A teratozoospermia é um dos problemas de esperma que os homens precisam estar cientes. Essa condição afeta a qualidade do esperma, de modo que pode ter um impacto negativo na fertilidade masculina. Embora não seja totalmente impossível, as pessoas com teratozoospermia têm menos probabilidade de ter filhos naturais. Para saber mais sobre a teratozoospermia, vejamos a seguinte explicação.
O que é teratozoospermia?
Teratospermia ou teratozoospermia é um distúrbio do esperma que causa tamanho e formato anormais dos espermatozoides (morfologia). Os espermatozoides pertencentes a quem sofre de teratozoospermia podem ter defeitos na cabeça, no meio ou na cauda do esperma. Essa condição dificulta a fertilização do esperma, porque eles são incapazes de atravessar o trato genital feminino para chegar ao óvulo. Defeitos na cauda podem dificultar a motilidade (movimento) dos espermatozoides, enquanto uma cabeça anormal do esperma pode dificultar a penetração no óvulo. Basicamente, todo mundo tem a possibilidade de produzir espermatozoides com deformidades. No entanto, em pacientes com teratozoospermia, o número de espermatozoides com anormalidades morfológicas pode chegar a 96 por cento.Causas de teratozoospermia
Até agora, a causa da teratozoospermia ainda não está clara e é difícil de determinar. No entanto, existem vários fatores que são considerados causas comuns desta condição. Alguns dos fatores que causam teratozoospermia são:- Genética
- Estresse
- Doenças crônicas e infecções
- Fumaça
- Abuso de drogas ou álcool
- Dieta desequilibrada
- Obesidade
- Diabetes
- Desnutrição
- Tratamento de câncer
- Idade ou envelhecimento
- Infecção de sêmen
- Varicocele
- Trauma testicular.
Sintomas de teratozoospermia
O principal sintoma da teratozoospermia é a morfologia anormal dos espermatozoides. Os espermatozoides normais devem ter uma cabeça ovalada e uma 'capa' transparente que cobre a cabeça. Além disso, o meio também parece normal e tem uma cauda. Enquanto isso, os espermatozoides com formato anormal podem ter uma cabeça redonda e uma cauda ou duas cabeças. A morfologia do esperma pode ser vista realizando uma análise de sêmen ou teste de seminograma. Além das diferentes formas, essa condição também pode ser caracterizada por febre ou infecção, pois uma das causas da teratozoospermia é a presença de determinados distúrbios de saúde. Como os sintomas são difíceis de observar diretamente, às vezes a teratozoospermia só é conhecida pelos portadores durante a realização de exames relacionados a problemas de fertilidade.Como tratar a teratozoospermia
Então, a teratozoospermia pode ser curada? Isso depende completamente das respectivas causas de teratozoospermia. Existem casos de teratozoospermia incurável. Por outro lado, também existem alguns casos que têm maior chance de serem curados com determinadas medidas de tratamento. Aqui estão várias maneiras de tratar a teratozoospermia com base na causa.- A teratozoospermia causada por infecção viral, febre alta ou estresse agudo ainda tem a possibilidade de ser curada se a causa puder ser tratada. Os espermatozoides podem voltar a se desenvolver totalmente normalmente dentro de 90 dias de sua recuperação da causa da teratozoospermia.
- A teratozoospermia leve a moderada causada por um estilo de vida ruim, como uma dieta desequilibrada, tabagismo e abuso de álcool e drogas, pode ser curável se tratada imediatamente. Mudanças no estilo de vida também precisam ser implementadas para melhorar a qualidade do esperma.
- Certas condições médicas, como varicoceles que causam espermatozoides anormais, podem ser tratadas com cirurgia. Esta condição deve ser tratada imediatamente para que a qualidade do esperma volte ao normal.
- A teratozoospermia é herdada geneticamente (hereditária) é uma condição grave que não pode ser curada. Além disso, a teratozoospermia que ocorre como resultado da quimioterapia ou radioterapia também é geralmente difícil de curar. Portanto, congelar esperma antes de se submeter ao tratamento do câncer pode ser uma consideração para homens que desejam ter filhos.
- O beta-caroteno, encontrado em vegetais e frutas alaranjadas e amarelas, como a cenoura.
- Luteína, que é encontrada na alface, espinafre e outros vegetais verdes.
- O licopeno, encontrado em vegetais e frutas vermelhas, como o tomate.