STEMI é um ataque cardíaco perigoso

Quando alguém tem um problema cardíaco que requer atenção médica de emergência, as pessoas costumam chamá-lo de ataque cardíaco. Na verdade, existem vários tipos de ataques cardíacos. STEMI é um dos tipos mais comuns de ataque cardíaco. Vários tipos de ataques cardíacos apresentam sintomas semelhantes entre si, com a sensação característica de dor no peito esquerdo. Condições de hipertensão, diabetes e hábitos de fumar podem desencadear um ataque cardíaco.

STEMI é um ataque cardíaco perigoso

STEMI significa infarto do miocárdio com elevação do segmento ST. A palavra "enfarte do miocárdio" no STEMI significa "morte das células do músculo cardíaco". Enquanto o "segmento ST" é um padrão que aparece em um eletrocardiograma, um dispositivo que registra os batimentos cardíacos de uma pessoa. STEMI é um ataque cardíaco grave e inclui casos graves que requerem atenção médica imediata. Quando ocorre STEMI, as artérias coronárias são completamente bloqueadas e o músculo cardíaco é privado de suprimento de sangue. O coração precisa de seu próprio suprimento de oxigênio e nutrientes, assim como os músculos do corpo. O coração tem três artérias coronárias com ramos diferentes e tem a função de fornecer sangue rico em oxigênio ao músculo cardíaco. Quando uma dessas artérias ou ramos fica bloqueada repentinamente, uma parte do coração fica privada de oxigênio, levando a uma condição conhecida como isquemia cardíaca. Se a isquemia cardíaca persistir por muito tempo, o tecido cardíaco faminto irá desencadear um batimento cardíaco. Esta condição é um ataque cardíaco, também conhecido como enfarte do miocárdio ou morte do músculo cardíaco.

Sintomas de STEMI

Os sinais e sintomas de STEMI incluem:
  • A dor no peito está apertada
  • Dor em um braço, costas, pescoço ou mandíbula
  • Dificuldade para respirar
  • Preocupado
  • Enjoativo
  • Suor frio
Pessoas que apresentam sintomas de STEMI devem procurar ajuda imediatamente, mesmo que os sintomas não sejam muito significativos. Não demore a prestar ajuda, pois pode causar danos cardíacos à morte.

Complicações do STEMI

STEMI pode levar a complicações de problemas de saúde mais graves e atacar outros órgãos do corpo. A seguir estão os tipos de complicações causadas pelo STEMI.

1. Insuficiência cardíaca

Nas fases aguda e subaguda após IAMCSST, as complicações freqüentemente ocorrem na forma de disfunção miocárdica. As complicações agudas que podem ocorrer são a falha da bomba com remodelação patológica acompanhada por sinais e sintomas clínicos de insuficiência cardíaca e podem terminar em insuficiência cardíaca crônica.

2. Hipotensão

A hipotensão devido a complicações do IAMCSST é caracterizada por pressão arterial sistólica que cai e permanece abaixo de 90 mmHg. Essa condição pode ser causada por insuficiência cardíaca, mas também pode ser causada por hipovolemia, distúrbios do ritmo ou complicações mecânicas.

3. Congestão pulmonar

A congestão pulmonar por complicações do IAMCSST é caracterizada por crepitações pulmonares nos segmentos basais, diminuição da saturação arterial de oxigênio, congestão pulmonar na radiografia de tórax e melhora clínica na terapia diurética e vasodilatadora. [[Artigo relacionado]]

Não atrase ajuda médica

Qualquer tipo de ataque cardíaco requer atenção médica o mais rápido possível, mesmo que os sintomas não se pareçam realmente com problemas cardíacos. Embora STEMI seja o ataque cardíaco mais perigoso, NSTEMI e CAS também requerem o mesmo tratamento. O primeiro tratamento que será administrado a pessoas que tenham um ataque cardíaco inclui:
  • Aspirina para prevenir coágulos sanguíneos
  • Nitroglicerina para aliviar a dor no peito e melhorar o fluxo sanguíneo
  • Terapia de oxigênio
Depois de passar em um exame mais aprofundado e de ter confirmado um ataque cardíaco, será dada uma receita para um tratamento mais específico ou outro tratamento, como cirurgia, se necessário. Alguns medicamentos prescritos mais específicos para pessoas com ataques cardíacos são:
  • Destruidores de coágulos para romper bloqueios nas artérias
  • Medicamentos reguladores da pressão arterial para reduzir o funcionamento do coração e controlar a pressão arterial
  • Anticoagulantes para prevenir bloqueios
  • Estatinas para reduzir o colesterol ruim (LDL)
Obviamente, o médico fornecerá o tratamento levando em consideração o histórico médico e o estilo de vida da pessoa. Se durante todo esse tempo seus hábitos forem comer descuidadamente, fumar ativamente ou não se mover o suficiente, isso também está incluído na consideração do médico.

Tipos de ataque cardíaco

Um ataque cardíaco é uma forma de síndrome coronariana aguda, Esta é uma condição em que as artérias que transportam sangue, nutrientes e oxigênio ficam bloqueadas. Como resultado, o coração não ingere sangue suficiente e ocorre um ataque cardíaco. Os tipos de ataques cardíacos são:

1. NSTEMI

Em contraste com o STEMI, os ataques de IAMSSST significam apenas bloqueio parcial das artérias coronárias. É por isso que, quando registrado no eletrocardiograma, não há alteração significativa no segmento ST. Porém, através da angiografia coronariana, pode-se verificar o quão grande e qual parte do vaso sanguíneo está bloqueada. Embora NSTEMI não apresente o mesmo risco de danos ao coração que STEMI, ainda é uma doença séria. O médico também fará exames de sangue para verificar se há níveis elevados de troponina, uma molécula de proteína que é liberada na corrente sanguínea quando o músculo cardíaco é danificado.

3. Espasmo da artéria coronária

Também chamado de “ataque cardíaco silencioso”, o espasmo da artéria coronária costuma ser comparado a um vento fraco. Os pacientes sofrem bloqueio dos vasos sanguíneos devido ao excesso de depósitos de gordura, de modo que o fluxo sanguíneo para o músculo cardíaco pode ser bloqueado. Normalmente, as pessoas sentem os sintomas da CAS, como dores musculares ou desconforto digestivo, e não acham que o que está acontecendo é um sintoma de um ataque cardíaco. Isso acontece porque uma das artérias do coração fica mais apertada, de modo que o fluxo sanguíneo é drasticamente reduzido. Somente um exame médico com um médico pode mostrar se uma pessoa tem CAS ou não. Além disso, a condição angina instável na CAS pode não necessariamente diminuir apenas por descansar ou tomar medicação regular. Se o fluxo sanguíneo para o coração não for regular, pode haver falta de oxigênio e morte. [[Artigo relacionado]]

Notas de SehatQ

A medicação por si só certamente não é suficiente para superar ataques cardíacos e problemas que têm o potencial de atacar o coração. É preciso mudanças no estilo de vida no sentido de uma direção mais saudável para realmente cuidar da saúde do coração.