Vape ou cigarros mais perigosos? Este é o fato

A discussão sobre os perigos da vaporização ou dos cigarros parece não ter fim. Alguns dizem que os cigarros são mais perigosos do que vaporizar. Mas não poucos também dizem o contrário. Então, qual é o correto? Fumar vape (vaping) ou cigarros eletrônicos é freqüentemente usado como uma alternativa para muitas pessoas evitarem o fumo. Vaping não é fumar tabaco como o fumo convencional, mas inalar aerossóis aromatizados com ferramentas especiais (cigarros eletrônicos, canetas vaporizadoras, etc.). A pesquisa sobre os perigos do fumo para a saúde não é tanto quanto uma pesquisa que afirma os perigos do fumo. No entanto, isso não significa que a batalha do vapor contra o cigarro seja absolutamente vencida pelo cigarro contemporâneo. [[Artigo relacionado]]

Vape ou cigarro é mais perigoso?

Cigarro eletrônico Não usa tabaco, mas o líquido aerossol usado na vaporização também contém nicotina. Este produto químico prejudicial também é encontrado no tabaco em cigarros convencionais e demonstrou prejudicar o coração, os pulmões e aumentar o risco de desenvolver câncer. Vaping ainda é ruim para a saúde. A nicotina é um estimulante químico do tabaco e tem quase as mesmas propriedades viciantes da cocaína ou da heroína. Quando uma pessoa inala a fumaça do cigarro que contém nicotina, o produto químico é rapidamente absorvido pelo sangue e afeta o desempenho do cérebro em apenas 10 segundos. Naquela época, os fumantes convencionais e vape sentem prazer e uma sensação de alívio por um tempo. A adrenalina também será bombeada para que pareça entusiasmada e enérgica nas atividades. No entanto, a nicotina pode causar efeitos adversos na saúde física e mental, como:
  • Reduza o apetite
  • Aumenta o ritmo cardíaco e a pressão arterial
  • Estimula a atividade excessiva no trato gastrointestinal
  • Estimula a produção de saliva e muco
  • Faça humor altos e baixos
  • Estimula a transpiração excessiva
  • Enjoativo
  • Diarréia
Além da lista acima, os perigos da vaporização e dos cigarros normais também foram cientificamente comprovados como tendo diferentes efeitos para a saúde. De acordo com os Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) dos Estados Unidos, o tabagismo convencional aumenta o risco de doenças cardíacas, derrame cerebral e câncer de pulmão. Também foi demonstrado que fumar pode fazer com que homens e mulheres tenham problemas de fertilidade (incluindo impotência) e diminui a imunidade do corpo. Em mulheres grávidas, fumar também aumenta o risco de aborto espontâneo e pode fazer com que o feto nasça com defeitos congênitos e até morra. Leia também: Conheça 10 doenças devidas ao tabagismo com as quais você precisa estar atento

Mitos e fatos sobre vaping vs cigarros

Existem várias suposições sobre os perigos de vaporizar ou fumar. Aqui estão alguns deles e suas explicações científicas.

1. Vape é mais saudável do que fumar convencional?

Pesquisadores do Centro de Saúde Johns Hopkins nos Estados Unidos, Michael Blaha, concorda que a vaporização contém menos riscos à saúde do que o fumo convencional. No entanto, isso não significa que a vaporização seja mais saudável, pois o líquido usado também corre o risco de causar problemas fatais de saúde. O CDC afirma que os fumantes que fumam estão em risco de desenvolver uma lesão pulmonar chamada EVALI. Essa condição pode afetar especialmente os fumantes que usam vapores líquidos que contêm produtos químicos na forma de tetrahidrocanabiol (THC). O CDC também alerta os fumantes de vaporização para que sejam cautelosos com o uso de um agente espessante líquido chamado acetato de vitamina E. O motivo é que esse produto químico é o mais comumente encontrado nos pulmões de portadores de EVALI estudados pelo CDC. Não há nada melhor entre vaporizar e fumar, pois ambos são perigosos para o coração.

2. A vaporização não prejudica o coração e os pulmões?

Os dados mostram que há um aumento no número de pessoas que sofrem de doenças pulmonares crônicas e asma em usuários de cigarros que fumam. No entanto, os pesquisadores não foram capazes de determinar o mecanismo de ocorrência desta doença ou a frequência do tabagismo que a causa. O que está claro, fumar em comparação com os cigarros pode causar problemas respiratórios a partir de uma sensação de aperto no peito após fumar. Esse aperto também não tem nada a ver com certos sabores de vaporização, porque todos os tipos de líquidos vaporizados podem causar problemas para a saúde do coração e dos pulmões.

3. A vaporização pode ajudá-lo a parar de fumar?

Os cigarros convencionais também correm o risco de causar dependência. Algumas pessoas afirmam que a vaporização não causa dependência e pode até mesmo ajudá-lo a parar de fumar. Harvard Health também afirmou a mesma coisa. No entanto, a eficácia da vaporização como tentativa de parar de fumar ainda não possui evidências científicas suficientes. A Food and Drug Administration (FDA) dos Estados Unidos ainda não deu luz verde sobre o uso da vaporização como um método seguro para se livrar do vício do cigarro convencional. O líquido usado para vaporizar também contém nicotina, por isso terá o mesmo efeito viciante que os cigarros e é perigoso para todas as idades, tanto crianças como adultos. Leia também: Os cigarros de ervas são tão perigosos quanto os cigarros comuns, aqui está a prova!

Mensagem de SehatQ

Se você deseja usar cigarros eletrônicos como um substituto para os cigarros ou tentar parar de fumar, você também deve considerar os efeitos da vaporização na saúde a curto e longo prazo. Existem muitas outras maneiras de viver uma vida saudável e parar de fumar, além da vaporização. Para saber mais sobre os perigos de vaporizar ou fumar para a saúde, pergunte ao médico diretamente no aplicativo de saúde da família SehatQ. Baixe agora em App Store e Google Play.