Cuidado com as causas de bebês com vômito amarelo e aprenda as ações de manuseio

O vômito do bebê pode indicar uma série de condições, que variam de normais a perigosas. O vômito do bebê é considerado normal se ocorrer após a alimentação ou amamentação, se for branco ou da cor da comida anterior e não for acompanhado de outros sintomas. Por outro lado, existem condições que indicam que o vômito do bebê não é normal. Um deles é um bebê vomitando amarelo.

Causas do vômito do bebê amarelo

Vômito amarelo em bebês pode indicar a presença de uma pequena quantidade de bile que sai. Esse fluido é produzido pelo fígado e armazenado na vesícula biliar. Aqui estão algumas condições possíveis que podem fazer com que um bebê vomite amarelo.

1. Distúrbios nos intestinos

Uma das causas do vômito amarelo em bebês é um distúrbio no intestino ou no intestino grosso do bebê.

2. Estômago vazio

Outra possível causa do vômito amarelo do bebê é que o estômago do bebê está vazio, onde não há mais conteúdo estomacal que possa ser regurgitado de forma que uma pequena quantidade de bile também saia. A condição de estômago vazio também pode ser causada pelo fato de ele ter vomitado várias vezes, de modo que nada mais pode ser expelido de seu estômago.

3. Bloqueio intestinal

A icterícia em bebês também pode ser desencadeada por obstrução intestinal causada por um defeito de nascença, bloqueio de mecônio (primeiras fezes do bebê) ou torção do intestino (volvo). Condições perigosas que fazem o bebê vomitar icterícia, como bloqueio de mecônio e volvo, geralmente são diagnosticadas no primeiro mês de vida do bebê. No entanto, crianças em idade escolar também podem desenvolver volvo mais tarde na vida se seus intestinos estiverem propensos a torcer devido a uma condição congênita. [[Artigo relacionado]]

Condições de vômito amarelo a serem observadas

O vômito amarelo em bebês é considerado inofensivo se o bebê apresentar melhora do quadro em 24 horas. No entanto, se o bebê já vomitou muitas vezes antes, ele vomita amarelo e apresenta muco ou espuma, consulte imediatamente um médico para obter o tratamento correto. Além disso, se o bebê vomitar amarelo esverdeado ou verde brilhante, leve imediatamente o filho ao pronto-socorro. O vômito de líquido verde em bebês é algo que deve ser tratado imediatamente e não deve ser retardado.

Como lidar com o vômito amarelo do bebê

O leite materno ainda pode ser dado depois que o bebê vomitar icterícia. Existem várias maneiras de lidar com o vômito amarelo do bebê, que podem ser feitas como tratamento inicial antes de levá-lo ao médico.

1. Dê solução SRO para bebês que bebem leite em pó

Se o bebê for alimentado com fórmula, dê solução SRO por 8 horas. Para vômitos únicos, dê SRO metade da quantidade usual a cada 1-2 horas. Se o bebê vomitar repetidamente, dê SRO por 8 horas. Se você não tem SRO, pode usar fórmula depois que o bebê vomitar icterícia até que ele pegue SRO. Se o seu bebê ficou 8 horas sem vomitar, você pode voltar à alimentação normal com fórmula.

2. Bebês amamentados ainda podem ser amamentados

Se o bebê vomitar icterícia apenas uma vez, ele ainda poderá receber leite materno a cada 1-2 horas pela metade da duração normal. Se o bebê vomitar icterícia mais de uma vez, alimente-o por 5 minutos a cada 30-60 minutos. Se o bebê já passou 4 horas sem vomitar, volte ao leite materno regularmente. Bebês amamentados geralmente não precisam de líquidos SRO porque o leite materno é facilmente digerido e geralmente bem tolerado em condições de vômito. No entanto, o SRO pode ser usado se o vômito piorar.

3. Pare de alimentos sólidos

Evite todos os tipos de alimentos sólidos em bebês que estão vomitando. Esse tipo de alimento só pode ser devolvido gradativamente se o bebê sobreviver 8 horas sem vomitar.

4. Não dê medicamentos sem receita

Não dê remédio descuidado se o bebê vomitar amarelo. Você só deve dar o medicamento recomendado pelo médico após o tratamento inicial do bebê com vômito amarelo.

5. Descansar o estômago de um bebê que vomita repetidamente

Se o vômito amarelo do bebê ocorrer repetidamente, não dê comida e bebida imediatamente para evitar que volte. Descanse o estômago do bebê por um tempo. Você também pode ajudar o bebê a dormir e descansar mais porque esse método de lidar com o vômito amarelo também pode ajudar a descansar seu estômago.

6. Fique atento a sinais de desidratação

A maioria dos problemas estomacais em bebês melhora antes de ficarem desidratados. No entanto, fique de olho e esteja atento a sinais de desidratação que podem ocorrer em bebês.
  • Diminuição do número de lágrimas ou bebê chorando sem lágrimas
  • Olhos fundos
  • O número de fraldas molhadas é reduzido ou o bebê não está mais urinando.
Se você observar sinais de desidratação e vômitos amarelos em seu bebê não passarem, leve-o imediatamente ao hospital para receber cuidados médicos. Em particular, se essa condição também for acompanhada por outros sintomas, como febre alta, o bebê fica agitado ou chorando constantemente e não há nenhum fluido que possa durar muito no estômago do bebê. Se você tiver dúvidas sobre os problemas de saúde das crianças, pode perguntar ao médico diretamente no aplicativo de saúde da família SehatQ gratuitamente. Baixe o aplicativo SehatQ agora na App Store ou Google Play.