Órgãos respiratórios humanos, esses tipos e sistemas de trabalho

Ao respirar, muitos órgãos desempenham um papel no processamento do oxigênio (O2) que respiramos. Os órgãos do sistema respiratório humano trabalham juntos e são responsáveis ​​pela troca de gases oxigênio e dióxido de carbono no corpo. Os principais órgãos respiratórios humanos são os pulmões. No entanto, antes que o ar possa chegar aos pulmões, o oxigênio passa por outros órgãos respiratórios sequencialmente, do topo, pelo nariz ou boca, à laringe e, então, gradualmente desce pela traquéia até o alvéolo.

Saiba mais sobre órgãos respiratórios humanos

Os órgãos respiratórios humanos são divididos em duas partes, superior e inferior. Existem muitos órgãos que desempenham um papel importante para que os humanos possam continuar a respirar corretamente. Os órgãos do sistema respiratório humano podem ser divididos em dois grupos com base em sua localização, ou seja, os órgãos respiratórios superiores e os órgãos respiratórios inferiores.

1. Órgãos respiratórios superiores humanos

Existem quatro órgãos do sistema respiratório que estão incluídos na parte superior, a saber:

• Narina

Quando os humanos respiram normalmente, o ar entra no corpo pelas narinas ou cavidade nasal. Dentro das narinas existe uma camada interna de pele pegajosa, semelhante a uma membrana mucosa, chamada de membrana mucosa. Esta membrana funciona para filtrar o ar que entra. Esta função pode funcionar devido à presença de fios de cabelo finos como filtro para o pó e a sujidade que entra com o ar que respiramos. Esses cabelos finos são chamados de cílios. Por cílios, as fezes filtradas, serão expelidas por meio de espirros. É por isso que, se você estiver em uma sala empoeirada, você espirrará.

• seios da face

Os seios da face são pequenos orifícios nos ossos do crânio, que estão conectados às narinas. Os seios da face desempenham um papel importante na regulação da temperatura e umidade do ar que respiramos. Além disso, devido à sua presença na forma de pequenos orifícios, os seios da face desempenham um papel no alívio do peso dos ossos da cabeça. Esse único órgão respiratório humano também afeta o som que produzimos.

• Faringe

O próximo órgão respiratório é a faringe, que é o termo médico para a garganta. Esse órgão serve para capturar o ar que entra pelo nariz e encaminhá-lo para a traqueia ou vias aéreas. Lembre-se de que a garganta não é um canal alimentar. O órgão usado como passagem para o alimento é conhecido como esôfago.

• Laringe

Os seres vivos que podem produzir som geralmente têm laringe, incluindo os humanos. A laringe, também conhecida como caixa de voz. Quando o ar entra e sai pelo trato respiratório, um som é produzido. É aí que a laringe desempenha um papel na produção de som. No interior da laringe, existe um importante órgão que desempenha um papel na produção do som, nomeadamente as cordas vocais.

2. Órgãos respiratórios humanos inferiores

Na parte inferior, também existem quatro órgãos respiratórios humanos, a saber:

• Traqueia

A traqueia também pode ser referida como a via aérea principal, que conecta os órgãos respiratórios superiores aos pulmões. Ele está localizado logo abaixo da laringe. A traquéia possui um anel de cartilagem que serve para sustentar esse órgão, permitindo que ele permaneça flexível quando os humanos inalam ou respiram oxigênio.

• Pulmões

A função pulmonar, é claro, não é mais estranha para você. Os pulmões são um par de órgãos esponjosos cheios de ar localizados em cada lado do tórax. Tanto o pulmão esquerdo quanto o direito são protegidos pela caixa torácica ou caixa torácica. Os pulmões são os principais órgãos respiratórios humanos. Os pulmões também são considerados um dos maiores órgãos do nosso corpo.

• brônquios

A traqueia, ou via aérea principal, tem a forma de um “Y” invertido. A traqueia é uma passagem reta acima dela, enquanto seus dois ramos, um à esquerda e outro à direita, são chamados de brônquios. Os brônquios, que são ramos da traquéia, entram diretamente nos pulmões. Nos pulmões, os brônquios novamente se ramificam, tornam-se bronquíolos e fornecem o suprimento de ar para os pulmões.

• Diafragma

O diafragma é um músculo respiratório localizado abaixo dos pulmões. Este músculo se contrairá quando inspiramos e relaxará novamente quando expirarmos. [[Artigo relacionado]]

Viagem aérea no corpo humano

O ar inalado entrará nos órgãos respiratórios humanos sequencialmente. Quando respiramos, o oxigênio entra pelo nariz ou boca e, em seguida, pelos seios da face. De acordo com a função sinusal descrita acima, a temperatura do ar que respiramos será regulada, assim como a umidade. Dos seios da face, o ar entra na traqueia e é encaminhado para os brônquios. Nos brônquios, o ar flui uniformemente pelos pulmões, por meio de suas ramificações, ou seja, os bronquíolos. Nas extremidades dos bronquíolos, existem sacos de ar chamados alvéolos. Nos alvéolos, haverá uma troca de ar limpo ou oxigênio recém-inalado, com ar sujo, ou dióxido de carbono, que é um produto residual da circulação respiratória. Do alvéolo, o dióxido de carbono será expelido novamente pelos órgãos respiratórios, para ser exalado para fora dos pulmões. Enquanto isso, o ar puro do alvéolo é transportado pelos vasos sangüíneos até o coração, onde é bombeado por todo o corpo.

Doenças do sistema respiratório humano

A asma é uma doença dos órgãos respiratórios humanos

o que é comum. Quando o ar que você respira está sujo, o clima está irregular ou surgem alergias, vários distúrbios nos órgãos respiratórios humanos podem ocorrer. Das muitas doenças respiratórias, algumas das quais ocorrem com bastante frequência, como a seguir.

1. Asma

A asma é uma das doenças mais comuns dos órgãos respiratórios humanos. Essa condição é causada pela inflamação do trato respiratório. Além de causar falta de ar nas pessoas, a asma também pode causar outros sintomas, como tosse e dor no peito.

2. Pneumonia

Pneumona é uma doença dos órgãos respiratórios causada pela infecção dos sacos de ar (alvéolos) dos pulmões. A infecção pode ser desencadeada por bactérias, vírus ou fungos. Em algumas pessoas, essa condição desaparece em duas ou três semanas. Mas, em certos casos, pode ocorrer pneumonia grave, até mesmo com risco de vida.

3. Doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC)

Existem vários distúrbios respiratórios incluídos na DPOC. Esse distúrbio, em geral, pode causar sintomas como falta de ar e tosse com catarro. Embora os sintomas que podem ser causados ​​não pareçam graves. Mas, na verdade, a DPOC é um dos distúrbios respiratórios mais perigosos, porque é difícil de curar.

4. Bronquite crônica

A bronquite crônica é uma das doenças que se enquadram na DPOC. Um sintoma comum experimentado por quem sofre de bronquite crônica é uma tosse que não passa.

5. Câncer de pulmão

De acordo com dados da OMS, o câncer de pulmão é um dos tipos mais comuns de câncer na Indonésia. Além da falta de conscientização sobre sua prevenção, o câncer de pulmão é realmente difícil de detectar. Os sintomas aparecem lentamente, ao longo de um período de anos. Os sintomas típicos de câncer de pulmão incluem:
  • Tosse crônica
  • Mudança de voz
  • Respiração parece áspera
  • Tosse com sangramento
[[artigos relacionados]] Manter a saúde dos órgãos respiratórios humanos é certamente importante. De agora em diante, evite hábitos ruins, como fumar e consumir alimentos e bebidas não saudáveis. Pratique exercícios regularmente, para que uma vida saudável seja alcançada.