Injeções de KB por 3 meses, mas ainda menstruada, é normal?

Além de pílulas anticoncepcionais ou inserção de DIU, outros tipos de contracepção também podem ser métodos de injeção. Mas às vezes, há quem sinta a injeção do planejamento familiar por 3 meses, mas ainda menstrua. Isso é comum porque o corpo está se adaptando às mudanças hormonais após receber a injeção. Na verdade, esses efeitos colaterais podem durar até um ano até que o ciclo menstrual volte ao normal. No entanto, se houver sintomas considerados significativos, não há nada de errado em consultar um especialista.

Como funcionam as injeções de KB

A injeção anticoncepcional de 3 meses é um método contraceptivo que injeta hormônios no corpo. Ele contém um hormônio chamado medroxiprogresterona que é semelhante ao hormônio feminino natural progesterona. Então, como funciona é dividido em 3, a saber:
  • Impede a liberação de ovos

Esse hormônio atua na glândula pituitária evitando que os ovários produzam óvulos. Sem a célula-ovo, é certamente impossível para uma pessoa engravidar.
  • Mudar o muco no colo do útero

As injeções anticoncepcionais também aumentam a produção de muco no colo do útero. Quando há um acúmulo dessa substância pegajosa, torna-se mais difícil para os espermatozoides chegarem ao útero.
  • Reduz o crescimento endometrial

Os hormônios nas injeções anticoncepcionais também reduzem o crescimento do endométrio, o tecido que reveste a parede uterina. Assim, mesmo que ocorra a fertilização, o processo de fixação à parede uterina torna-se difícil. O endométrio é muito fino e não permite o crescimento de ovos. A injeção pode ser administrada no braço ou nas nádegas. Recomenda-se administrar a injeção no 5º dia durante a menstruação. Como o nome indica, esta injeção é administrada a cada 3 meses. Sua eficácia é de cerca de 12-14 semanas. Se feito a cada 3 meses, esse método é 99% eficaz na prevenção da gravidez. Mesmo assim, essa possibilidade pode cair para cerca de 94%. Isso significa que em cada 100 mulheres que recebem a injeção, cerca de 6 podem ter uma gravidez inesperada. [[Artigo relacionado]]

Efeitos colaterais da injeção de KB

Cada método anticoncepcional tem seus próprios efeitos colaterais. Incluindo 3 meses de injeções de planejamento familiar, mas ainda menstruando ou com ciclos menstruais confusos. Isso é razoável porque inclui um dos efeitos colaterais, a saber:

1. Sangramento irregular

Este é o efeito colateral mais comum depois que uma pessoa toma uma injeção anticoncepcional. Esses efeitos colaterais podem ocorrer por 6-12 meses após a primeira injeção. Esses tipos de sangramento irregular são:
  • Sangrando entre

Algumas pessoas podem sentir sangramento de descoberta ou sangramento entre os ciclos menstruais. Normalmente, isso acontece por alguns meses após a administração da injeção anticoncepcional. Até 70% das mulheres experimentam durante o primeiro ano.
  • Menstruação excessiva

Existem também aquelas que apresentam menstruação com maior volume de sangue e períodos mais longos. Isso não é comum, mas ainda é possível. No entanto, essa condição vai diminuir por conta própria após alguns meses.
  • Sem menstruação

Após um ano de uso da injeção anticoncepcional de 3 meses, também há relatos de mulheres que não menstruaram mais. Doença amenorréia isso é seguro e comum. Além disso, também há quem esteja menstruando, mas o volume de sangue que sai é muito pequeno. Não se preocupe, isso não significa que você está grávida. Isso significa que o ovo está descansando e o revestimento uterino não está crescendo.

2. Queixas digestivas

Além dos problemas menstruais, também existem outros efeitos colaterais relacionados à digestão. Alguns exemplos são dores de estômago, náuseas, falta de apetite e aumento de peso. Depois de alguns meses, essas queixas irão diminuir e voltar ao normal.

3. Mudanças físicas

Existem também efeitos colaterais na forma de alterações físicas, como queda de cabelo, aparecimento de acne, até que os pelos no corpo fiquem mais grossos. Às vezes, essa condição também é acompanhada por queixas de seios doloridos. Mas, novamente, esta é uma reclamação comum e nada com que se preocupar. É muito raro que ocorram problemas graves devido à injeção anticoncepcional de 3 meses. [[Artigo relacionado]]

Por que ocorrem os efeitos colaterais?

Os efeitos colaterais que ocorrem após a administração de uma injeção anticoncepcional de 3 meses não podem ser separados da influência dos hormônios que são colocados no corpo. Em cada injeção, a dose progestina dado é bastante alto. Isso significa que o corpo precisa se adaptar a mudanças repentinas nos níveis hormonais. Geralmente, os primeiros meses desde a primeira injeção são a pior fase. Os efeitos colaterais podem ser significativos. Mas após o terceiro ou quarto período de injeção, o corpo começa a saber como responder a esse aumento nos hormônios e os efeitos colaterais são muito menores. Visto que as injeções anticoncepcionais a cada 3 meses é um método que deve ser continuado, não há muito que você possa fazer para prevenir os efeitos dos hormônios. [[Artigo relacionado]]

Notas de SehatQ

Porém, preste atenção se houver queixas como menstruação com duração de 14 dias com volemia muito grande. Além disso, as pessoas que apresentaram fraturas ou histórico de câncer de mama também devem consultar antes de iniciar as injeções de planejamento familiar. Para discutir mais detalhadamente os fatores de risco para a injeção anticoncepcional de 3 meses, pergunte ao médico diretamente no aplicativo de saúde da família SehatQ. Baixe agora em App Store e Google Play.