A espiritualidade é um aspecto importante da vida, é assim que afeta a saúde

A espiritualidade é um aspecto importante da vida. Não apenas fortalece o relacionamento entre os humanos e Deus e os outros, a espiritualidade tem sido freqüentemente usada por muitas pessoas como um guia para viver a vida. Além disso, diz-se que a espiritualidade também oferece vários tipos de efeitos positivos na saúde. Isso está certo?

O que é espiritualidade?

Antes de discutir seus efeitos na saúde, você deve primeiro entender o que é espiritualidade. Espiritualidade significa acreditar em algo que está fora de si, como tradição e religião. Além de Deus, a confiança também envolve o relacionamento do indivíduo com os outros e com o mundo como um todo. A espiritualidade também está frequentemente associada à busca de identidade e do sentido da vida. Algumas pessoas descrevem as experiências espirituais como sagradas ou têm um significado profundo em suas vidas. Alguns sinais de que alguém está aprofundando a espiritualidade são os seguintes:
  • Aprofunde relacionamentos com outras pessoas
  • Procurando a felicidade fora da riqueza ou outro material
  • Quer fazer do mundo um lugar melhor
  • Estar em processo de busca de significado e propósito na vida
A forma como cada pessoa aprofunda a espiritualidade pode ser diferente uma da outra. Algumas pessoas podem buscar experiência espiritual em todos os aspectos da vida. No entanto, também existem aqueles que a estudam apenas em alguns aspectos.

A influência da espiritualidade na saúde

A espiritualidade tem vários efeitos positivos na saúde. A pesquisa diz que a espiritualidade ajuda a pessoa a lidar com o estresse, transformando sentimentos negativos em positivos. A influência dada não é boa apenas para a sua saúde psicológica, mas também para a saúde física em geral. Aqui estão alguns dos efeitos da espiritualidade na saúde:
  • Reduza o risco de depressão
  • Reduzindo o risco de pressão alta (hipertensão)
  • Reduzindo o risco de estresse, inclusive ao enfrentar problemas
  • Supere sentimentos de estresse, depressão e ansiedade
  • Cultive sentimentos e pensamentos positivos
A saúde mental afetará indiretamente o físico. Por exemplo, o estresse pode enfraquecer a imunidade. Visto que a espiritualidade ajuda a prevenir o estresse, o risco de contrair infecções virais e doenças também será reduzido porque o sistema imunológico é mantido.

Como aprofundar a espiritualidade?

Vendo o impacto positivo que isso tem em sua saúde, não há nada de errado em aprofundar sua espiritualidade. Algumas ações que podem ser realizadas para aprofundar a espiritualidade incluem:
  • Concentre-se nos outros abrindo seu coração, sendo empático e oferecendo ajuda aos necessitados.
  • Medite sobre como foi seu dia por pelo menos 10 a 15 minutos por dia com meditação.
  • Seja grato pelo que você experimenta todos os dias.
  • Esteja mais atento para estar ciente e valorizar o que está acontecendo. A plena atenção o incentiva a julgar menos a si mesmo e aos outros e a se concentrar no que está acontecendo agora.
  • Ore e aplique técnicas de relaxamento para encontrar paz na mente.
  • Leia histórias inspiradoras para ajudá-lo a avaliar sua filosofia de vida.
  • Compartilhe histórias com pessoas que tiveram experiências espirituais na vida. Não tenha vergonha de pedir para aprender mais.
Cada um tem sua própria maneira de aprofundar a espiritualidade. Para encontrar uma forma adequada e apropriada, você pode escolher uma ação diferente a cada dia. Para que os benefícios da espiritualidade sejam sentidos ao máximo, você pode aplicar as ações acima juntas. [[Artigo relacionado]]

Notas de SehatQ

A espiritualidade é um aspecto que não apenas aproxima o ser humano de Deus e de Sua criação, mas também tem uma variedade de impactos positivos na saúde. Os benefícios da espiritualidade para a saúde, como redução do estresse, ansiedade e depressão. Para discutir mais sobre espiritualidade e seus vários benefícios para a saúde, pergunte ao seu médico diretamente no aplicativo de saúde SehatQ. Baixe agora na App Store e Google Play.