Assertividade é algo que pode ser aprendido, quer provar?

Assertividade é uma forma importante de habilidade de comunicação. Ter assertividade significa ser capaz de expressar opiniões de forma eficaz e manter uma perspectiva pessoal, respeitando os direitos e as diferentes crenças dos outros. Ser alguém que se comporta de forma assertiva pode aumentar sua autoconfiança, de modo que você também seja respeitado por aqueles ao seu redor. Isso é importante no gerenciamento do estresse, especialmente ao lidar com negociações difíceis. Existem indivíduos que possuem essa característica assertiva como um traço natural. Mas se você não for um deles, a capacidade de ser assertivo pode ser aprendida.

Assertividade é um ponto importante para dominar a comunicação

A comunicação assertiva é uma forma de falar que se caracteriza pela firmeza, mas ainda assim respeita a outra pessoa. Além de eficaz, esse estilo de comunicação também é diplomático. A assertividade mostra que a pessoa é capaz de defender um argumento, expressando pensamentos e sentimentos. Uma pessoa assertiva também demonstra preocupação com os direitos dos outros e tem capacidade de resolver conflitos, sem se tornar agressiva. Assim, a mensagem veiculada pode ser recebida de forma clara, sem provocar resposta negativa do interlocutor.

A assertividade pode ser treinada por meio dessas etapas

Como assertividade é algo que pode ser aplicado como habilidade de comunicação, basicamente, essa habilidade pode ser aprendida. Aqui estão 10 etapas que você pode aprender a ser mais assertivo e sensível em sua comunicação.

1. Tome uma decisão a seu favor

Ao tomar uma decisão, leve em consideração o impacto em sua posição atual e, claro, não interfira nos direitos dos outros

2. Respeite os outros

Lembre-se de respeitar as outras pessoas ao expressar seus pensamentos, desejos ou opiniões.

3. Escuta ativa

Tente entender o ponto de vista da outra pessoa e não interrompa a explicação dela.

4. Ouse expressar diferenças de opinião

A sua opinião pode ser diferente da opinião de outras pessoas. Isso é normal, mas nem sempre significa que você está certo e outra pessoa errada. [[Artigo relacionado]]

5. Seja honesto

Fale honestamente, sem acusar ou fazer a outra pessoa se sentir culpada

6. Mantenha a calma

Prenda a respiração, olhe nos olhos da outra pessoa, mantenha a expressão relaxada e fale em um tom de voz normal.

7. Posicione a outra pessoa como um amigo

Tente ver a outra pessoa como um amigo, não como um inimigo. Isso não significa que você deva concordar com a opinião dele. Você ainda pode expressar suas diferenças de opinião a pessoas que têm outros pontos de vista, sem ódio.

8. Pratique com as pessoas mais próximas de você

Comunique-se de forma assertiva com amigos ou pessoas mais próximas. Também preste atenção à linguagem corporal e à escolha das palavras.

9. Use pronomes de primeira pessoa

Diga declarações que contenham a frase "Eu acho" ou "Eu acho". Evite frases agressivas com “Você sempre” ou “Você nunca”.

10. Seja paciente

Treinar-se para ser assertivo certamente leva tempo. Mas com paciência e prática, você pode ser assertivo em sua comunicação. [[Artigo relacionado]]

Essas coisas podem impedir você de ser assertivo

Aprender os truques de ser assertivo é uma obrigação. No entanto, isso traz desafios. Existem vários tabus ao estudá-lo, que são os seguintes:

1. Sempre concorde com a opinião dos outros:

Alguém que tem um caráter passivo, tende a parecer relutante ou tímido em expressar opiniões. Indivíduos com essa atitude geralmente ficam longe de conflitos e optam por sempre concordar com as decisões e opiniões dos outros. Mesmo que pudesse ser uma decisão que seria prejudicial para ele. Por exemplo, concordar com tarefas adicionais que realmente ocupem tempo com a família. Esse comportamento passivo também pode desencadear problemas de saúde física e mental, incluindo:
  • Estresse
  • Ódio
  • Raiva
  • A sensação de ser uma vítima
  • O desejo de vingança
Algumas pessoas com transtorno de ansiedade social costumam ter dificuldade em ser assertivas. Expressar seus sentimentos na frente de outras pessoas pode ser difícil, então você tende a mantê-los em segredo. Na verdade, esse comportamento só vai dificultar as coisas para você no futuro.

2. Atitude agressiva

Essa atitude agressiva pode ser prejudicial a você e ao meio ambiente. O comportamento agressivo pode ser na forma de palavras ásperas, xingamentos e até mesmo violência física e destruição de objetos. Isso é uma violação dos limites sociais, pode ferir o físico e os sentimentos de outras pessoas.

Indivíduos com um caráter agressivo geralmente:

  • Inquieto e irritado
  • Agindo sem pensar (impulsividade)
  • Dificuldade em controlar o comportamento
  • É difícil perceber que seu comportamento é inaceitável para os outros
Uma pessoa também pode realizar ações agressivas intencionalmente com o propósito de vingança ou para provocar outras pessoas. No entanto, mesmo essa ação agressiva também pode ser direcionada a si mesmo, como uma forma de raiva.

3. “Duas faces”

Alguém que se comunica e se comporta de forma passiva-agressiva tende a dizer "sim" quando na verdade quer dizer "não". Essas pessoas passivo-agressivas geralmente reclamam e fazem comentários sarcásticos nas costas dos outros, em vez de resolver os problemas de frente. O estilo passivo-agressivo de comunicação se desenvolve porque a pessoa se sente relutante em falar francamente sobre seus sentimentos e necessidades. É claro que isso tem um impacto negativo. Com o tempo, esse comportamento tem o potencial de prejudicar relacionamentos e cortar o respeito mútuo.

Notas de SehatQ

Praticar para conseguir ter uma atitude assertiva na comunicação não apresentará resultados imediatos. No entanto, o termo "pode ​​ser porque é normal" pode ser usado como um guia neste caso. Se você está acostumado a seguir as dicas acima, pode adquirir habilidades de comunicação assertivas.