3 diferenças na sarna e micose com base na causa e no tratamento

Escabiose, micose e micose são doenças frequentemente confundidas entre si. Não há diferença entre micose e micose porque eles são a mesma condição. Enquanto isso, a diferença entre sarna e micose pode ser vista pelos sintomas, causas e como lidar com eles, porque são duas doenças de pele muito diferentes.

Diferença entre sarna e micose com base na causa

Tanto a sarna quanto a micose podem causar coceira insuportável na pele e podem ser transmitidos a outras pessoas. Quando visto do lado da causa, existem algumas diferenças muito significativas entre micose e sarna. A seguir, uma explicação das causas dessas duas doenças de pele.

1. Causas da sarna

Escabiose ou sarna é uma condição cutânea com coceira causada por um pequeno ácaro chamado sarna Sarcoptes scabiei. Esse tipo de ácaro pode picar, cavar e se esconder na pele. Você pode ter sarna na virilha, na cintura, na planta do pé e em outras partes do corpo. Uma coceira insuportável pode ocorrer na área onde o ácaro da sarna está se escondendo. A vontade de coçar a área com coceira pode piorar e ficar mais forte à noite.

2. Causas da micose

Micose é uma erupção cutânea causada por uma infecção fúngica. Conforme explicado anteriormente, não há diferença entre micose e micose porque ambos se referem à mesma condição, ou seja, micose (tinea corporis). Quando uma pessoa tem micose, a parte da pele que está infectada com o fungo pode causar uma erupção cutânea vermelha, coceira e um padrão circular semelhante a um anel com o centro da pele parecendo mais claro.

A diferença entre sarna e micose é baseada nos sintomas

Além da causa, a diferença entre sarna e micose também pode ser observada nos sintomas causados ​​por cada uma dessas doenças de pele.

1. Sintomas de escorbuto

Sintomas de sarna ou sarna pode se desenvolver em até seis semanas a partir da exposição inicial à doença. Os vários sintomas da sarna geralmente podem se desenvolver mais rapidamente em pessoas que já tiveram essa doença. Alguns dos sintomas típicos da sarna são erupções na pele e coceira que pioram à noite. Você pode até mesmo pegar feridas infectadas se continuar coçando a área afetada. Além da sarna na virilha e na região púbica, essa doença também ocorre com frequência nos punhos, cotovelos, axilas, mamilos, cintura e entre os dedos.

2. Sintomas de micose

Enquanto isso, os sintomas da micose podem variar dependendo da parte do corpo que está infectada. Aqui estão alguns dos sintomas de micose que os pacientes podem apresentar.
  • Manchas vermelhas, com coceira e escamosas ou áreas de pele saliente, chamadas placas.
  • Uma área da pele que parece mais vermelha na borda externa ou lembra um anel.
  • Áreas da pele com bordas que parecem mais conspícuas ou parecem protuberantes.
  • Áreas da pele que desenvolvem bolhas ou pústulas.
Não só isso, a diferença entre sarna e micose pode ser vista a partir do nome. O termo micose pode ser diferente dependendo da área do corpo que está infectada. Por exemplo, a micose na virilha é chamada tinea cruris, micose entre os dedos do pé é chamada tinea pedis (pé de atleta ou pulgas d'água), e a micose do couro cabeludo é conhecida como Tinea capitis. Enquanto isso, o nome da sarna não se distingue por sua localização. Quer seja escabiose na virilha ou em qualquer área, esta condição ainda é chamada de escabiose ou escabiose sarna.

A diferença entre sarna e micose é baseada no tratamento

Pomadas antifúngicas podem ajudar a tratar a micose. A diferença entre a sarna e a micose também pode ser identificada pela forma de tratá-la. A seguir está uma explicação da diferença entre sarna e micose com base no tratamento.

1. Tratamento de micose

O tratamento da micose é geralmente mais simples quando comparado ao tratamento da sarna. Os casos leves de micose podem ser controlados mantendo uma boa higiene e aplicando um creme, loção ou pomada antifúngica sem receita, como clotrimazol ou terbinafina. Se esses tratamentos não funcionarem, verifique com seu médico para obter uma receita de um medicamento antifúngico mais eficaz. Se a sua micose for muito grave ou disseminada, o médico também pode prescrever pílulas antifúngicas.

2. Tratamento da sarna

Por outro lado, você não deve usar medicamentos sem receita e consultar um médico imediatamente para descartar os ácaros que causam a sarna. Os médicos podem prescrever um medicamento tópico para ser aplicado na área da pele infectada com escabiose. Os médicos também podem prescrever medicamentos orais (bebidas) para tratar esta doença. O tratamento da sarna também pode ser acompanhado por medicamentos adicionais para aliviar os vários sintomas incômodos associados a esta doença, como:
  • Anti-histamínicos para ajudar a controlar a coceira.
  • Antibióticos para tratar infecções causadas por arranhões constantes da pele.
  • Creme esteróide para aliviar o inchaço e a coceira.
A sarna geralmente pode ser completamente curada após quatro semanas de tratamento. Se os sintomas desta doença persistirem após quatro semanas, você deve consultar imediatamente um médico novamente. Essa é a diferença entre micose e sarna pelas causas, sintomas e tratamento. Além de tomar medicamentos, você deve sempre manter seu corpo e o ambiente ao seu redor limpos para prevenir e acelerar a recuperação do escorbuto ou micose. Se você tiver dúvidas sobre problemas de saúde, pergunte ao seu médico diretamente no aplicativo de saúde da família SehatQ gratuitamente. Baixe o aplicativo SehatQ agora na App Store ou Google Play.