A função do sódio e os perigos se os níveis não forem equilibrados

O sódio, que é amplamente consumido a partir do sal de cozinha, é frequentemente citado como a causa de várias doenças se consumido em excesso. Em níveis equilibrados, nossos corpos são, na verdade, auxiliados por várias funções do sódio, de modo que esse mineral ainda é necessário. O sódio ou sódio é um dos minerais necessários para as funções do corpo. Quando dissolvido em água, o sódio é transformado em um dos eletrólitos, partículas eletricamente carregadas que desempenham um papel nos processos metabólicos. [[Artigo relacionado]]

A função do sódio para a saúde corporal

Em níveis adequados às necessidades do corpo, aqui estão as funções e benefícios do sódio que você precisa saber:

1. Ajuda a função nervosa e muscular

O sódio é um eletrólito. Como eletrólito, os benefícios do sódio ajudam a função muscular e nervosa. As células nervosas precisam de sinais elétricos, chamados impulsos nervosos, para se comunicarem com outras células. Esses impulsos nervosos surgem devido ao movimento do sódio ao longo da membrana da célula nervosa. Enquanto isso, os músculos também precisam desses sinais elétricos para serem capazes de se contrair.

2. Manter o equilíbrio dos fluidos corporais

Citado em pesquisa do NIH, como eletrólito, outra função do sódio é ajudar a manter o equilíbrio de fluidos do corpo por meio de um processo chamado osmose. Esse processo ocorre quando a água passa de uma solução com muita água (diluída) para uma solução com pouca água (concentração) e atravessa a parede da membrana celular. A osmose é muito importante para evitar que as células se "rompam", fiquem muito cheias de água ou encolham devido à desidratação.

3. Afeta a pressão sanguínea e o volume

Outras funções e benefícios do sódio estão relacionados à pressão arterial. O sódio pode atrair e reter água, por isso desempenha um papel na manutenção da porção fluida do sangue. No entanto, se os níveis de sódio estiverem muito altos, o corpo retém mais água e o volume de líquido no sangue aumenta. Condições que aumentam o volume sanguíneo também desencadeiam a hipertensão. Leia também: Diclofenaco de sódio, um medicamento poderoso para aliviar a dor nas articulações

Alimentos que contêm sódio

O sódio é encontrado naturalmente em uma variedade de alimentos, incluindo alimentos de origem animal, vegetais e, especialmente, alimentos processados ​​e embalados. Mesmo assim, o composto sal de cozinha (cloreto de sódio) é a principal fonte de consumo de sódio de muitas pessoas. Porém, além do sal, existem muitos outros alimentos que podem ser fonte de sódio, como:
  • Queijo
  • Manteiga e margarina
  • Carne processada
  • Molho de soja ou molho de soja
  • Peixe processado
  • Cereais
  • Suco de fruta embalado
  • Tempero instantâneo de cozinha
  • Atum
  • Sardinhas enlatadas
  • Concha
  • Camarão
  • Frutas ou vegetais enlatados
Além de uma série de alimentos acima, o teor de sódio também pode ser alcançado com o consumo de fermento em pó e bicarbonato de sódio.

Limite a necessidade de sódio por dia

O sal de cozinha é a fonte de sódio mais consumida, havendo diferenças no limite recomendado para o consumo de sódio. Por exemplo, a Organização Mundial de Saúde recomenda não consumir mais de 2 gramas de sódio em um dia. Enquanto isso, a American Heart Organization recomenda o limite diário de 1,5 gramas. Mesmo assim, parece difícil calcular a ingestão de sal. Na verdade, muitos estudos mostram os perigos de consumir muito pouco sal. Se você tem pressão alta, o consumo de sódio deve ser limitado. Então, como controlar a pressão arterial em pessoas saudáveis? Viver de forma saudável e sábia no consumo de sódio e sal é uma maneira fácil e eficaz de controlar a pressão arterial. Aqui estão algumas dicas para manter a ingestão de sódio em equilíbrio com um estilo de vida saudável:
  • Pratique exercícios regularmente e seja ativo
  • Consumir mais frutas e vegetais
  • Coma com sabedoria e não excessivamente (comer em excesso levará a uma maior ingestão de sódio)
  • Limite o consumo de álcool
  • Verifique a pressão arterial regularmente

Riscos se houver excesso e falta de níveis de sódio no corpo

Obtemos sódio de uma variedade de alimentos e bebidas. Para excretá-lo, o sódio é liberado principalmente pelo suor e pela urina. O nível normal de sódio no sangue é 135-145 mEq / L. Se o consumo e a excreção de sódio não forem equilibrados, o corpo corre o risco de hiponatremia e hipernatremia.

1. Hiponatremia

A hiponatremia ocorre quando os níveis de sódio no corpo estão muito baixos. Essa condição pode ser causada por vários fatores, como consumo de água em excesso, distúrbios renais, cardíacos e hepáticos, além de distúrbios hormonais. A diarreia crônica e a ingestão de certos medicamentos também podem causar hiponatremia. A hiponatremia pode causar sintomas como náuseas. A hiponatremia pode causar certos sintomas, como:
  • Nausea e vomito
  • Dor de cabeça
  • Confusão
  • Perda de energia, sensação de sono e cansaço
  • Inquieto e irritado
  • Fraqueza muscular, espasmos musculares ou cãibras
  • convulsões
  • Coma
Na hiponatremia grave, os médicos podem ajudar administrando soluções de sódio por via intravenosa. Seu médico também pode prescrever certos medicamentos para tratar seus sintomas, como dores de cabeça.

2. Hipernatremia

Em contraste com a hiponatremia, a hipernatremia ocorre quando os níveis de sódio estão muito altos no corpo. Normalmente, essa condição ocorre se você estiver desidratado. A desidratação pode ocorrer devido à falta de água potável, vômitos, diarreia, consumo de medicamentos diuréticos e suor excessivo. A hipernatremia geralmente nos deixa com sede. No entanto, em casos graves, a hipernatremia pode causar disfunção cerebral, confusão, espasmos musculares, convulsões e coma. Existe o risco de morte se a hipernatremia não for tratada. O tratamento da hipernatremia é feito através do fornecimento de líquidos ao corpo do paciente. Os níveis de sódio também serão reduzidos lentamente para se equilibrar com os fluidos. Leia também: Sódio muito alto pode desencadear hipernatremia, reconhecer os sintomas

Complicações do excesso de sódio no corpo

Vários estudos mostraram que os níveis elevados de sódio estão associados à hipertensão. Como afirmado acima, o sódio pode reter água no sangue, aumentar o volume sanguíneo e causar hipertensão. Essa condição pode afetar uma variedade de órgãos, incluindo os rins e o coração.

1. Insuficiência renal

Os rins funcionam para remover o excesso de fluido do corpo, filtrando o sangue. Esse processo é realizado por mecanismo de osmose e conta com o equilíbrio de sódio e potássio. Se houver consumo excessivo de sódio (especialmente do sal de cozinha) e os níveis no corpo estiverem muito altos, a capacidade dos rins diminuirá e a pressão arterial aumentará. Se os problemas renais e a pressão alta não forem tratados, o indivíduo corre o risco de insuficiência renal. A insuficiência renal é caracterizada pela incapacidade desse órgão de funcionar normalmente.

2. Ataque cardíaco

A pressão arterial elevada pode danificar os vasos sanguíneos, incluindo os que conduzem ao coração. Inicialmente, a pressão arterial elevada reduz a quantidade de sangue que chega ao coração, incluindo o oxigênio e os nutrientes que transporta. A parte do coração que recebe oxigênio corre o risco de ficar "morta" e levar a um ataque cardíaco.

Notas de SehatQ

O sódio é um mineral que desempenha funções importantes para o organismo. Para que possamos sentir os benefícios do sódio em níveis equilibrados, preste atenção no consumo de sal. Não se esqueça, sempre siga um estilo de vida saudável para controlar a pressão arterial. Se você quiser consultar um médico diretamente sobre a função do sódio, você podechat médico no aplicativo de saúde da família SehatQ.

Baixe o aplicativo agora no Google Play e na Apple Store.