Sangue doce torna as cicatrizes difíceis de perder, elas podem ser curadas?

Algumas pessoas podem ser propensas a coceira na pele e apresentar cicatrizes que são difíceis de desaparecer. A maioria das pessoas acredita que essa condição indica que a pessoa tem sangue doce. Então, é verdade?

O que é sangue doce?

Sangue doce é um termo comum que costuma ser considerado para descrever doenças de pele que coçam, com tendência a sangrar em feridas e deixam marcas pretas ou crostas após serem picadas por mosquitos ou outros tipos de insetos. Prurigo é um nódulo ou caroço medindo menos de 1 centímetro que comumente aparece na superfície da pele do antebraço, testa, bochechas, ombros, costas, abdômen, pernas e nádegas. Essas erupções podem causar coceira na pele, especialmente à noite ou quando você usa roupas que podem causar coceira. Na verdade, é difícil resistir ao impulso de não coçar a pele que coça. Algumas pessoas param a coceira coçando-a até sangrar. Na verdade, coçar a pele pode causar bolhas. Com o tempo, isso pode fazer com que a cor da pele pareça mais escura do que a pele ao redor. Além disso, a superfície da pele será áspera, seca e espessa, semelhante a uma cicatriz ou crosta negra. Bem, o surgimento de cicatrizes pretas e difíceis de desaparecer é comumente conhecido pelas pessoas comuns como o termo sangue doce.

O que causa prurigo em uma pessoa?

Uma das suposições que frequentemente circulam na comunidade sobre o aparecimento de cicatrizes pretas ou crostas na pele é causada pelo sangue doce. Na verdade, o termo é apenas um mito. Na verdade, a causa exata do prurigo não é conhecida. O motivo é que essa condição só aparecerá depois que você continuar a coçar a área da pele que coça até causar bolhas. No entanto, as causas do prurigo podem começar com o seguinte:

1. Picadas de mosquitos ou insetos

Mesmo que isso não aconteça imediatamente, a coceira de um mosquito ou outra picada de inseto pode desencadear uma sensação de coceira até que a coceira desapareça. Em vez de aliviar a coceira, isso pode levar a uma infecção mais grave que pode deixar cicatrizes na pele.

2. Estresse

Pessoas que estão sob estresse tendem a não ser capazes de se controlar. Uma das características apresentadas é a vontade de coçar a pele com coceira. Inconscientemente, ele coçou a pele continuamente até que deixou uma cicatriz na pele.

3. Certas condições médicas

Cerca de 80% das pessoas que apresentam prurigo também apresentam certas condições médicas, como asma, febre do feno, eczema ou dermatite herpetiforme. No entanto, isso ainda é atópico, também conhecido como a causa exata não é conhecida. Além disso, algumas condições médicas, como função tireoidiana prejudicada, doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC), insuficiência cardíaca congestiva, diabetes, insuficiência renal crônica, hepatite C crônica, distúrbios neurológicos, HIV, linfoma, líquen plano, efeitos colaterais de medicamentos contra o câncer (pembrolizumabe, paclitaxel e carboplatina) e distúrbios psiquiátricos também são causas suspeitas de prurigo.

O prurigo pode ser curado?

Infelizmente, até agora, a condição de prurigo não pode ser curada. No entanto, o prurigo pode ser controlado gradualmente, de modo que a condição pode melhorar com o tempo. No entanto, isso pode levar meses ou anos, especialmente em alguns pacientes com certas condições médicas. Uma das maneiras mais importantes de aliviar o prurigo é a seguinte:
  • Tanto quanto possível, evite a vontade de coçar a área da pele que coça. Lembre-se de que coçar a pele com coceira pode causar uma infecção de pele mais grave.
  • Aplicar hidratante, vaselina, ou creme para a pele rotulado hipoalergênico.
  • Use sabonetes e produtos para a pele específicos para peles sensíveis.
  • Use um pano ou toalha umedecido em água fria e coloque-o na área da pele com coceira. Este método pode ajudar a aliviar a coceira.
  • Mantenha a temperatura ambiente fria. Se sentir coceira e calor durante o dia, ligue um ventilador ou ar condicionado para ajudar a aliviar a pele.
  • Não durma com lençóis ou cobertores que fiquem quentes contra sua pele.
  • Use roupas de algodão que possam absorver o suor e sejam menos propensas a causar coceira.
Se esta forma de aliviar o prurigo em casa não funcionar para controlar a coceira que você sente. Além disso, a coceira está piorando, você deve consultar imediatamente um dermatologista.

Como tratar o prurigo recomendado por médicos

Existem várias maneiras de tratar o prurigo, geralmente recomendadas por dermatologistas, a saber:

1. Tópico (tópico)

Uma forma de tratar o prurigo, recomendada pelos médicos, é a administração de medicamentos tópicos (tópicos) para aliviar a coceira e acalmar a pele. Os medicamentos tópicos prescritos por um dermatologista incluem:
  • Creme esteróide tópico, como clobetasol ou um inibidor de calcineurina (como pimecrolimo)
  • Pomadas contendo vitamina D3, como calcipotriol
  • Creme de capsaicina
  • Creme contendo mentol

2. Drogas sistêmicas

Seu dermatologista pode prescrever um medicamento anti-histamínico para reduzir a coceira e ajudá-lo a dormir bem à noite. Além disso, ele também pode prescrever um antidepressivo para impedir que você coça a pele com coceira.

3. Outras drogas

Se o prurigo for intenso e os métodos listados acima não ajudarem a aliviar a coceira, seu médico pode prescrever medicamentos para suprimir temporariamente o sistema imunológico, como esteróides (apenas por um curto período de tempo). Além disso, a ciclosporina, o metotrexato ou a azatioprina podem ser prescritos pelo seu médico para ajudar a reduzir a inflamação. No entanto, deve-se observar que este medicamento pode apresentar risco de efeitos colaterais e seu uso deve ser feito sob a supervisão de seu médico. [[Artigo relacionado]]

Notas de SehatQ

Uma das suposições que muitas vezes circulam na comunidade sobre o aparecimento de cicatrizes pretas ou crostas na pele é causada pelo sangue doce. Na verdade, o termo é apenas um mito. Na verdade, crostas na pele, feridas fáceis e manchas pretas que começam após a picada de um mosquito ou inseto e são mais propensas a ocorrer em certas pessoas são conhecidas na área médica como prurigo. Certifique-se de consultar um dermatologista se estiver preocupado com uma cicatriz na pele que pode coçar ou aumentar de tamanho. Se for esse o caso, certamente não tem nada a ver com diabetes, mas uma condição médica que deve ser cautelosa.