Níveis elevados de dímero D em pacientes com Covid-19, por quê?

O termo dímero-D ainda pode soar estranho para muitas pessoas. O ex-ministro da SOE, Dahlan Iskan, discutiu o termo em uma postagem de blog intitulada “Up Again” em fevereiro passado. Alega-se que o D-dímero é uma coisa importante a se prestar atenção em pacientes com Covid-19. Porque alguns dos pacientes da Covid-19 morreram não por causa do vírus corona. Em vez disso, é devido a ataques cardíacos, derrames e gangrena nas pernas associadas aos dímeros-D.

O que é um dímero D?

D-dímero é um fragmento de proteína que ajuda no processo de coagulação ou coagulação do sangue. Esse processo geralmente ocorre quando você se machuca para estancar o sangramento. Se o sangramento parar, o coágulo será quebrado. Algumas substâncias residuais, incluindo d-Dimer, irão flutuar no sangue. Essa substância residual geralmente desaparece por si mesma com o tempo. No entanto, os níveis sanguíneos de dímero D também podem ser elevados se você tiver um distúrbio de coagulação do sangue, como trombose venosa profunda (TVP). Em seus escritos, Dahlan também deu um termo exclusivo para D-dímero, a saber "cendol-cendol" (coágulo) no sangue. O exame do dímero D é feito através da coleta de uma amostra de sangue para dar uma ideia da presença ou ausência de coágulos no sangue. O limite máximo para dímero D é 500 ng / ml. Níveis elevados de dímero D no sangue podem indicar coagulação sanguínea ativa, que pode ser anormal.

Dímero D em pacientes Covid-19

A infecção pelo vírus corona pode desencadear coágulos sanguíneos. Os coágulos sanguíneos correm mais risco em pessoas fisicamente inativas, obesas, fumantes ou que costumam comer alimentos gordurosos. Enquanto isso, em pacientes com Covid-19, os coágulos sanguíneos são propensos a ocorrer devido à infecção com o próprio vírus corona. Níveis elevados de dímero D também estão associados a:
  • Inflamação sistêmica

A inflamação sistêmica pode ser causada pela infecção pelo vírus Sars-Cov-2. Essa condição é a resposta do corpo à infecção. Você pode sentir sintomas como febre alta, batimentos cardíacos e respiratórios acelerados e contagem anormal de glóbulos brancos.
  • Tempestade de citocinas

A tempestade de citocinas é a liberação de citocinas (proteínas especiais) em excesso para que o sistema imunológico possa realmente danificar o corpo. Quando o vírus Sars-Cov-2 entra no corpo, os glóbulos brancos respondem produzindo citocinas. No entanto, a superprodução de citocinas pode realmente causar uma tempestade de citocinas. Ambos podem causar distúrbios de coagulação do sangue que aumentam os níveis de dímero-D quando testados. Quanto mais alto o D-dímero, maior o risco de pacientes com Covid-19 apresentarem bloqueios devido a coágulos sanguíneos. Como resultado, existem vários outros problemas de saúde que podem ser fatais. Geralmente, os pacientes com COVID-19 que são bastante graves têm níveis de dímero-D mais altos do que os casos leves. Coágulos sanguíneos em pacientes com Covid-19 também podem causar embolia pulmonar e tromboembolismo venoso. Portanto, os pacientes com Covid-19 com níveis mais elevados de dímero-D devem receber atenção especial. Outros testes podem ser necessários para confirmar se realmente há um coágulo sanguíneo anormal ou não.
  • As últimas notícias sobre a vacina corona: Desenvolvimento de vacina Corona
  • Vacinação Covid-19 para idosos: Como se registrar para a vacina Covid-19 para idosos
  • Preparação para a vacinação de cooperação mútua: Diferença entre a vacinação de Gotong royong e a vacinação do governo

Superando altos níveis de dímero D

Os anticoagulantes ajudam a diluir os coágulos sanguíneos. No tratamento de níveis elevados de dímero D, o seu médico pode prescrever medicamentos para diluir o sangue (anticoagulantes). A droga funciona para dissolver coágulos sanguíneos perigosos causados ​​pela inflamação em pacientes com Covid-19. Isso pode ajudar a normalizar a condição e prevenir complicações perigosas em pacientes com Covid-19. No entanto, a droga deve ser usada apropriadamente porque teme-se que cause sangramento. Existe um mito que diz que beber muita água pode diluir os coágulos sanguíneos. Infelizmente, essa não é uma forma comprovada. Portanto, você ainda precisa de tratamento médico para tratar a doença. Por outro lado, certifique-se de manter seu corpo saudável usando uma máscara, lavando as mãos, mantendo distância, evitando multidões e limitando a mobilidade durante esta pandemia. Se você quiser perguntar mais sobre a Covid-19, pergunte ao médico diretamente no aplicativo de saúde da família SehatQ. Baixe agora em App Store e Google Play .