Camisa Hazmat, EPI para evitar contaminação

Os protocolos de saúde exigem que os trabalhadores médicos usem roupas anti-risco ao interagir com pacientes com certas doenças. A palavra "hazmat" é uma abreviatura de materiais perigosos, roupas que podem proteger contra doenças transmitidas pelo ar. O uso de roupas de proteção não é apenas para o pessoal médico, outras profissões que correm o risco de serem expostas a substâncias perigosas são aconselhadas a usá-las. Variando de materiais químicos, biológicos e radioativos.

Como funciona o traje anti-risco

Roupas Hazmat são roupas que cobrem todo o corpo, especialmente projetadas para proteger o usuário de substâncias nocivas. Essa vestimenta inclui equipamentos de proteção individual (EPI), geralmente acompanhados do uso de óculos de proteção, luvas e calçados especiais. Nem todo o pessoal médico é obrigado a usar este traje de proteção. Apenas aqueles que trabalham em áreas sujeitas a contaminação são obrigados a usá-los. Especialmente durante a pandemia COVID-19, os médicos que têm contato direto ou indireto com os pacientes devem usar roupas anti-perigosas. Hospitais diferentes, protocolos de saúde diferentes aplicados. A natureza desta armadura é impermeável o que significa que não permite a entrada de nenhum líquido ou gás. Assim, substâncias nocivas como gotícula do paciente não há risco de contato direto com o usuário da roupa de proteção.

Categoria de traje Hazmat

Os fabricantes que são confiáveis ​​para produzir essas roupas de proteção não podem ser arbitrários, eles devem ter obtido a certificação da Organização Mundial da Saúde ou da OMS. Geralmente, os processos de materiais perigosos são classificados nos Níveis A, B, C e D, dependendo da proteção fornecida, a saber:
  • Nível A

Oferece proteção máxima contra fumaça, gás, poeira e partículas. Um traje anti-risco de nível A também é equipado com um dispositivo respirável embutido na roupa.
  • Nível B

As roupas de proteção de nível B oferecem proteção contra respingos de água e produtos químicos. Essa roupa também vem com sapatos botas e luvas, mas não herméticas. O nível B é usado quando o nível de proteção exigido é inferior ao nível A.
  • Nível C

O material da roupa de hazmat usado no nível C é o mesmo que o nível A e B, apenas que o equipamento de proteção respiratória pode ser diferente. Geralmente, roupas de nível C são usadas pela equipe médica quando em contato com pacientes ou vítimas.
  • Nível D

As roupas de nível D não protegem contra a exposição a produtos químicos. O usuário ainda precisa usar uma bata, sapatos de proteção com sola de aço e proteção para o rosto para proteção completa. Todos os tipos de trajes anti-perigo foram usados ​​no mínimo para cobrir as roupas originalmente usadas. Só então use sapatos, luvas, aventais ou máscaras para garantir que não haja espaço para contaminação. Para garantir que as roupas de proteção funcionem com eficácia, geralmente o rosto, o pescoço, os pulsos e os pés são apertados. [[Artigo relacionado]]

Como tirar a camisa anti-perigo

Durante a pandemia COVID-19, é cada vez mais claro como a equipe médica luta quando tem que se mover usando roupas anti-perigosas. Demora um pouco para colocá-lo e tirá-lo também. Além disso, todo o procedimento deve ser muito preciso para evitar contaminação em qualquer parte do corpo. De acordo com o Centro de Controle de Doenças (CDC), o método seguro para remover o EPI é certificar-se de não tocar a parte externa do EPI porque ele foi contaminado. Em seguida, solte-o rolando-o da cabeça aos pés. Se houver outras etapas, o usuário deve lavar as mãos a cada etapa. Da mesma forma, quando terminar de remover suas roupas anti-perigosas, se possível, você deve enxaguar todo o corpo ou tomar um banho. [[Artigo relacionado]]

Notas de SehatQ

Não importa o quão sofisticada seja a tecnologia de desinfetante que foi aplicada pelo hospital, ainda é importante usar uma roupa anti-risco para a equipe médica ou outro pessoal do hospital. O mesmo é verdade para dentistas, oficiais de ambulância e coveiros quando eles têm que lidar com pacientes com doenças infecciosas infecciosas. Se você quiser saber mais sobre quando o pessoal médico deve usar EPI, pergunte ao médico diretamente no aplicativo de saúde da família SehatQ. Baixe agora em App Store e Google Play.