Etapas da textura dos alimentos sólidos para bebês de acordo com a idade

Após 6 meses, os bebês podem ser introduzidos à alimentação sólida. Porém, o desenvolvimento da textura do alimento sólido administrado deve ser feito gradativamente para que o bebê se adapte bem. Não deixe o bebê ter dificuldade para engolir ou até engasgar, pois a textura do alimento sólido não é adequada e pode ser perigoso. No entanto, você também não deve se atrasar na introdução da textura da comida para bebês, pois ela pode fazer com que seu filho tenha preguiça de mastigar.

Estágios de textura de sólidos de bebê

Dar textura de comida sólida ao bebê começa com purê ou mingau. Conforme o bebê fica mais velho, a textura pode ficar mais densa. Para que você possa entender melhor, aqui estão as texturas dos alimentos sólidos infantis que são adaptadas à sua idade:
  • 6 meses de idade

Bebês de 6 meses recebem alimentos sólidos com textura de purê ou mingau espesso. Os bebês são novos no que se refere a alimentos sólidos nos estágios iniciais da alimentação sólida. Durante este período de adaptação, a textura do alimento sólido de 6 meses deve estar na forma de comida amassada até que se torne um mingau espesso ( purê ), que pode ser facilmente engolido. Você pode purificar frutas ou vegetais, como manga ou banana, misturando-os. Além disso, você também pode misturá-lo com leite materno ou fórmula para uma textura mais leve. Dê ao bebê 2-3 colheres de sopa de alimentos sólidos em uma refeição. Isso pode ajudá-lo a se acostumar a comer alimentos sólidos. Aos 6 meses de idade, dê imediatamente comida completa, incluindo proteína vegetal, proteína animal, carboidratos, gordura, mas ainda ajuste a textura.
  • Idade 7 a 8 meses

Na idade de 7 a 8 meses, a textura dos sólidos infantis vai de lisa a ligeiramente mais grossa. você pode dar a ele purê alimentos grossos ou pulverizados ( purê ) Os alimentos complementares dados geralmente consistem em mais de um ingrediente alimentar, por exemplo, uma combinação de abóbora, cenoura e feijão verde. Essa combinação também pode ajudar seu bebê a reconhecer os diferentes sabores. Ao introduzir texturas na comida do bebê, comece com pequenas quantidades. Em seguida, aumente lentamente a textura desses sólidos de 8 meses para meia tigela.
  • 9-12 meses de idade

Na idade de 9 a 12 meses, os bebês podem começar a receber comida com os dedos. Na idade de 9 a 12 meses, a textura da comida sólida do bebê continua a aumentar. Seu filho pode ser apresentado a alimentos picados ( picado ) ou picado grosseiramente ( picado ) Por exemplo, você pode dar ao bebê arroz, carne picada ou queijo cottage. Além disso, você também pode começar a dar petisco algo que seu bebê possa agarrar, como vegetais cozidos em fatias, pequenas fatias de abacate ou tofu do tamanho de um dedo. Dar a textura a este alimento sólido de 9 meses pode ser feito em meia tigela de 250 ml.
  • 12-24 meses de idade

Nessa idade, os bebês geralmente são capazes de se adaptar a uma variedade de texturas alimentares. No entanto, sua capacidade de mastigação não é perfeita, por isso não é de admirar que ainda seja confuso. Mesmo assim, os bebês podem comer alimentos familiares como outros membros da família, como arroz e peixe frito. Você também pode picar ou moer os alimentos conforme necessário. A textura desta comida para bebé pode tornar mais fácil para o seu filho comê-la. A quantidade de alimento sólido administrada deve ser aumentada lentamente para cerca de três quartos de uma tigela pequena de cada vez. Ao melhorar a textura dos alimentos sólidos, certifique-se de fazê-lo de acordo com a idade do bebê. Não deixe que seu filho receba alimentos de textura mais grossa prematuramente, de modo que ele tenha dificuldade em engolir. [[Artigo relacionado]]

E se o bebê recusar a nova textura de comida sólida?

Se seu bebê estiver relutante em comer a nova textura sólida, tente novamente em outra hora. Ainda pode levar algum tempo para se adaptar. Lembre-se de que alguns bebês podem fazer a transição mais rapidamente de um estágio para outro, enquanto outros podem ser mais lentos. No entanto, se o bebê ainda estiver relutante em consumi-lo, você deve consultar um pediatra para detectar o problema que ocorre. Pode ser que o seu filho tenha problemas com a alimentação. Além disso, você deve preparar alimentos complementares saudáveis ​​e nutritivos para bebês. Lembre-se dos seguintes pontos ao configurá-lo:
  • Lave as mãos antes de preparar alimentos sólidos
  • Certifique-se de que o equipamento utilizado é higiênico
  • Guarde a comida que será dada ao seu filho em um local limpo.
Seguir as etapas acima pode ajudar a proteger seu bebê de vários germes que podem causar doenças. Se o bebê já tem 6 meses, consegue sentar-se com firmeza e tem um bom controle de cabeça e pescoço, não hesite em começar com alimentos sólidos. sim ! Para uma discussão mais aprofundada sobre alimentos complementares infantis, pergunte ao médico diretamente no aplicativo de saúde da família SehatQ. Baixe agora em App Store e Google Play .