Suar é perfeitamente normal. O fluido que sai pela pele serve para baixar a temperatura corporal quando está quente. No entanto, há momentos em que uma pessoa transpira na face sem se exercitar ou superaquecer. A causa da sudorese frequente no rosto pode ser devido a distúrbios de hiperidrose. Essa condição de hiperidrose ou suor excessivo pode ter níveis diferentes. Existem alguns que apresentam apenas umidade no rosto e outros podem experimentar gotejamento de suor. A boa notícia é que essa condição nem sempre é perigosa. No entanto, ainda pode ser muito chato quando você tem que conhecer muitas pessoas.
Causas de sudorese frequente no rosto
Em geral, a hiperidrose é dividida em duas, a saber: hiperidrose primária e hiperidrose secundária. Aqui está uma explicação de ambos:
1. Hiperidrose primária

A sudorese excessiva pode ocorrer devido à hiperatividade das glândulas sudoríparas. O excesso de suor em uma determinada parte do corpo é experimentado por 1-3% da população mundial. Essa condição já pode ser observada quando a pessoa entra na adolescência. Um estudo diz que 30-50 por cento das pessoas que sofrem de hiperidrose ocorrem por causa da hereditariedade. A hiperidrose primária não causa nenhuma doença. Na verdade, as pessoas com essa condição são consideradas saudáveis. Na hiperidrose primária, a sudorese excessiva geralmente aparece em certas partes do corpo, como testa, mãos, axilas e pés. Embora a causa desse suor excessivo não tenha sido determinada, muitas opiniões dizem que isso ocorre porque o sistema nervoso nas glândulas sudoríparas funciona muito ativamente, embora não seja desencadeado por condições como umidade, clima quente, etc. Embora na verdade não seja perigosa, essa condição é bastante perturbadora. A transpiração excessiva pode reduzir a confiança de uma pessoa ao conhecer outras pessoas.
2. Hiperidrose secundária
Diz-se que é secundária porque a hiperidrose é causada por fatores do estado de saúde do corpo. A sudorese excessiva costuma ocorrer à noite. Existem várias doenças corporais que fazem com que isso aconteça:
- Menopausa
- Grávida
- Distúrbios da tireoide
- Diabetes
- Tuberculose (TB)
- Parkinson
- Artrite
- acidente vascular encefálico
- Doença cardíaca
- Leucemia
- Linfoma
A ansiedade também pode desencadear o aparecimento de suor no corpo. Especialistas avaliam que o suor que aparece não é hiperidrose. No entanto, o suor que aparece pode ocorrer devido à ansiedade, bem como à doença que ocorre simultaneamente.
Dicas para lidar com a hiperidrose no rosto

Traga um pequeno ventilador para manter seu rosto fresco. O suor excessivo no rosto ou em outras partes do corpo ainda pode ser tratado de várias maneiras. Aqui está um truque para lidar com a transpiração excessiva, especialmente no rosto:
- Banho diligente duas vezes ao dia para reduzir as bactérias e a umidade da pele
- Limpe-se com uma toalha macia sempre que suar, por isso, leve sempre uma toalha consigo para onde for
- Beba mais para manter o corpo bem hidratado
- Traga um pequeno ventilador para manter seu rosto fresco
Se a condição de suor excessivo na área facial for muito perturbadora, você pode consultar um especialista em medicina interna. Pode-se administrar medicamentos para reduzir a sudorese ou reduzir o estresse. [[Artigo relacionado]]
Notas de SehatQ
Condições de sudorese excessiva ou hiperidrose podem ocorrer devido à hereditariedade. A hiperidrose ainda é considerada normal e inofensiva se não for causada por uma doença. Mas se for muito perturbador, consulte imediatamente um médico. Se você tem hiperidrose, é recomendável levar uma toalha aonde for, para enxugar a umidade ao suar muito. Se você quiser saber mais sobre a hiperidrose e o que fazer quando a tiver, pergunte ao seu médico diretamente em
App de saúde familiar HealthyQ . Baixe agora em
App Store e Google Play .