Lábios sangrando, reconheça as 6 causas para saber como se livrar deles

Os lábios são a parte mais fina e macia do corpo. É por isso que muitas pessoas têm lábios sangrando facilmente. Como se livrar de feridas nos lábios deve estar de acordo com a causa, não pode ser arbitrário. A boa notícia é que a maioria dos lábios sangrando não é indicação de um problema sério. Identifique a causa para saber como lidar com ela de forma eficaz.

Causas de sangramento nos lábios

Os lábios tendem a ficar secos, rachados e sangrar porque não há proteção como as outras partes da pele. Além disso, os lábios também não podem produzir substâncias que podem hidratar a superfície. Às vezes, os problemas com os lábios ocorrem gradualmente. É por isso que é difícil determinar a causa exata de lábios rachados ou sangrando. Alguns dos fatores que podem desencadear sangramento nos lábios incluem:

1. Lábios rachados

Use protetor labial para prevenir lábios rachados. Lábios rachados ocorrem porque há inflamação e irritação na pele. Lábios secos podem acontecer a qualquer momento, os gatilhos são variados. Os exemplos incluem fatores ambientais. Clima muito frio, seco ou ventoso. Se os cantos dos lábios inflamados forem graves o suficiente, o termo é queilite angular. Normalmente, as feridas aparecem nos cantos dos lábios.

2. Exposição ao sol

Não apenas para proteger a pele, o filtro solar também é importante para proteger os lábios da exposição aos raios ultravioleta prejudiciais. Os lábios que não são protegidos e expostos à luz solar direta, são propensos a inflamação. Se essa exposição ocorrer por um longo prazo, os lábios ficarão rígidos e secos. Como resultado, pode causar lábios rachados.

3. Lesão

Outra causa de sangramento nos lábios é o ferimento. A forma pode ser na forma de um tapa ou soco no lábio, queda, mordida ou arranhado pela borda do papel (corte de papel) Além da ruptura, pode causar sangramento e inchaço nos lábios.

4. Desidratação

Certifique-se de beber água para que seus lábios não quebrem devido à desidratação. Se seus pais lhe disserem para beber frequentemente para que seus lábios não fiquem rachados, não é apenas um mito. A desidratação pode fazer com que os lábios fiquem secos. O verdadeiro gatilho não é apenas a falta de bebida, mas também outras condições, como suor, diarreia, vômito ou enjoo.

5. Falta de vitaminas e minerais

Pessoas com deficiência de vitaminas B podem ter problemas de pele. A razão é que as vitaminas B desempenham um papel no metabolismo, são fonte de energia, lutam contra doenças e também tornam a pele saudável. A falta de vitamina B causa vários problemas na pele, desde acne, erupções na pele até lábios rachados. Além de vitaminas, a deficiência de minerais como zinco e ferro também pode ter consequências semelhantes, especialmente nos cantos da boca.

6. Reações alérgicas

Tentar novos produtos como pasta de dente, batom, protetor labial ou qualquer coisa que seja aplicada ao redor da boca também pode causar uma reação alérgica. Normalmente, essa reação alérgica é acompanhada por outros sintomas além de sangramento nos lábios, a saber, lábios secos, irritação, coceira e aparecimento de erupção cutânea ao redor da boca. Se isso acontecer depois de experimentar um novo produto, pare de usá-lo imediatamente. Veja se há alguma melhora após interrompê-lo. [[Artigo relacionado]]

Como se livrar de feridas nos lábios

Ter feridas nos lábios pode interferir muito nas atividades diárias, incluindo comer e beber. Existem várias maneiras de se livrar dele:

1. Dê proteção

É muito importante proteger os lábios da exposição ao frio, ao ar seco, ao vento e também ao sol, pois podem causar ressecamento dos lábios. Aplicar bálsamo labial ou vaselina antes de sair de casa. Assim, os lábios ficarão protegidos e permanecerão úmidos.

2. Não lamba seus lábios

Quando os lábios estão secos, muitas vezes surge o desejo de umedecê-los lambendo-os. No entanto, tanto quanto possível, evite lamber os lábios secos. Isso só vai piorar a condição. O motivo é que, quando a saliva ou saliva evapora, a umidade dos lábios também desaparece. Isso significa que os lábios estarão mais suscetíveis às condições ambientais.

3. Beba líquidos

Garantir que o corpo esteja devidamente hidratado é muito importante. Escolha fluidos benéficos para o corpo, como água, sucos de frutas sem açúcar ou água de coco. Evite bebidas que contenham cafeína porque é um diurético, que estimula a micção. Não só isso, também limite o consumo de álcool, pois pode causar vômitos e diarréia. Essa condição pode levar à desidratação.

4. Compressa de cubo de gelo

Como se livrar de feridas nos lábios também pode ser aplicando uma compressa fria. Isso é especialmente eficaz se os lábios estiverem doloridos ou inchados devido à lesão. Se você vir uma ferida aberta ao redor do lábio, consulte um médico imediatamente. Isso pode ser um sinal de infecção viral ou bacteriana. O médico dará um medicamento para tratá-lo após fazer exames de sangue ou urina. Por meio de algumas das maneiras acima, o problema de sangramento nos lábios pode ser resolvido em poucos dias. No entanto, não subestime essa condição se houver outros sintomas associados, como desidratação, dores de cabeça ou aumento da frequência de micção. Além disso, problemas com os lábios que são acompanhados por perda de memória, sensações de dormência e também um corpo letárgico podem indicar uma deficiência de vitamina B. [[artigos relacionados]]

Feridas nos lábios, é perigoso?

Além de algumas das causas acima, feridas nos lábios ou bolha de sangue oral também pode acontecer. É o aparecimento de feridas em qualquer parte da boca, como a parte interna das bochechas, a língua e a parte interna dos lábios. As causas são várias, como:
  • Trauma
  • Alergia alimentar ácida
  • Baixa contagem de plaquetas
  • Angina bolhosa hemorrágica (doença rara)
  • Radiação
  • Drogas quimioterápicas
A maioria das feridas nos lábios cicatriza em pouco tempo. Se necessário, tome analgésicos ou compressas frias para reduzir a dor. [[Artigo relacionado]]

Notas de SehatQ

Além disso, evite consumir alimentos que possam irritar a ferida, como alimentos quentes, picantes ou muito salgados. Não quebre a ferida, pois isso pode aumentar o risco de infecção. pergunte ao médico diretamente no aplicativo de saúde da família SehatQ. Baixe agora em App Store e Google Play.