Vagina coceira depois do sexo, o que causa isso?

Algumas de vocês podem ter se queixado de coceira vaginal após a relação sexual. Embora possa causar desconforto, a coceira vaginal após o sexo não é, na verdade, nada com que se preocupar. No entanto, é importante saber a causa para que você possa obter o tratamento adequado.

Várias causas de coceira vaginal após o sexo

Existem várias condições que causam coceira vaginal após o sexo. Alguns deles são temporários e desaparecerão por conta própria com o tempo, mas alguns requerem tratamento especial. Aqui estão várias causas de coceira vaginal após o sexo completo.

1. Alergias

Fluidos lubrificantes ou o uso de preservativo incorreto são a causa da coceira vaginal após o sexo. Uma das causas da coceira vaginal após o sexo são as alergias. Algumas coisas que podem causar coceira na vagina após o sexo são os lubrificantes e o uso de preservativos de látex. O conteúdo de parabenos e sulfatos em preservativos ou lubrificantes pode desencadear alergias e causar coceira na vagina. Portanto, não use apenas preservativos ou fluidos lubrificantes. Você deve primeiro compreender as substâncias contidas nos preservativos ou nos fluidos lubrificantes e certificar-se de que são seguros para o seu corpo. Além disso, as condições alérgicas que fazem a vagina coçar depois do sexo podem ser causadas pelo fluido de esperma de seu parceiro. A reação alérgica ao esperma, conhecida como hipersensibilidade do plasma seminal, é bastante rara em todas as mulheres. No entanto, você pode sentir sintomas de coceira vaginal na primeira vez que fizer sexo. Se você tiver essa condição, deve consultar um médico imediatamente.

2. Irritação ou limpeza excessiva da vagina

Tudo bem se você quiser se limpar antes de fazer sexo com seu parceiro. No entanto, molhar e limpar a área sensível da vagina com sabonete ou produtos de higiene feminina que contenham certas fragrâncias não é recomendado. O motivo, pode realmente causar perigo na forma de irritação da vagina. Se esse hábito for praticado continuamente, ele pode afetar seus órgãos íntimos e causar coceira na vagina. Para superar isso, você pode deixar o hábito de usar produtos de limpeza femininos.

3. Tendo problemas de pele

Alguns problemas de pele, como eczema e líquen escleroso (uma doença crônica da pele que costuma afetar a área genital e o ânus), também podem causar coceira vaginal após o sexo. Geralmente, a coceira pode atacar a área da vulva (lábios vaginais) que, se coçada continuamente, deixará os lábios vaginais vermelhos e irritados.

4. Falta de lubrificante durante a penetração

Condições vaginais secas podem causar coceira após o sexo. Se sua vagina não estiver totalmente molhada ou seca antes da penetração, a fricção que ocorre durante a penetração pode causar coceira, irritação e até bolhas na vagina. A coceira vaginal após o sexo também pode ser causada por atividade sexual muito intensa, realizada por muito tempo, ou relação sexual com preservativo por muito tempo, mas o fluido lubrificante é reduzido. Essa condição não é um problema sério, mas pode fazer você se sentir desconfortável. Para superar isso, você pode usar fluidos lubrificantes antes da relação sexual.

5. O nível de pH na área vaginal não está equilibrado

Um nível de pH vaginal equilibrado está na faixa de 3,8 a 4,5. Este ambiente ácido é protegido por bactérias benéficas que impedem o crescimento de bactérias e leveduras nocivas na vagina. Quando o pH vaginal está alto, pode aumentar o risco de infecções vaginais, causando coceira. Para evitar coceira vaginal após a relação sexual, você deve usar um lubrificante orgânico à base de água, que é compatível com várias formas de contracepção, incluindo preservativos.

6. Infecção fúngica ou bacteriana

O prurido vaginal também pode ser causado por infecções vaginais. O motivo do prurido vaginal após a relação sexual são vários tipos de infecções na vagina, ambos causados ​​por fungos ou bactérias. Mudanças nos níveis de pH vaginal causam uma diminuição nas bactérias boas e um aumento nas bactérias ruins, o que aumenta o risco de infecção. Principalmente se for acompanhado de outros sintomas, como corrimento vaginal com odor pungente e dor na vagina. No entanto, não entre em pânico ainda, porque essa condição não é necessariamente uma infecção sexualmente transmissível. O motivo é que pode ser causado por vaginose bacteriana ou de levedura que aparece devido a uma diminuição nos níveis de pH. No entanto, se a coceira vaginal persistir toda vez que você fizer sexo, você deve consultar um médico imediatamente para obter o tratamento correto. Normalmente, o médico prescreve uma variedade de medicamentos, incluindo analgésicos e antifúngicos.

7. Infecções sexualmente transmissíveis

A coceira vaginal após a relação sexual não indica necessariamente que você tem uma infecção sexualmente transmissível. No entanto, existem algumas infecções sexualmente transmissíveis das quais você deve estar ciente porque são caracterizadas por sintomas de coceira vaginal, como tricomoníase, clamídia, gonorreia, herpes genital ou verrugas genitais. Essa condição pode ocorrer devido a relações sexuais inseguras. Se você suspeita que tem uma infecção sexualmente transmissível, não hesite em consultar um médico. O médico irá prescrever vários tipos de medicamentos para ajudar a aliviar os sintomas da doença.

Como lidar com a coceira na vagina após o sexo

Como lidar com a coceira vaginal após o sexo depende, na verdade, da causa. Para causas menores, como alergias ou irritação leve, podem ser superadas com os seguintes remédios caseiros:
  • Evite relações sexuais até que sua condição vaginal melhore
  • Mantenha a área genital seca
  • Evite usar ducha ou produtos de limpeza vaginal
  • Uso de preservativos sem látex durante as relações sexuais
  • Uso de medicamentos tópicos (oles) da farmácia para tratar infecções fúngicas leves
Enquanto isso, a coceira vaginal causada por infecções fúngicas e bacterianas ou infecções sexualmente transmissíveis requer diagnóstico e tratamento adequados de um médico. Geralmente, os médicos prescrevem vários tipos de medicamentos de acordo com a causa da coceira vaginal, como:
  • Antibióticos orais, tópicos ou injetáveis
  • Medicação tópica ou medicação corticosteroide
  • Pomada para verrugas genitais
  • Drogas antivirais
  • Drogas antifúngicas
[[Artigo relacionado]]

Quando você deve ir ao médico?

A coceira vaginal após a relação sexual não é, na verdade, uma condição com que se preocupar. No entanto, se os remédios caseiros não forem capazes de tratar a coceira vaginal após a relação sexual ou se uma erupção na pele, dor, inchaço ou outros sintomas indicarem uma infecção sexualmente transmissível, você deve consultar um médico imediatamente. O médico pode fazer um exame pélvico, especialmente para ver diretamente a condição de sua vagina, usando uma ferramenta chamada inspekulo. Este exame pode ser desconfortável, mas é necessário verificar o estado do colo do útero. Se necessário, uma pequena quantidade de tecido vaginal será retirada e examinada em um laboratório para determinar a causa da coceira vaginal após a relação sexual que você está experimentando.