Das axilas ao púbico, qual é a função dos pelos na pele?

Ao entrar na fase de puberdade, os pêlos começam a crescer em algumas partes do corpo, como axilas e púbis. Para as meninas, esse cabelo pode aparecer na idade de 10-12 anos, enquanto nos meninos na idade de 11-14 anos. A função do cabelo na pele não é apenas um marcador se alguém entrou na puberdade ou não, mas também protege contra bactérias para reduzir o atrito. A decisão de fazer a barba ou deixar o pêlo crescer depende das preferências individuais. Apenas certifique-se de barbear ou de manter seu cabelo higiênico para que não fique sujeito a infecções.

A função do cabelo na pele

Na verdade, os humanos têm cerca de 5 milhões de folículos capilares, órgãos minúsculos na superfície da pele onde o cabelo cresce. Por menor que seja, cada fio de cabelo quer esteja nas mãos, nas axilas e também no púbico tem uma função própria, a saber:
  • Regular a temperatura corporal

Você já sentiu seu cabelo se arrepiar ou arrepiar quando está frio? É a maneira que o folículo capilar captura o calor pelo corpo. Ou seja, os pelos da pele regulam um papel muito importante no controle da temperatura do corpo humano. Por outro lado, os pêlos da pele também ajudam a pessoa a se sentir fresca enquanto está em movimento. Mesmo desde os tempos antigos, os pelos na superfície da pele ajudam a resfriar o corpo ao caminhar ou correr longas distâncias.
  • Função sensorial

Pode-se sentir que há formigas rastejando nas mãos também faz parte da função do cabelo nas mãos. Esses folículos capilares podem sentir quando há mudanças no ambiente. A raiz do cabelo percebe uma "interrupção" e então envia informações para o sistema nervoso central responder. Com a presença de pelos na superfície da pele, a pessoa pode sentir a temperatura de um objeto, dor e toque. A partir daqui, pode-se dar a resposta certa.

Função dos pelos das axilas

Os pelos das axilas nem sempre são ruins. Interessante também discute a função dos pelos em outras peles, ou seja, os pelos das axilas. Ao entrar na puberdade, os pelos das axilas tornam-se mais espessos e de cor mais escura. Embora às vezes seja perturbador para algumas pessoas, a função dos pelos das axilas é muito importante, a saber:
  • Faça alguém atraente

Os pelos das axilas liberam um perfume que contém feromônios, substâncias químicas naturais que desempenham um papel importante em fazer uma pessoa parecer sexualmente atraente. Se os pelos das axilas forem deixados com a barba por fazer, a umidade permanecerá. Essa condição faz com que os níveis de feromônio de uma pessoa se tornem mais fortes. No entanto, a limpeza ainda deve ser mantida para que os germes não se acumulem e causem odores desagradáveis.
  • Reduza o atrito

A presença de pelos nas axilas evita o atrito direto da pele com a pele durante atividades como corrida ou caminhada. Isso é importante para prevenir irritações. [[Artigo relacionado]]

Função dos pelos pubianos

Evite raspar os pelos púbicos completamente Claro que há uma razão para alguém ter pelos púbicos. Independentemente do hábito de raspar os pelos pubianos ou deixá-los crescer, os pelos ao redor dos órgãos genitais têm uma função igualmente importante, a saber:
  • Reduza o atrito

A área da pele ao redor dos órgãos genitais é muito sensível. A presença de pelos pubianos torna-se um protetor para que não haja atrito excessivo durante a atividade sexual ou outras atividades. Na verdade, muitos se referem aos pelos púbicos como lubrificante seco porque é mais fácil esfregar o cabelo contra o cabelo do que pele contra pele.
  • Protege contra bactérias

Assim como os cílios e os pêlos do nariz, os pelos pubianos também protegem contra sujeira e microorganismos nocivos. Não só isso, os folículos pilosos púbicos também produzem sebo, um tipo de óleo que impede a multiplicação das bactérias. Os pelos púbicos também podem proteger uma pessoa de certas infecções, que vão desde infecções do trato urinário, infecções por fungos, infecções sexualmente transmissíveis, vaginite e outras. Dada a importância da função do cabelo na pele, não há nada de errado em deixá-lo crescer. A localização, espessura, cor e condição desse cabelo ou pelo podem variar de pessoa para pessoa. Às vezes, se a variação for muito extrema, isso indica um problema hormonal. O hormônio sexual que regula o crescimento do cabelo ou do pelo de uma pessoa é a testosterona. Às vezes, os pêlos púbicos que crescem muito pouco podem indicar que a produção de testosterona está muito baixa. [[Artigo relacionado]]

Notas de SehatQ

Se a função do cabelo na pele de uma pessoa funciona perfeitamente, é dever de cada indivíduo mantê-lo limpo. Quer decidam fazer a barba ou deixá-lo, a limpeza do cabelo ou da área do cabelo na superfície da pele continua a ser o mais importante.