5 aspectos importantes na psicologia do desenvolvimento na primeira infância

A psicologia do desenvolvimento infantil é um dos ramos mais estudados da psicologia. Este ramo da psicologia enfoca o comportamento e a maneira de pensar das crianças, desde quando ainda estão no útero, até o crescimento. Aparentemente, a psicologia do desenvolvimento da primeira infância não discute apenas o crescimento físico das crianças, mas também seu desenvolvimento mental, emocional e social. Portanto, é importante que você, como pai, compreenda isso.

5 áreas da psicologia do desenvolvimento na primeira infância

A psicologia do desenvolvimento da primeira infância analisa o desenvolvimento mental, comportamental e físico das crianças de 0 a 8 anos de idade. A primeira infância também está passando por uma idade de ouro ou idade de ouro neste período. Por que é chamada de idade de ouro? A idade de 0 a 8 anos é considerada a idade de ouro das crianças, pois, nesse período, o Pequeno vivencia o melhor desenvolvimento, tanto física quanto psicologicamente. Na idade de ouro, as crianças experimentam o melhor desenvolvimento. Existem cinco áreas da psicologia do desenvolvimento da primeira infância que os pais devem compreender para monitorar o crescimento e o desenvolvimento de seus filhos durante esta idade de ouro. As cinco áreas são desenvolvimento, realização, comportamento, emoção e socialização.

1. Progresso

Na psicologia do desenvolvimento da primeira infância, três aspectos são incluídos no desenvolvimento do Pequeno, a saber: desenvolvimento físico, cognitivo (intelectual), social e emocional. Aqui está a explicação.
  • Desenvolvimento físico:

    Esse desenvolvimento se refere às mudanças que ocorrem no corpo da criança. Normalmente, a mudança ocorre de maneira estável e previsível. O desenvolvimento físico nesta criança também inclui habilidades motoras grossas e finas.
  • Desenvolvimento cognitivo (intelectual):

    O desenvolvimento cognitivo das crianças é um processo de aquisição de conhecimento, incluindo linguagem, imaginação, raciocínio e padrões de pensamento.
  • Desenvolvimento social e emocional:

    Esse desenvolvimento costuma estar associado à tendência das crianças de realizar atividades em grupo, como brincar com os colegas.

    Este tipo de atividade faz parte do desenvolvimento social do seu filho. Enquanto isso, seu desenvolvimento emocional inclui os sentimentos que a criança tem e como expressá-los.

    O medo, a confiança, o orgulho, o humor, a autoconfiança e até a amizade fazem parte do desenvolvimento socioemocional.

[[Artigo relacionado]]

2. Conquistas

Conquistas ou marcos são aspectos importantes para avaliar uma série de desenvolvimentos na primeira infância. Por exemplo, quando uma criança não consegue andar aos 18 meses, os pais devem ter cuidado com ela. Existem quatro categorias de realizações de desenvolvimento infantil, nomeadamente realizações físicas, cognitivas (mentais), sociais e emocionais, bem como de comunicação e linguagem.
  • Realizações físicas: incluindo o desenvolvimento de habilidades motoras finas e habilidades motoras grossas
  • Realização cognitiva (mental): capacidade das crianças de pensar, aprender e resolver problemas
  • Conquistas sociais e emocionais: capacidade das crianças de expressar sentimentos e realizar interações sociais
  • Conquistas de comunicação e linguagem: desenvolvimento de habilidades de comunicação, verbal e não verbal

3. Comportamento

Toda criança pode se comportar de maneira travessa, rebelde e exibir comportamento impulsivo de vez em quando. O conflito entre você como pai e seu filho é finalmente inevitável, a partir dos dois anos de idade, até que ele seja um adolescente e queira encontrar sua identidade e fazer coisas novas. Esse comportamento é normal e faz parte do processo de maturação. No entanto, existem algumas crianças com comportamentos difíceis de controlar. Nessa condição, os pais são aconselhados a procurar ajuda de um psicólogo. Os psicólogos infantis podem descobrir a causa raiz do comportamento da criança que está fora da norma para o comportamento de crianças de sua idade. Por exemplo, distúrbios cerebrais, genéticos, problemas alimentares, condições familiares e estresse. Em seguida, um psicólogo infantil o ajudará a resolver o problema em questão.

4. Emoções

O desenvolvimento emocional das crianças inclui a capacidade de aprender emoções e sentimentos. Compreender as razões de certas emoções ou sentimentos pode ajudar as crianças a controlá-los. Esse processo complexo começa na infância e continuará até que a criança cresça. As primeiras emoções que podem aparecer nos bebês são alegria, raiva, tristeza e medo. Além disso, com a idade, a criança pode reconhecer e expressar vergonha, surpresa, alegria, orgulho e até mesmo expressar empatia. As coisas que desencadeiam a resposta emocional de uma criança podem mudar. O mesmo acontece com a maneira como as crianças o administram. Existem crianças que têm dificuldade em controlar suas emoções. Para algumas crianças, controlar as emoções pode ser muito difícil. Principalmente para crianças temperamentais. Um psicólogo infantil pode ajudá-lo a lidar com as emoções de seus filhos, descobrindo por quê. A seguir, o psicólogo buscará estratégias e auxiliará a criança a aceitar sentimentos e compreender a ligação com seu comportamento. Os problemas de comportamento nessa idade podem ser temporários e geralmente relacionados a situações estressantes. Chame isso de nascimento de um irmão, divórcio dos pais ou morte de um membro da família. Além disso, os problemas de comportamento podem assumir a forma de ações agressivas, destrutivas e hostis, que não são adequadas para a sua idade. Distúrbios comportamentais disruptivos comuns incluem transtorno desafiador de oposição (ÍMPAR), transtorno de conduta (CD), bem como transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH). Todos os três transtornos causam sintomas semelhantes e podem levar a transtornos de humor e problemas emocionais.

5. Socialização

O desenvolvimento social está intimamente relacionado ao desenvolvimento emocional. A capacidade de socializar permite que as crianças façam atividades positivas em conjunto com a família, professores e amigos da escola, bem como com os vizinhos. Esse processo continua, e a tenra idade da criança se torna um período importante para a socialização. Um dos relacionamentos e o mais importante para proporcionar uma boa experiência aos filhos é o relacionamento com os pais e com as pessoas que cuidaram deles pela primeira vez. A qualidade dessa relação tem impacto no desenvolvimento social do pequenino no futuro. Enquanto isso, por meio de relacionamentos com colegas, as crianças aprenderão a iniciar e manter interações sociais, resolver conflitos, incluindo se revezando para brincar, comprometer e até mesmo negociar. Nesse tipo de atividade lúdica, as crianças também experimentam um processo de coordenação entre compreensão, ação e propósito ao fazer algo. Por meio dessa experiência, as crianças podem desenvolver amizades, o que no final pode trazer uma sensação de segurança, além das da família. [[Artigo relacionado]]

Monitoramento de transtornos de desenvolvimento infantil

O monitoramento do crescimento e desenvolvimento das crianças não pode ser feito apenas em unidades de saúde, como centros de saúde, clínicas e hospitais, mas também em jardins de infância (CT). O acompanhamento realizado nesse ambiente de creche envolveu professores, pais e agentes de saúde. Com base no Regulamento do Ministro da Saúde Número 66 de 2014 sobre Monitoramento do Crescimento, Desenvolvimento e Perturbações do Desenvolvimento Infantil, o monitoramento do desenvolvimento é realizado com as seguintes disposições:
  • O monitoramento é realizado a cada 3 meses para crianças de 0-12 meses
  • O monitoramento é realizado a cada 6 meses para crianças de 12 a 72 meses