Depois que uma criança é imunizada, os médicos às vezes alertam que podem ocorrer vários efeitos colaterais leves. Um deles é uma ex-imunização inchada. Apesar de ter sido informado pelo médico, não são poucos os pais que ainda estão preocupados com este inchaço. Além do inchaço, você também pode encontrar uma cor avermelhada ao redor do local da injeção de imunização. Em vez de entrar em pânico com coisas que são realmente inofensivas, você entende melhor se a condição que ocorre nesta criança pode ser considerada normal ou não.
O inchaço das marcas de imunização é algo com que se preocupar?
O inchaço das marcas de imunização é uma forma normal de efeito colateral experimentado por muitas pessoas. Esse inchaço é a reação do corpo ao processo de administração da vacina e é um sinal de que o corpo está começando a formar imunidade à doença. Poucas horas após a imunização, a pele ao redor do local da injeção fica vermelha, inchada e dolorida. No entanto, essa condição vai diminuir por si mesma nos próximos 2-3 dias. O inchaço das imunizações anteriores está incluído nos Eventos Adversos Pós-Imunização (AEFI). Mesmo assim, nem sempre essa condição ocorre em todas as administrações de vacinas. As crianças podem sentir isso após as seguintes imunizações:A vacina contra sarampo, caxumba e rubéola (MMR)
Vacina contra difteria, coqueluche e tétano (DPT)
Vacina contra varicela
Vacina da gripe
Como lidar com marcas de imunização inchadas
Para que o inchaço no local da injeção de imunização diminua, existem várias maneiras de lidar com as marcas de imunização inchadas para que a criança possa se recuperar rapidamente:Use uma compressa fria
Dê medicação para dor
Dê mais fluidos
Desvia a atenção da criança
Esfregando o corpo do pequenino