Dor atrás do joelho: causas e como superá-la

Dor atrás do joelho certamente pode atrapalhar a atividade. Embora essa condição seja comum, você ainda não deve considerá-la garantida. Para tratar a dor na parte de trás do joelho, primeiro você precisa saber qual é a causa.

O que causa dor atrás do joelho?

O joelho é a maior articulação do corpo e também é mais suscetível a lesões, incluindo dores atrás do joelho. Quando ocorre dor na parte de trás do joelho, é certo que as atividades que você está realizando podem ser prejudicadas. Na verdade, o que causa dor atrás do joelho? Aqui está a explicação.

1. Cãibras nas pernas

A dor atrás do joelho pode ser causada por cãibras nas pernas. Cãibras são um sintoma de músculos e nervos tensos ou contraídos. Essa condição pode ocorrer porque os músculos realizam muita atividade sem serem acompanhados de alongamento. O músculo da panturrilha é a área do pé que apresenta cãibras com mais frequência. No entanto, os músculos de outras áreas da perna também podem causar cãibras, incluindo os músculos da parte posterior da coxa, perto do joelho. Cãibras na área das pernas podem ser causadas por tensão nos músculos e nervos. Cãibras nas pernas, que causam dor na parte de trás do joelho, podem ocorrer repentinamente. Essa dor pode durar de alguns segundos a 10 minutos ou por muito tempo, causando forte desconforto e dor. Mesmo que a dor atrás do joelho tenha diminuído, você ainda pode sentir dor nos músculos das pernas por várias horas depois. Geralmente, as pessoas que têm tendência a cãibras nas pernas são desidratadas, infecções (tétano), doenças do fígado, excesso de toxinas no sangue e doenças nervosas nas pernas. Leia também: Causas de cãibras nas pernas durante o sono e como superá-las

2. Lesão no tendão ou joelho do saltador

A próxima causa de dor atrás do joelho é uma lesão no tendão (joelho do saltador) também conhecida como tendinite patelar. Essa condição pode ocorrer quando o músculo que conecta a rótula e a panturrilha é lesado. Geralmente, a causa da lesão no tendão é quando você pula ou muda de direção repentinamente. Por exemplo, quando os atletas ou pessoas praticam esportes ativos, como jogar vôlei ou basquete. Esses movimentos podem causar pequenas rupturas no tendão. Como resultado, os tendões ficam inchados e enfraquecidos. Além da dor na região posterior do joelho, os sintomas de uma lesão no tendão também podem causar dor abaixo da rótula. Essa dor pode piorar com o tempo, acompanhada de rigidez e dificuldade para dobrar ou endireitar o joelho, especialmente se não tratada imediatamente.

3. Luxação do joelho ou entorse do joelho

A próxima causa de dor atrás do joelho é uma torção ou luxação do joelho. As luxações do joelho podem ocorrer devido a um impacto, queda ou acidente que pode deslocar ou quebrar um de seus ossos, como o fêmur, a tíbia e a rótula. Se a causa da dor na parte posterior do joelho for uma torção no joelho, consulte imediatamente o seu médico para evitar o risco de complicações mais graves.

4. Cisto de Baker

O aparecimento de um cisto de Baker também pode causar dor atrás do joelho. O cisto de Baker é uma bolsa de líquido que se acumula na parte de trás do joelho. Este fluido lubrificante é realmente útil para proteger a articulação do joelho do atrito. No entanto, quando a produção de fluidos ocorre em excesso, especialmente em pessoas com artrite, ela causa dor atrás do joelho e inchaço. A princípio, o aparecimento de um cisto de Baker pode não ser perceptível por ser pequeno e indolor. Conforme o cisto continua a crescer, ele pode exercer pressão sobre os músculos ao redor ou sobre os tendões e nervos, causando dor. Os cistos de Baker podem crescer até o tamanho de uma bola de tênis de mesa. Pessoas com cistos de Baker geralmente sentem pressão na parte de trás do joelho, o que pode causar uma sensação de formigamento se o cisto atingir um nervo. Os cistos de Baker podem desaparecer por conta própria. No entanto, se o cisto for grande o suficiente para causar dor, é melhor consultar um médico para o tratamento adequado. Os médicos podem realizar ações na forma de injeções de esteróides, fisioterapia ou remoção de fluido de cisto.

5. Joelho de corredor

Os corredores correm o risco de experimentar joelho de corredor Para aqueles que gostam de correr, talvez devam ser mais cuidadosos. Porque, você está mais em risco de experimentar joelho de corredor. Joelho de corredor é uma condição caracterizada por danos à cartilagem da articulação do joelho. Quando a cartilagem é perdida, os ossos do joelho esfregam uns contra os outros, causando dor atrás do joelho.

6. Artrite (artrite)

Uma das causas da dor atrás do joelho é a artrite ou artrite. Para pessoas com artrite, o tecido cartilaginoso que amortece e apóia a articulação do joelho é gradualmente danificado, causando dor na parte posterior do joelho. Existem vários tipos de artrite que podem causar dores na parte posterior do joelho, nomeadamente osteoartrite e artrite reumatóide. A osteoartrite é uma doença articular degenerativa mais comum em idosos. Enquanto isso, a artrite reumatóide é uma condição em que o sistema imunológico do corpo ataca o tecido saudável na articulação do joelho. Para superar essa condição, você pode fazer atividade física e consultar um médico. O médico pode fornecer o tratamento na forma de injeções e administração de certos medicamentos.

7. Lesão de isquiotibiais

Uma lesão no tendão da coxa é um sinal de distensão ou ruptura muscular. Outra causa de dor atrás do joelho é uma lesão no tendão. Uma lesão no tendão da coxa é uma condição caracterizada por uma ruptura ou tensão em um ou mais músculos da parte posterior da coxa. A tensão nos músculos isquiotibiais pode ocorrer quando o músculo é puxado demais. Como resultado, essa condição causa uma lesão ou laceração que causa dor na parte de trás do joelho. Geralmente, o processo de recuperação dos músculos isquiotibiais pode levar até meses. Lesões nos músculos isquiotibiais geralmente ocorrem em atletas que correm rápido, como jogadores de futebol, tênis ou basquete.

Como lidar com a dor na parte de trás do joelho

Quando a região da perna ficar vermelha de dor atrás do joelho, consulte um médico imediatamente. Depois de saber a causa da dor atrás do joelho, você pode tomar várias maneiras de superá-la. Veja como lidar com a dor na parte de trás do joelho que você pode fazer para aliviar a dor em casa.

1. Faça o método RICE

Um método conhecido por ser eficaz no tratamento da dor na região posterior do joelho é o RICE. A maioria dos casos de dor na parte posterior do joelho classificados como leves pode ser tratada com o método RICE. Este método pode ajudar a reduzir a dor e o inchaço atrás do joelho. O método RICE significa:
  • Descanso (descanso). Você pode descansar a dor na parte de trás do joelho por alguns minutos.
  • Glacê (fazendo uma compressa fria). Você pode embrulhar alguns cubos de gelo em uma toalha ou pano limpo e colocá-los na área atrás dos joelhos por 20 minutos. Faça essa etapa várias vezes ao dia até que a dor desapareça.
  • Compressão (pressionando a área ferida com um curativo). Você pode usar uma bandagem de compressão para apoiar o joelho. No entanto, certifique-se de que o curativo não esteja muito apertado.
  • Elevando (levanta o joelho lesionado). Posicione o joelho lesionado mais alto que o coração, colocando vários travesseiros.

2. Tome analgésicos

A próxima maneira de lidar com a dor na parte de trás do joelho é tomando analgésicos. Você pode tomar ibuprofeno, naproxeno ou aspirina para aliviar a dor e o inchaço atrás do joelho. Com isso, o processo de recuperação pode ser mais rápido.

3. Consulte um médico

Você realmente pode fazer como lidar com a dor atrás do joelho em casa. No entanto, se a dor na parte de trás do joelho não passar, é melhor consultar um médico. Você também precisa consultar um médico imediatamente se:
  • Dor atrás do joelho é prolongada
  • Pés inchados
  • A área dolorida do pé está vermelha e quente
  • Febre
  • Você tem um histórico de coágulos sanguíneos
  • Difícil de respirar
  • As pernas não suportam o corpo
  • Mudanças na área da articulação do joelho
O médico fará outros exames, como ressonância magnética ou tomografia computadorizada, e determinará o curso de ação. Por exemplo, a administração de drogas, injeções, terapia ou cirurgia pode ser necessária de acordo com a gravidade da dor atrás do joelho. [[artigo relacionado]] Dor atrás do joelho pode certamente atrapalhar as atividades. Embora essa condição seja comum, você ainda não deve considerá-la garantida. Identifique a causa da dor na parte posterior do joelho consultando um médico para obter o tratamento correto.