7 causas das cãibras musculares e como superá-las

A causa das cãibras musculares nem sempre está relacionada às lesões esportivas. Essa condição pode ser experimentada por qualquer pessoa, mesmo que ela não esteja fazendo atividade física ativamente. Porque, falta de minerais, falta de bebida, o estresse pode fazer com que os músculos fiquem tensos e doloridos. Cãibras musculares podem ocorrer em muitas áreas do corpo, mas geralmente ocorrem nas coxas, panturrilhas, mãos, braços, abdômen, costelas e arcos dos pés. Embora os médicos nem sempre tenham certeza do que causa as cãibras musculares, existem alguns gatilhos e causas comuns que podem causar cãibras.

Causas das cãibras musculares que você precisa saber

Aqui estão algumas causas de cãibras musculares que você precisa saber: A falta de ingestão de líquidos pode ser uma causa de desidratação

1. Falta de ingestão de fluidos corporais

Se você tiver cólicas sem motivo aparente, verifique se você está bebendo o suficiente. O motivo é que a falta de água no corpo pode causar espasmos e contrações musculares. O que você precisa entender é que essa falta de água também afeta a perda de eletrólitos e minerais. Porque quando você transpira e gasta muitos fluidos corporais, a água e os eletrólitos do corpo encolhem. Portanto, tente aumentar a ingestão de água se você se sentir freqüentemente com cãibras.

2. Baixo eletrólito

Seus músculos podem funcionar e trabalhar com a ingestão de minerais, como potássio e magnésio. Se você não ingerir minerais, os músculos do corpo darão uma mensagem mostrando cãibras e espasmos. Podem ocorrer deficiências de minerais ou eletrólitos após suar ou praticar exercícios. Além disso, uma condição corporal inadequada devido a diarreia ou vômito também pode causar baixos níveis de eletrólitos no corpo.

3. Nível de estresse

Quando você está sob muito estresse, seja no trabalho, na faculdade ou em casa, você sentirá o impacto no seu condicionamento físico imediatamente. Não é de surpreender que muitas vezes surjam dores de cabeça e insônia em alguém estressado. Além disso, o estresse e a pressão também podem desencadear tensão e dor nos músculos do corpo. Para isso, tente fazer técnicas de relaxamento como massagem e meditação.

4. Muita cafeína

Consumir muita cafeína também pode causar cãibras nos músculos do corpo. O motivo é que o excesso de cafeína pode desencadear contrações e tensão nos músculos. Sintomas que aparecem mais nos músculos que vibram ou se contraem. Além da cafeína, a ingestão de estimulantes como as anfetaminas também causa os mesmos sintomas e efeitos. A falta de sono pode causar cãibras musculares

5. Falta de sono e fadiga

Se você estiver fazendo várias atividades extenuantes, não se preocupe se sentir contrações musculares ou cãibras. Isso acontece como uma das formas do corpo sinalizar que você precisa de descanso. Portanto, certifique-se de descansar um pouco, especialmente dando tempo para alguns músculos relaxarem.

6. Tome remédio

Se você tem hipertensão ou doença cardíaca, receberá medicamentos com alto teor de água ou também conhecidos como diuréticos. Esses medicamentos farão você urinar mais. Isso é o que causa uma diminuição na quantidade de potássio no corpo, que pode causar espasmos musculares. Outros medicamentos, como alguns antidepressivos, também têm efeitos colaterais, como espasmos e contrações musculares, e alguns medicamentos para epilepsia e psicose também podem causar contração das pálpebras.

7. Falta de ingestão de sangue

O estreitamento dos vasos sanguíneos que transportam sangue para a área das pernas pode causar cãibras durante o exercício. Essa condição é conhecida como aterosclerose. As cólicas diminuirão assim que você parar de se exercitar. Essas são algumas das causas das cãibras musculares que ocorrem todos os dias. Certifique-se de manter sempre a ingestão de fluidos corporais, minerais, vitaminas e definir um cronograma ideal de atividades e descanso para evitar a ocorrência de cãibras musculares. [[Artigo relacionado]]

Coisas que aumentam o risco de cãibras musculares

O risco de uma pessoa ter cãibras musculares pode aumentar devido ao seguinte:

  • velhice

Com a idade, a massa muscular continuará diminuindo. Isso faz com que os músculos saudáveis ​​tenham que trabalhar mais duro para sustentar o corpo. Assim, o risco de cãibras aumentará.
  • Gravidez

Devido às muitas mudanças que ocorrem no corpo, incluindo ganho de peso significativo, as mulheres grávidas correm maior risco de cãibras musculares.
  • Ter histórico de certas doenças

Algumas doenças que podem aumentar o risco de uma pessoa ter cãibras musculares incluem diabetes, distúrbios neurológicos e doenças da tireoide.

Como superar e prevenir cãibras musculares

Quando você sentir cãibras musculares, o que você pode fazer em casa para prevenir ou aliviar o agravamento das cãibras são as seguintes maneiras:
  • Aplicar uma compressa quente ou gelo na área muscular com cãibra
  • Interromper atividades que causam cãibras
  • Tomar analgésicos para reduzir a dor das cólicas
  • Aquecimento antes das atividades
  • Evite o consumo de cafeína
  • Beba muita água antes e durante o exercício
  • Pratique exercícios regularmente para evitar cãibras nas pernas à noite
  • Alongue os músculos antes e depois do exercício
Ligue para o seu médico imediatamente se sentir cãibras musculares graves e que interferem nas suas atividades diárias. Reconhecer as causas das cãibras musculares para ficar atento