A função da traqueia é muito importante para o sistema respiratório humano

A função da traqueia é muito importante e não pode ser subestimada. A traqueia é um grande tubo de ar que vai da laringe (caixa vocal) aos brônquios (grandes vias aéreas ramificadas que entram nos pulmões). A traqueia desempenha um papel importante no sistema respiratório humano. A traqueia tem cerca de 11 cm de comprimento e 2,5 cm de largura. Este órgão respiratório ou traquéia consiste de músculo liso e cartilagem na forma de um anel flexível e forte. Como seu papel é muito importante para o corpo humano, vamos conhecer a seguir a função da traqueia na íntegra.

Várias funções da traqueia

Como um órgão respiratório muito importante para os humanos, a função da traqueia é muito diversa. Quais são as funções da traqueia?

1. Enviando ar para os pulmões

A principal função da traqueia é fornecer ar aos pulmões. Além disso, a traqueia também é capaz de aquecer e umidificar o ar que entra nos pulmões.

2. Filtrar objetos estranhos

Mais do que isso, a traqueia é um órgão respiratório humano que pode realizar várias funções ao mesmo tempo. Outra função da traquéia é "pegar" partículas de corpos estranhos e bactérias que são inaladas pelo homem, de forma que os pulmões fiquem protegidos. As células caliciformes na traquéia produzem muco que impede que objetos estranhos, bactérias e vírus entrem nos pulmões. Os cílios (pequenos pelos que revestem a traquéia) carregam até a boca objetos estranhos prejudiciais à saúde dos pulmões, para serem engolidos.

3. Ajuda o funcionamento do sistema digestivo

A cartilagem em forma de anel permite que a traqueia crie um grande espaço para o esôfago se expandir. Isso tornará mais fácil engolir os alimentos.

4. Ajuda a tossir

A próxima função da traqueia é ajudar a tossir. Isso ocorre porque, quando você tosse, os músculos da traqueia se contraem para estreitar o lúmen da traqueia, de modo que o ar flui mais rapidamente através da traqueia quando sai. Como resultado, sua tosse fica mais forte, então o muco e as partículas de poeira são mais fáceis de expulsar. As quatro funções da traqueia acima podem ser interrompidas devido a várias condições médicas, que danificam a traqueia. Depois de conhecer a função da traqueia, é uma boa ideia entender os distúrbios da traqueia, por precaução.

Distúrbios da função traqueal

A função da traqueia no sistema respiratório, pode ser interrompida, devido a uma condição médica que a faz ser "ferida". Esteja ciente de alguns distúrbios da função traqueal, abaixo.
  • Estenose (estreitamento) da traqueia

A inflamação que ocorre na traqueia pode causar cicatrizes e estreitamento da traqueia. Cirurgia ou endoscopia devem ser realizadas, se a estenose for grave.
  • Fístula traqueoesofágica (FTE)

A formação de uma fístula ou passagem anormal que conecta a traquéia ao esôfago (garganta) pode fazer com que os alimentos passem do esôfago para a traqueia e pode causar problemas pulmonares graves.
  • A entrada de objetos estranhos

Isso pode acontecer se houver um objeto estranho que é inalado e preso na traquéia. Um procedimento médico denominado broncoscopia geralmente é realizado para remover o corpo estranho da traquéia.
  • Câncer traqueal

O câncer de traquéia é raro, mas isso não significa que seja impossível. Fique atento para tosse e dificuldade para respirar, que também são alguns dos sintomas do câncer de traqueia.
  • Traqueomalácia

A traqueomalácia é uma condição que ocorre quando a traqueia fica mole. Normalmente, essa condição ocorre como resultado de defeitos de nascença. Em adultos, a traqueomalácia pode ocorrer devido a lesões ou tabagismo.
  • Obstrução traqueal

O crescimento de um tumor que pode pressionar ou estreitar a traqueia. Isso pode causar dificuldade para respirar para o sofredor. A cirurgia é necessária para abrir a traquéia, de modo que o ar entre nos pulmões com mais suavidade. Para ver obstruções na traqueia, o médico geralmente realiza vários procedimentos de exame, como broncoscopia (inserção de um tubo com uma câmera na traqueia), TC (tomografia computadorizada) varreduras, ressonância magnética (imagem de ressonância magnética), a radiografias dos pulmões. [[artigos relacionados]] Portanto, para manter a função de sua traqueia, é melhor consultar um médico. Se necessário, faça exames para verificar as condições médicas que estão afetando sua traqueia. Esteja ciente, porque danos à traqueia, quanto mais bloqueios, podem levar a condições fatais, até mesmo à morte.