6 benefícios do agachamento para o corpo, da postura à força do músculo central

O agachamento é um dos exercícios mais populares. O treinamento de força é realmente difícil e fácil, mas sentirá os benefícios se for feito de maneira correta e correta. Os benefícios do agachamento também variam, desde a manutenção da postura, o fortalecimento dos músculos centrais e até a queima de calorias.

Benefícios do agachamento para fortalecer os músculos

Como um dos exercícios populares, existem vários benefícios do agachamento que devemos saber:

1. Fortalece os músculos centrais

Os músculos centrais, que são formados pelos músculos abdominais, dorsais e pélvicos, são vitais em suas funções porque facilitam os movimentos. Músculos centrais fortes também melhoram o equilíbrio, reduzem a dor na região lombar e facilitam a manutenção da postura. Um estudo comparando as pranchas com o agachamento nas costas descobriu que o agachamento nas costas resultou em uma maior ativação dos músculos que sustentam as costas.

2. Queime calorias

A queima de calorias tem sido associada a exercícios aeróbicos, como corrida e ciclismo. No entanto, fazer exercícios de alta intensidade, como agachamentos, também pode ajudar a queimar calorias. De acordo com pesquisa realizada pela Harvard Medical School, exercícios de musculação, como agachamento, podem queimar calorias de até 223, em pessoas com peso de 155 libras (cerca de 70,3 kg) realizados por 30 minutos.

3. Fortalece os músculos da parte inferior do corpo

Os músculos da parte inferior do corpo certamente se beneficiarão com o agachamento. Este exercício pode fortalecer os músculos da parte inferior do corpo e ajudá-los a se tornarem mais definidos. As atividades que dependem desses músculos, como caminhar, são mais fáceis de fazer.

4. Melhorar a capacidade atlética e força

O agachamento também melhora o desempenho atlético, tornando-o especialmente benéfico para os atletas. Em um estudo publicado em Jornal de Ciência e Medicina do Esporte, os agachamentos com salto melhoram as habilidades de exercícios, como força explosiva e desempenho durante sprints.

5. Reduz o risco de lesões

Fazer agachamentos é benéfico para a parte inferior do corpo. Dessa forma, também devemos ser capazes de fazer movimento, equilíbrio, postura e mobilidade corretamente. O agachamento também fortalece outros membros, como ossos, ligamentos e tendões. De acordo com o Conselho Americano de Exercícios, o fortalecimento desses membros ajuda a diminuir o risco de lesões.

6. Aumente a motivação do exercício

O exercício será mais benéfico se for feito regularmente. Como fazemos exercícios regulares? Sim, um deles é procurar movimentos esportivos que tenham variações, como o agachamento por exemplo. Dessa forma, o exercício torna-se divertido e não enfadonho. Assim, você não tem mais medo de fazer do exercício um hábito. Os benefícios deste agachamento não devem ser subestimados, porque tem um bom impacto na sua motivação para o exercício!

Como fazer agachamentos básicos

Existem muitas variações de agachamento que podem ser feitas. Mas antes disso, é uma boa ideia entender como fazer um agachamento básico primeiro:
  • Comece com os pés ligeiramente mais largos do que a largura do quadril.
  • Mantenha o peito reto, envolva o abdômen e leve o peso para os calcanhares enquanto empurra os quadris para a posição sentada (movimento para baixo).
  • Abaixe os quadris até que fiquem paralelos às coxas ou quase paralelos ao chão.
  • Sinta a sensação como se estivesse agachando (agachamento) nos músculos das coxas e nádegas.
  • Faça uma pausa em uma posição ajoelhada, mas certifique-se de que seus joelhos não ultrapassem os dedos dos pés.
  • Expire e empurre de volta para a posição vertical.
Se você nunca fez agachamento, certifique-se de ter um amigo que possa ensiná-lo e ver se seu agachamento está certo ou não.

Dicas para fazer agachamentos com segurança

Os exercícios de agachamento são seguros se os movimentos que fazemos são corretos e apropriados. Existem várias dicas a serem consideradas ao fazer agachamentos, a saber:

1. Abaixe-se o máximo que puder

Se você começar a sentir desconforto nos quadris ou joelhos, use isso como ponto final ao se abaixar e se agachar.

2. Certifique-se de que suas pernas e base são fortes ao fazer agachamentos

A maioria dos agachamentos exige que você comece com os pés um pouco mais largos que os ombros. Se a postura que aplicamos for um pouco estreita, o equilíbrio da base ou das pernas será reduzido e pode colocar pressão excessiva no joelho.

3. Focalize seus olhos para frente

Sempre foque seus olhos para frente ao fazer o agachamento, mesmo que tenhamos tendência a olhar para baixo. Como dica, escolha um ponto inicial e foque nele. Esse ponto pode nos ajudar a manter o pescoço em uma posição neutra.

4. Certifique-se de que sua postura permanece ereta

Este erro ocorre frequentemente ao fazer agachamentos. Concentre-se em manter a coluna reta e em uma posição neutra, e certifique-se de que sua cabeça esteja voltada para a frente, não para cima ou para baixo.

5. Escolha uma carga que pode ser levantada

Será ótimo obter os benefícios do agachamento se você os fizer corretamente. Se a técnica estiver correta, podemos levantar pesos que realmente podemos levantar. Levantar pesos muito pesados ​​pode forçar suas costas, quadris e joelhos, o que pode causar lesões.

6. Ative os músculos centrais

Deixe os músculos centrais permanecerem ativos durante todo o movimento ao fazer o agachamento, para que os benefícios deste exercício possam ser obtidos de forma otimizada e máxima. Para ficar mais seguro ao fazer o agachamento, você pode pedir ajuda a amigos e familiares, para que a técnica de agachamento que é realizada acerte o alvo e as lesões possam ser evitadas. [[Artigo relacionado]]

Notas de SehatQ

Existem muitos benefícios do agachamento que podemos fazer se o fizermos regularmente, desde a postura até a força do músculo central. O agachamento pode ser feito em qualquer lugar sem ter que sair de casa. Com os benefícios do agachamento acima, você pode aplicar este exercício em sua rotina de atividade física.