Sinais de infecção de feridas, como o quê?

Não importa o tipo de ferimento que você tenha, você pode pensar em cobri-lo rapidamente com um curativo ou curativo. Por outro lado, antes de ser coberto com um curativo ou curativo, você deve primeiro limpar o ferimento para que não cause infecção. Então, quais são os sinais de infecção de uma ferida?

Sinais de infecção da ferida a serem observados

Se a ferida for tratada pronta e adequadamente, geralmente leva apenas 2 a 3 dias para um arranhão cicatrizar completamente. No entanto, se a ferida infeccionar, geralmente a intensidade da dor e a vermelhidão podem piorar. Como resultado, o processo de cicatrização da ferida demorará mais. Então, quais são os sinais de infecção de uma ferida? Aqui está uma explicação completa.

1. A dor não vai embora

Quando surge uma ferida na pele, você começa a sentir a dor que vem da pele ferida. No entanto, a dor da ferida aberta durará apenas alguns instantes. No entanto, se as feridas dolorosas não desaparecerem ou até piorarem após algumas horas, não as ignore. É aconselhável procurar atendimento médico imediatamente, pois a dor que não passa é sinal de uma ferida infectada.

2. Aparece vermelhidão na área da pele ferida

Basicamente, é normal que a pele apareça vermelha na área lesada junto com a dor. Porque, pode ser que a cor avermelhada indique que a ferida está começando a cicatrizar. No entanto, se a vermelhidão acompanhada de dor piorar e se espalhar para outras áreas da pele rapidamente, você deve estar alerta e consultar um médico imediatamente. Porque essa condição pode ser um sinal de infecção da ferida. Certifique-se de não tocar ou esfregar a área avermelhada.

3. Descarga de secreção esverdeada com odor desagradável de infecção da ferida

Além da dor que não passa, também é preciso atentar para a cor ou o cheiro que pode sair de uma ferida aberta na pele. Os sinais de uma infecção mais grave da ferida geralmente são secreção dolorida acompanhada pelo aparecimento de uma camada esverdeada e um odor desagradável. Isso significa que o revestimento é pus, o que é um sinal de infecção bacteriana. Se o ferimento na pele for seguido por uma camada amarela, não precisa se preocupar. Porque, a descarga de uma camada branco-amarelada pode ser tecido de granulação. Tecido de granulação é o tecido que se forma durante o processo de cicatrização de feridas.

4. Febre, náuseas, vômitos e sensação de fraqueza

Os sinais de feridas infecciosas não aparecem apenas na área da pele circundante. Em alguns casos, os sinais de infecção também atacam seu corpo, fazendo com que você se sinta mal. Como resultado, seu corpo tentará lutar, o que resulta em sintomas sistêmicos, como febre, náuseas, vômitos e fraqueza. Se sentir estes sintomas algum tempo depois de experimentar uma ferida aberta, é melhor consultar imediatamente um médico para tratamento médico.

Quem é suscetível à infecção da ferida?

O aparecimento de feridas infecciosas tende a ocorrer em grupos de pessoas com as seguintes condições:
  • Quando mordido por um animal
  • Arranhado ou perfurado por objetos não esterilizados
  • A ferida na pele é bastante grande e profunda
  • Ainda há feridas que não cicatrizaram totalmente
  • Pessoas com sobrepeso ou obesas
  • Pessoas idosas
  • Pessoas com diabetes tipo 1 ou tipo 2
  • Pessoas com sistema imunológico enfraquecido, como tomando esteróides, quimioterapia ou tendo HIV

Primeiros socorros como forma de tratar feridas infectadas em casa

Use um curativo se a ferida aberta tiver sido limpa. Você precisa consultar um médico imediatamente se a infecção da ferida for grave e grave acompanhada de febre, náuseas, vômitos, mal-estar, até que a secreção fique colorida e cheire mal. Enquanto isso, se os sinais de infecção que aparecem ainda forem leves ou moderados, como uma área avermelhada no canto da ferida, você mesmo pode fazer os primeiros socorros para tratar feridas infectadas em casa. Como?
  • Primeiro, certifique-se de lavar primeiro as mãos com sabão e água morna.
  • Em seguida, certifique-se de que o equipamento usado para limpar a ferida, como uma pinça, esteja limpo. Você pode esterilizar o equipamento usando álcool.
  • Limpe a área da ferida primeiro com água morna por alguns minutos. Use água com sabão para limpar suavemente a pele ao redor da ferida. No entanto, evite molhar a ferida aberta com água e sabão diretamente.
  • Se houver pequenos detritos, como sujeira, cascalho, vidro quebrado ou outros objetos pontiagudos, use uma pinça ou uma toalha macia levemente umedecida com água para removê-los.
  • Depois de limpar a ferida, aplique uma pomada antibiótica ou vaselina suficientemente.
  • Espere que o medicamento tópico seque completamente e cubra a ferida com gaze ou um curativo. Certifique-se de trocar o curativo ou gaze pelo menos uma vez por dia ou quando a faixa ou gaze ficar suja ou molhada.
Se a infecção da ferida não melhorar após 1-2 dias de tratamento em casa, você deve consultar um médico imediatamente. Se você não puder limpar a ferida infectada sozinho em casa, é uma boa ideia consultar um médico. Seu médico pode prescrever antibióticos, como amoxicilina-clavulanato, cefalexina, doxiciclina, trimetoprima-sulfametoxazol, dicloxacilina ou clindamicina. Além disso, o médico aplicará um medicamento tópico para reduzir a dor, limpará a ferida infectada e cobrirá com um curativo ou gaze apropriada.

O que acontece se a infecção da ferida não for tratada de forma adequada e correta?

Se você não tratar uma ferida infectada de maneira adequada e correta, essa condição pode se espalhar para outras áreas do corpo, aumentando o risco de complicações graves, como:

1. Celulite

Um dos riscos de complicações que podem surgir se a infecção da ferida não for tratada adequadamente é a celulite. A celulite é uma infecção das camadas e tecidos mais profundos da pele causada por bactérias Estafilococo. Esta infecção pode fazer com que a área da pele ferida fique inchada, vermelha, dolorida e com secreção com coloração e mau cheiro. Normalmente, esse tipo de infecção ocorre na área dos pés. Além disso, você terá febre, calafrios, náuseas e vômitos.

2. Osteomielite

O risco de complicações que podem surgir a seguir se a infecção da ferida não for tratada adequadamente é a osteomielite. A osteomielite é uma infecção bacteriana que ataca os ossos. Os sintomas da osteomielite são dor, vermelhidão e inchaço da pele infectada. Além disso, febre e fraqueza também acompanham os sintomas em pessoas com osteomielite.

3. Sepse

A sepse pode se desenvolver como um risco de complicações que surgem se a celulite não for tratada adequadamente. A sepse é uma reação imunológica extrema que às vezes pode ocorrer quando uma infecção atinge a corrente sanguínea. Esta condição pode fazer com que os órgãos do corpo não funcionem adequadamente, podendo ser fatal. [[artigo relacionado]] Antes de cobrir com um curativo ou curativo, você deve limpar a ferida primeiro para que não cause infecção. No entanto, se você suspeitar de uma ferida na pele com infecção porque é acompanhada de dor, vermelhidão ou secreção fedorenta e fedorenta, consulte imediatamente um médico para obter o tratamento adequado para uma ferida infectada.