Nos primeiros 1000 dias de vida, que vão desde a fertilização no útero até os 2 anos de idade, os bebês têm um desenvolvimento muito rápido. Esse crescimento e desenvolvimento devem ser monitorados com instrumentos de medição precisos e de fácil compreensão para os pais, um deles é o uso do cartão de saúde (KMS). O Cartão à Saúde (KMS) é um cartão que contém informações sobre a curva de crescimento das crianças com base no peso de acordo com a idade e diferenciadas por sexo. Além de ser usado para monitorar o desenvolvimento infantil, o KMS também pode ser usado como uma diretriz para profissionais de saúde no fornecimento de nutrição e educação em saúde infantil. KMS é geralmente monitorado por profissionais de saúde todos os meses, quando o bebê é examinado no centro de saúde. No entanto, os pais também podem monitorar o crescimento e o desenvolvimento de seus filhos baixando um cartão gratuito para a saúde que está disponível na loja de aplicativos em um smartphone.
Qual é a função do cartão para a saúde?
O cartão para a saúde tem sido usado para monitorar o crescimento e o desenvolvimento das crianças na Indonésia desde os anos 1970. No entanto, o conteúdo do KMS foi ajustado várias vezes ao KMS usado hoje, que já se baseia nas normas da Organização Mundial da Saúde (OMS) emitidas em 2006. O conteúdo do KMS costuma ser dividido em duas partes, sendo que a primeira parte contém mensagens e notas importantes para as mães e a segunda parte para as crianças. A seção materna contém notas sobre como manter a saúde desde a gravidez, durante o parto, até o período pós-parto, sem deixar de priorizar a saúde materna. Já na segunda parte há um histórico da saúde da criança, incluindo medidas físicas (peso, comprimento, perímetro cefálico, etc.). Há também mensagens importantes para a manutenção da saúde do nascimento até os 5 anos de idade, a importância do aleitamento materno exclusivo, imunização, como dar alimentação complementar, histórico de doenças e prevenção de acidentes em crianças. Existem três funções principais do cartão em relação à saúde em si, a saber,- Uma ferramenta para monitorar o crescimento das crianças por meio de gráficos de crescimento de acordo com os padrões da OMS listados no KMS. Este gráfico é usado para determinar se uma criança está crescendo normalmente ou se experimentando distúrbios de crescimento quando visto de seu crescimento físico.
Se o gráfico de peso da criança segue o gráfico de crescimento do cartão para ser saudável, significa que a criança está crescendo bem e relativamente não experimentando distúrbios significativos. Por outro lado, se o gráfico de peso da criança não corresponder à curva, certos distúrbios de crescimento podem ocorrer na criança.
- Registros dos serviços de saúde da criança, pois no cartão de saúde também consta o histórico dos serviços de saúde recebidos pela criança, incluindo o esquema de imunização e a administração de cápsulas de vitamina A.
- Ferramentas educacionais porque o KMS também inclui maneiras de cuidar das crianças, como alimentação adequada e manuseio quando as crianças têm diarreia.