Feto de 32 semanas, o que aconteceu?

Entrando na idade do feto às 32 semanas, vários desenvolvimentos no feto ainda estão acontecendo. As mulheres grávidas também sentem várias mudanças em si mesmas. Então, o que acontece às 32 semanas de idade fetal? Confira a explicação completa no artigo a seguir.

Desenvolvimento fetal de 32 semanas que mulheres grávidas precisam saber

O desenvolvimento do tamanho do feto às 32 semanas tem aumentado. Por analogia, um feto de 32 semanas tem o tamanho de um grande inhame, com comprimento de aproximadamente 42,5 centímetros da cabeça ao calcanhar e peso de cerca de 1,7 kg. No terceiro trimestre ou na 32ª semana de gestação, os pelos da cabeça, das sobrancelhas e dos cílios do bebê começaram a crescer de acordo com o desenvolvimento fetal. O cabelo fino em todo o corpo do bebê, conhecido como lanugo, também começou a diminuir. No entanto, quando ele nasceu, a possibilidade de lanugo em seus ombros e costas ainda estava lá. Se na 32ª semana de gravidez os movimentos do bebê parecerem menos frequentes do que antes, não se preocupe. Isso ocorre porque a atividade reduzida do bebê é provavelmente causada por seu ciclo de sono, que agora aumentou para 10-40 minutos. Na idade de 32 semanas, a cabeça do bebê também está voltada para baixo. Apenas menos de 5 por cento dos bebês estão em posição fundo para baixo ou nádegas para baixo. No entanto, não há necessidade de se preocupar se a posição do feto de 32 semanas ainda estiver por cima, pois a posição do bebê pode mudar. Além disso, os bebês já podem respirar, engolir, sugar, chutar e socar. Na verdade, o sistema digestivo do bebê também pode se desenvolver adequadamente.

Mudanças no corpo da mãe na 32ª semana de gravidez

A barriga da gestante está ficando cada vez maior com o desenvolvimento do feto com 32 semanas de gestação. Você certamente perceberá que muitas mudanças ocorrem no corpo. Algumas mudanças no corpo da mãe às 32 semanas de idade fetal, a saber:

1. Mudanças na mama

Uma das mudanças no corpo da mãe na idade de 32 semanas do feto pode ser vista em seus seios. Sim, mudanças nos seios de mulheres grávidas podem indicar que você está pronta para amamentar. Os sinais de alterações nos seios das gestantes que podem ser observados são a cor da área do mamilo ou a aréola torna-se mais escura devido às alterações hormonais. As mamas das gestantes com 32 semanas de gestação também aumentam de tamanho, o que indica que a produção de colostro já começou. O colostro é o primeiro leite líquido a sair, amarelado e espesso. Você não precisa se surpreender se o leite que sai nessa idade gestacional às vezes fica "inundado" e molha a roupa.

2. Dor nas costas

As mulheres grávidas também podem sentir dores na parte inferior das costas à medida que o bebê se desenvolve no útero. Esses sintomas sinalizam o crescimento uterino e as mudanças hormonais que podem mudar seu centro de gravidade ao mesmo tempo que dilatam e enfraquecem os músculos abdominais. A gravidez também pode alterar sua postura e forçar suas costas. Além disso, as alterações hormonais durante a gravidez podem ter um impacto no afrouxamento das articulações e ligamentos que unem os ossos pélvicos à coluna vertebral. Essa condição pode fazer com que as mulheres grávidas se sintam instáveis ​​e causar dor ao caminhar, ficar em pé ou sentar-se por longos períodos de tempo. Inclusive, ao rolar na cama, levantar-se de uma cadeira baixa ou levantar objetos também pode causar dores nas costas em mulheres grávidas. Se você sentir isso, consulte imediatamente um ginecologista. Especialmente se você nunca teve dor lombar antes. Porque os sintomas de dor lombar às 32 semanas de idade fetal podem ser um sinal de gravidez prematura.

3. Sintomas de falta de ar

Mudanças no corpo da mãe nas próximas 32 semanas de gestação são um aumento no volume de sangue materno durante a gravidez que entra no terceiro trimestre. Para atender às necessidades do corpo da mãe e do feto, o volume de sangue aumentará 40-50 por cento desde a gravidez. Como resultado, as mulheres grávidas podem correr o risco de apresentar sintomas de falta de ar e sensação de queimação no plexo solar (azia) Ambas as condições podem dificultar o sono das mulheres grávidas. No entanto, não há necessidade de se preocupar porque isso é normal. Como solução, você pode dormir do lado esquerdo para ajudar a aliviar o desconforto.

O que as mulheres grávidas devem prestar atenção na 32ª semana de gestação?

Na idade de 32 semanas de gravidez, as mulheres grávidas correm o risco de parto prematuro. Geralmente, as mães que estão grávidas de gêmeos com 32 semanas de gestação têm maior risco de parto prematuro. Os sintomas de trabalho de parto prematuro que você pode experimentar na 32ª semana de gravidez incluem:

1. Contrações falsas ou contrações de Braxton Hicks

Na 32ª semana de gestação, as contrações parecem estar se tornando cada vez mais frequentes. No entanto, é preciso ter cuidado porque as contrações que ocorrem nessa idade gestacional podem ser falsas. Quando ocorrem falsas contrações, geralmente o aperto é sentido apenas na parte inferior do abdômen e na virilha. Normalmente, esse tipo de contração ocorre por 15-30 segundos, mesmo no máximo 2 minutos, depois desaparece. Além disso, as falsas contrações desaparecerão se você mudar a posição do corpo, como se levantar se estiver deitado e se levantar se estiver sentado.

2. Corrimento vaginal com sangue

Você também deve estar alerta se tiver corrimento vaginal acompanhado de sangue de textura espessa ou outros fluidos que saem da vagina. Porque, isso pode ser um sinal de que você está tendo trabalho de parto prematuro. Consulte imediatamente um médico se você tiver essa condição.

O que precisa ser feito para manter a saúde do feto na 32ª semana de gravidez?

Na 32ª semana de gravidez, você precisa manter a sua saúde e segurança e a do feto no útero. Existem várias maneiras de fazer isso, como:
  • Fazer um movimento inclinação pélvica para fortalecer os músculos abdominais e ajudar a aliviar a dor nas costas durante a gravidez e o parto
  • Providenciar lanches leve e rico em proteínas e carboidratos, como bananas, para comer quando quiser
  • Ingestão suficiente de água no corpo
[[artigos relacionados]] Existem várias mudanças corporais nas mulheres grávidas e no desenvolvimento do bebê que ocorrem às 32 semanas de idade fetal. No entanto, à medida que a semana do parto se aproxima, você deve ficar alerta se sentir sangramento vaginal, vazamento de líquido amniótico, dor intensa no quadril e outras condições desconfortáveis ​​e consultar imediatamente um ginecologista.