A metilprednisolona é um medicamento frequentemente prescrito por médicos para tratar várias doenças, desde dores de garganta a reumatismo. Isso ocorre porque a metilprednisolona é um corticosteroide considerado eficaz no tratamento de doenças inflamatórias. Este medicamento também é frequentemente usado para tratar várias outras condições, desde lúpus, psoríase, distúrbios glandulares a alergias. A metilprednisolona também pode ser usada para tratar distúrbios das células sanguíneas e do sistema nervoso. A metilprednisolona só pode ser obtida por receita médica. Normalmente, seu médico irá prescrever este medicamento se você tiver sintomas de inflamação, como inchaço, dor e vermelhidão na área afetada.
Como tomar metiprednisolona?
Este medicamento está mais amplamente disponível na forma de comprimidos que podem ser tomados com água ou misturados com alimentos. A dose de uso pode ser diferente para cada pessoa, dependendo do estado de cada doença. O mesmo ocorre com o tempo e a frequência de consumo. Então, você precisa realmente estar atento às orientações do médico. Algumas pessoas são instruídas a tomar a mesma dose todos os dias. No entanto, alguns outros têm que aumentar ou mesmo reduzir a dose todos os dias. Portanto, se houver instruções pouco claras, é melhor entrar em contato com seu médico antes de continuar a tomar este medicamento. Não aumente a dose ou frequência de tomar o medicamento além do conselho do médico. Isso ocorre porque ele não acelera a cicatrização e, na verdade, aumenta o risco de efeitos colaterais. Você também não é aconselhado a parar imediatamente de usar este medicamento sem o conselho de um médico. Porque parar o consumo desta droga repentinamente pode causar sintomas de abstinência, como:- Fraco
- Perda de peso
- Enjoativo
- Dor muscular
- Dor de cabeça
- Corpo está cansado
Cuidado com os efeitos colaterais da metilprednisolona
A metilprednisolona é, na verdade, um dos medicamentos que não causa sonolência. Portanto, esse medicamento costuma ser a escolha, especialmente para tratar pessoas que são ativas e precisam de energia durante o dia. Mas, por trás de suas vantagens, esse medicamento ainda tem efeitos colaterais que precisam ser observados, tais como:- Tonto
- Nausea e vomito
- Ganho de peso
- Mudanças de comportamento
- Problemas de pele como acne
- Fique com sede mais rápido
- Infecção
- Aumento da pressão arterial
- Músculos ficam fracos
- Depressão
- Alergias, com sintomas na forma de vermelhidão da pele, coceira e inchaço da face, lábios e língua
- Mudanças extremas de humor, como psicose
- Visão prejudicada, dor no olho e o olho parece mais para fora (protuberância)
- Difícil de urinar
- Infecção com febre, dor de garganta, espirros e tosse
- Inchaço nos pés e mãos
- Feridas que não vão sarar
- Níveis diminuídos de potássio no sangue, que apresentam sintomas como fraqueza e batimento cardíaco irregular
- Desordens hormonais
Coisas importantes sobre a metilprednisolona a serem observadas
Antes de tomar este medicamento, há várias coisas importantes às quais você precisa prestar atenção, a saber:- Não tome este medicamento se tiver uma infecção por fungos em qualquer área do corpo.
- Informe o médico assistente sobre seu histórico médico e de medicação completo.
- A metilprednisolona pode afetar a gravidade de certos tipos de doenças e a eficácia de alguns medicamentos quando tomados em conjunto.
- Os corticosteróides podem enfraquecer o sistema imunológico e torná-lo mais suscetível a infecções ou piorar as infecções existentes.
- Informe o seu médico se você teve certas infecções nas últimas semanas.
- Ao tomar metilprednisolona, evite contato próximo com pessoas que sofrem de infecções ou doenças infecciosas.
- Não receba vacinas que usem vírus vivos enquanto estiver a tomar este medicamento. Isso ocorre porque a eficácia da vacina diminuirá e, portanto, não protegerá o corpo de forma ideal.
- Quando estiver a tomar este medicamento e necessitar de tratamento por outros motivos, certifique-se de que o médico assistente sabe que está a tomar corticosteróides.