Como calcular seu próprio HPL em casa, aqui está a fórmula

O nascimento do bebê no mundo é algo que todo futuro pai espera. Saber a estimativa da data de nascimento também é importante para as mulheres grávidas, ao preparar todos os detalhes antes que chegue o dia tão esperado. Como precaução de preparação, existe uma maneira de calcular o HPL (dia previsto de nascimento) que você mesmo pode fazer para estimar quando seu bebê vai nascer. Como? Aqui está o resumo completo para você.

Como calcular o HPL você mesmo

Citado de Stanford Childrens, a data estimada de nascimento geralmente inclui 3 itens. Primeiro, determine o primeiro dia da menstruação, depois conte 3 meses do calendário a partir dessa data e, finalmente, adicione um ano e os últimos 7 dias a essa data. Em geral, a gravidez dura em média 38-40 semanas, ou cerca de 280 dias a partir do primeiro dia de sua última menstruação (DUM). Se você tem um ciclo menstrual regular de 28 dias, você pode usar Fórmula de Naegele para calcular HPL. Essa fórmula é feita com um cálculo simples, você só precisa calculá-la assim: HPHT + 7 dias - 3 meses , por exemplo:
  • Se seu HPHT for 1º de janeiro de 2019, adicione 7 dias a 8 de janeiro de 2019. Em seguida, subtraia 3 meses para chegar a 8 de outubro de 2019, com o ano permanecendo o mesmo. Portanto, seu HPL é 8 de outubro de 2019.

  • Enquanto isso, se seu HPHT for 1º de maio de 2019, adicione 7 dias a 8 de maio de 2019. Depois, subtraia 3 meses até 8 de fevereiro de 2019 e adicione 1 ano a 8 de fevereiro de 2020. Portanto, seu HPL é 8 de fevereiro de 2020.
No entanto, algumas mulheres têm ciclos menstruais mais longos ou mais curtos do que 28 dias, por isso não é fácil aplicar a fórmula de Naegele. Como alternativa, existe outra fórmula que pode ser usada para calcular HPL, a saber Fórmula de Parikh. A fórmula de Parikh é usada para ciclos menstruais irregulares. Ao calcular esta fórmula, você precisa calculá-la assim: HPHT + 9 meses + (duração do ciclo menstrual - 21 dias) Por exemplo, se seu HPHT é 1º de março de 2019 com um ciclo menstrual de 35 dias, então 1º de março de 2019 mais 9 meses, ou seja, 1º de dezembro de 2019 mais 35 dias - 21 dias, que é 14 dias. Portanto, seu HPL é 1º de dezembro de 2019 + 14 dias = 15 de dezembro de 2019. Observe que este cálculo pode não ser preciso. Porque apenas 5 em cada 100 mulheres dão à luz seus bebês de acordo com o HPL. Em outras palavras, o nascimento pode ocorrer mais cedo ou mais tarde e até mesmo se desviar por até duas semanas. Mesmo assim, determinar a semana do parto ainda é importante, para que as mães possam se preparar e receber os devidos cuidados antes do parto. [[Artigo relacionado]]

Como calcular HPL pelo médico

Se você não sabe o primeiro dia de sua última menstruação, pode descobrir a data do parto para HPL indo a um ginecologista. Como calcular o HPL por um médico será feito por:

1. Fazendo ultrassom

O ultrassom ou ultrassom geralmente é feito no primeiro trimestre da gravidez ou antes da 13ª semana de gravidez. Não só para ver o desenvolvimento do feto, a ultrassonografia também pode estimar a data do parto. Em uma ultrassonografia transvaginal, o médico medirá o comprimento do feto, que também é uma forma de estimar a idade do feto para que possa fornecer uma data aproximada de nascimento. Outro método que pode ser usado é o ultrassom do diâmetro biparietal, em que esse ultrassom mede o diâmetro do crânio fetal e pode ser mais preciso do que outros métodos.

2. Medir a altura do fundo uterino

Como calcular o HPL por um médico também pode ser feito medindo a altura do fundo do útero. O fundo do útero é a parte mais alta do abdômen. Esta parte deve crescer à medida que a gravidez continua. Então, é importante saber a idade gestacional.

Após 20 semanas, a altura uterina (em cm) será igual ao número de semanas de sua gravidez. Por exemplo, quando você está com 21 semanas de gravidez, sua altura uterina deve ser de 21 cm. No entanto, às vezes, a altura do fundo do útero nem sempre corresponde à idade gestacional, pode ser menor ou maior porque é influenciada pela quantidade de líquido amniótico, gestações múltiplas, etc. Embora o HPL nem sempre seja preciso, é importante consultar um médico, principalmente depois que a idade gestacional se aproxima do momento do parto. Isso pode ajudá-lo a se acalmar em face do parto mais tarde.

Causas comuns de HPL fora do prazo

Como calcular o HPL não pode ser usado como uma referência definitiva para o tempo de entrega. Na verdade, seja calculando a data de nascimento você mesmo ou por um médico, a data de nascimento ainda pode mudar de um horário pré-determinado. Existem várias causas comuns que fazem com que a forma de calcular o HPL muitas vezes não corresponda à hora do nascimento, a saber:

1. Cálculo incorreto da data HPHT

Calcular o HPL do HPHT é a principal coisa a fazer para determinar a data de nascimento. E se você especificar HPL, mas esquecer o HPHT? Claro que o sinal você não pode calcular o HPL sozinho. Isso ocorre porque você determina incorretamente seu HPHT (o primeiro dia de sua última menstruação), portanto, os resultados de como você calcula seu HPL estarão errados.

2. Mudanças no tamanho do colo do útero

Outra causa é a mudança no tamanho do colo do útero. Um estudo mostra que mulheres com colo do útero curto (cerca de 1 cm) dão à luz mais rápido do que mulheres grávidas com pescoço de cerca de 2,5 cm. À medida que o dia do parto se aproxima, o tamanho do colo do útero pode mudar e diminuir. É isso que causa a possibilidade de você dar à luz mais cedo do que as estimativas do médico foram estabelecidas.

3. Posição do bebê

A posição do bebê no útero também afetará o momento do parto. Se a cabeça fetal estiver na posição adequada e adequada para a idade gestacional, o momento do parto pode ser igual ao obtido no cálculo do HPL realizado. No entanto, se na data especificada a cabeça do bebê não estiver na posição correta, seu cronograma de parto pode ser adiado em relação ao horário que deveria estar.

Fatores que afetam mais cedo ou mais tarde o nascimento

A maioria dos bebês nasce entre 37,5 e 42,5 semanas de gestação. Existem muitos fatores que podem afetar sua data de vencimento, o que pode torná-la mais cedo ou mais tarde, incluindo:
  • Idade no primeiro parto. É mais provável que você dê à luz alguns dias depois de passar o HPL, se este for seu primeiro bebê.
  • Risco de parto prematuro. Algumas mulheres correm o risco de dar à luz prematuramente; mesmo 1 em cada 10 gravidezes será prematura ou nascerá prematuramente. Os fatores que aumentam o risco de parto prematuro incluem ter dado à luz prematuramente antes, tabagismo, diabetes, pressão alta, sangramento vaginal durante a gravidez e certas doenças.
  • As membranas se rompem prematuramente. Se as membranas rompem antes de entrar no mês de trabalho de parto, o médico recomendará repouso total na cama, então, se for muito arriscado ameaçar o bebê, o médico pensará em dar à luz.
  • Sangrando. Tenha cuidado se a localização da placenta cobrir o canal do parto, haverá risco de sangramento com o aumento da idade gestacional, porque a placenta também se estica após o alargamento do útero, podendo ameaçá-lo.
Se você tiver esses fatores de risco, deve consultar seu médico. O médico tentará fazer com que sua gravidez corra bem para que seu bebê possa nascer com segurança e a termo. Sempre verifique todos os meses para que a mãe e o bebê estejam saudáveis. Se você quiser perguntar diretamente sobre como calcular HPL, você podechat médico no aplicativo de saúde da família SehatQ.

Baixe o aplicativo agora no Google Play e na Apple Store.