O colesterol feminino normal pode aumentar durante a menopausa, o que o provoca?

Quando se fala em colesterol, o que vem à mente é o acúmulo de gordura que causa doenças. Na verdade, aparentemente, os níveis normais de colesterol das mulheres são mais propensos a ficarem muito altos. Especialmente para mulheres idosas e com menopausa. A American Heart Association uma vez conduziu uma pesquisa que confirmou isso. No mínimo, cerca de 45% das mulheres com mais de 20 anos apresentam colesterol 200 mg / dl. Além disso, até 76% não sabem quanto colesterol têm.

O que é colesterol?

A forma do colesterol é como uma substância macia e pode ser encontrada em quase todas as células do corpo. Além de ser absorvido pelos alimentos, o corpo também o produz. Os tipos de colesterol consistem em:
  • Lipoproteínas de baixa densidade (LDL)
  • Lipoproteínas de alta densidade (HDL)
  • Triglicerídeos
Na verdade, o colesterol nem sempre é ruim. Na verdade, essa é uma substância de que o corpo precisa para produzir hormônios, ácidos biliares e absorver gordura durante o processo de digestão. Por outro lado, existe o colesterol "ruim" de que o corpo não precisa. Se o nível de colesterol chamado LDL estiver em excesso na corrente sanguínea, pode causar um acúmulo nas paredes dos vasos sanguíneos. Isso é o que o torna conhecido como colesterol ruim. Quando essas partículas de LDL aderem às paredes das artérias, o corpo responde à inflamação transformando-as em placas. A presença dessa placa a torna estreita, é claro, dificultando o fluxo de sangue para órgãos importantes como o cérebro e o coração. Consequências podem acontecer aterosclerose ou estreitamento e endurecimento das artérias. Esta é a principal causa de ataques cardíacos, derrames e outros problemas cardíacos. [[Artigo relacionado]]

Por que as mulheres são mais vulneráveis?

O colesterol alto causa ataques cardíacos nas mulheres. Essa representação da ameaça do colesterol ruim pode ocorrer até mesmo aos 20 anos de idade. Além do LDL, também existem os triglicerídeos, um tipo de gordura que também pode ser encontrado na corrente sanguínea. Esses triglicerídeos aparecem quando uma pessoa consome mais calorias do que queima. O corpo irá convertê-lo em triglicerídeos, que são então armazenados nas células de gordura. Não subestime a combinação de LDL e triglicerídeos acima do normal, pois demonstrou aumentar o risco de doenças cardíacas mais nas mulheres do que nos homens. Além disso, os triglicerídeos também fluem na corrente sanguínea e podem desencadear a formação de placas nas paredes dos vasos sanguíneos. Além disso, as mulheres têm níveis de colesterol HDL mais elevados do que os homens porque o hormônio estrogênio desempenha um papel importante. No entanto, quando se trata da menopausa, tudo muda. O estrogênio não é mais dominante, de modo que os níveis de colesterol ruim realmente aumentam e o colesterol bom diminui. É por isso que as mulheres que têm colesterol alto desde a idade produtiva estão propensas a experimentar a mesma coisa na menopausa. Além disso, o estilo de vida e os fatores genéticos também desempenham um papel. Essa condição pode ser controlada se você for diligente em se exercitar, manter sua dieta e evitar maus hábitos, como fumar. [[Artigo relacionado]]

Qual é o nível de colesterol normal para uma mulher?

Os níveis de colesterol são medidos em miligramas por decilitro ou mg / dL. O que se segue são os níveis normais de colesterol de uma mulher, dependendo de sua idade:
  • Meninas menores de 19 anos

    • Colesterol total: <170 mg / dL
    • Não HDL: <120 mg / dL
    • LDL: <100 mg / dL
    • HDL: <45 mg / dL
  • Mulheres com 20 anos ou mais

    • Colesterol total: 125-200 mg / dL
    • Não HDL: <130 mg / dL
    • LDL: <100 mg / dL
    • HDL: 50 mg / dL ou superior
Quanto aos triglicerídeos, o nível normal é inferior a 150 mg / dL. Embora não inclua o colesterol, esta substância também é medida em painéis de lipoproteína. Se os níveis de triglicerídeos atingiram 150 mg / dL e até 200 mg / dL, já é um sinal de perigo. O ideal é que adolescentes ou pessoas que acabaram de atingir a idade adulta façam exames de colesterol a cada 5 anos. No entanto, quando a idade é de 45 anos ou mais, o exame precisa ser feito com mais frequência, ou seja, uma vez a cada 1-2 anos. Muitas coisas podem ser feitas para antecipar que os níveis de colesterol ruim estão muito altos, como:
  • Reduza a ingestão de alimentos com gordura saturada
  • Mantenha o peso corporal ideal
  • Atividade física por pelo menos 30 minutos por dia
  • Controlando o estresse
  • Parar ou não fumar
Todas as mudanças ou um estilo de vida saudável acima não apenas ajudam a evitar que os níveis de colesterol fiquem muito altos, mas também protegem contra várias doenças. No final das contas, a responsabilidade de cuidar do corpo é de cada um. [[artigos relacionados]] Para discutir mais a fundo os fatores genéticos e hormonais das mulheres no colesterol do corpo, pergunte ao médico diretamente no aplicativo de saúde da família SehatQ. Baixe agora em App Store e Google Play.