refeições.

2. Não coma muitos alimentos fibrosos

Comer muito alimento fibroso pode fazer com que você se sinta inchado após comer. Para algumas pessoas, comer alimentos ricos em fibras pode fazer seus corpos produzirem grandes quantidades de gases. Alguns exemplos de alimentos ricos em fibras incluem nozes, frutas (como maçãs e laranjas), aveia e brócolis.

3. Evite alimentos gordurosos

O corpo leva mais tempo para digerir a gordura do que outros tipos de alimentos. Nesse processo, a gordura se move lentamente no trato digestivo, podendo causar um estômago inchado. Para evitar esse problema, você deve evitar consumir alimentos que contenham gorduras saturadas, como alimentos fritos. Tente substituí-lo pelo consumo de alimentos com gorduras insaturadas, como abacates e grãos inteiros.

4. Limite o consumo de refrigerantes

Os refrigerantes podem causar o acúmulo de gases no corpo, o que deixa o estômago inchado. Os refrigerantes podem fazer o estômago inchar depois de comer. Quando você consome refrigerantes, o gás dióxido de carbono contido neles se acumula no corpo. Essa condição pode causar problemas estomacais, especialmente se você beber rapidamente.

5. Evite usar sal na comida

Consumir muito sal pode levar à retenção de água e potencialmente causar flatulência. Além disso, consumir muito sal também pode causar uma série de problemas de saúde a longo prazo, um dos quais é a hipertensão. Para que os níveis de sódio no corpo não sejam excessivos, você pode substituir o sal por temperos para tornar os alimentos mais saborosos. Além disso, evite consumir alimentos processados ​​e embalados, pois esses dois produtos costumam ter alto teor de sal.

6. Coma e beba devagar

Comer e beber rapidamente pode aumentar a quantidade de ar que você engole. Essa condição desencadeia um acúmulo de gases no trato digestivo. Para evitar esse problema, coma e beba devagar, sem pressa.

7. Evite alimentos que podem desencadear reações alérgicas ou intolerâncias

Reações alérgicas e intolerâncias têm o potencial de causar flatulência após as refeições. Por isso, preste sempre muita atenção aos ingredientes usados ​​na confecção dos seus alimentos. Alguns tipos de alimentos que têm potencial para desencadear reações alérgicas e intolerâncias na forma de flatulência incluem frutose, lactose, ovos, trigo e glúten.

8. Evite goma de mascar

Mascar chiclete faz você engolir muito ar. O ar engolido pode se acumular no trato digestivo e, potencialmente, causar inchaço e inchaço em algumas pessoas.

9. Não fale enquanto come

Falar enquanto come pode aumentar a probabilidade de engolir ar. Essa condição causa um acúmulo de ar no trato digestivo e tem o potencial de desencadear sensações de inchaço e inchaço no estômago.

Como lidar com um estômago inchado rapidamente?

Como lidar com um estômago inchado deve ser ajustado à causa. Se for desencadeado por uma doença grave, você deve consultar um médico para o tratamento adequado. Algumas das ações que geralmente são realizadas para lidar com um estômago inchado incluem:
  • Beber gengibre

O gengibre pode aliviar a flatulência e o inchaço. De acordo com um estudo de 2013, o gengibre tem uma variedade de benefícios à saúde, incluindo o alívio do inchaço. A capacidade do gengibre para aliviar o inchaço não pode ser separada do conteúdo carminativo nele, o que ajuda a reduzir o excesso de gases no trato digestivo.
  • Jogada

Fazer exercícios leves pode ajudar a reduzir o acúmulo de gases em seu corpo. Para aliviar o estômago inchado após comer, você pode fazer exercícios leves, como caminhar.
  • Tome suplementos probióticos

Vários estudos clínicos demonstraram que tomar suplementos probióticos pode ajudar a reduzir a produção de gases e o inchaço em pessoas com problemas digestivos. Mesmo assim, você deve primeiro consultar seu médico se quiser tomar certos suplementos. [[Artigo relacionado]]

Notas de SehatQ

O inchaço do estômago após comer ocorre devido ao acúmulo de ar ou gases no trato digestivo. Como um esforço de prevenção, você pode tomar ações que vão desde evitar alimentos que o desencadeiem, comer devagar, até limitar o consumo de refrigerantes. No entanto, é necessário ter cuidado porque essa condição pode aparecer como um sintoma de problemas graves de saúde. Portanto, é recomendável consultar um médico para descobrir a causa exata do problema que você está enfrentando. Para discutir mais sobre o estômago inchado após comer e como evitá-lo, pergunte ao médico diretamente no aplicativo de saúde SehatQ. Baixe agora em App Store e Google Play .