Fatos interessantes sobre o tipo A que são raramente conhecidos

O tipo sanguíneo A é bastante comum na população da Indonésia. Sabe-se que até 25% dos indonésios têm esse tipo de sangue. Esse tipo de sangue aparentemente contém vários outros fatos interessantes. Esses fatos estão relacionados à saúde, dieta e personalidade.

Fatos sobre o grupo sanguíneo A

Aqui estão fatos interessantes sobre o tipo de sangue A para você saber:

1. O padrão hereditário do tipo sanguíneo A

Os tipos sanguíneos são transmitidos de pais para filhos. Se você é do tipo sanguíneo A, é provável que seus pais tenham o tipo sanguíneo com a seguinte combinação:
  • AB e AB
  • AB e B
  • AB e A
  • AB e O
  • A e B
  • A e A
  • O e A
Além disso, o tipo sanguíneo A não pode ser produzido se a combinação dos grupos sanguíneos dos pais vier dos seguintes grupos:
  • B e B
  • O e B
  • O e O.
Tente comparar o tipo de sangue de seus pais, ou você e seu parceiro com seu filho. Isso é apropriado? Diferentes tipos de sangue

2. O tipo sanguíneo A só pode aceitar e se tornar doadores de certos grupos

A função mais importante de saber o tipo de sangue é para fins de transfusão de sangue. A mistura de sangue de dois tipos de sangue incompatíveis resultará em anticorpos no sangue do receptor da transfusão contra as células do sangue do doador e pode até produzir uma reação tóxica potencialmente fatal. O tipo de sangue A só pode aceitar doadores dos tipos de sangue A e O. Enquanto isso, como um doador, o tipo de sangue A só pode doar sangue para pessoas com os tipos de sangue A e AB. Outra coisa a que você precisa prestar atenção é que, para doar sangue para outro tipo de sangue que não o tipo A, é necessário fazer exames e, potencialmente, nem sempre uma correspondência. Recomendamos que você sempre doe e receba sangue do mesmo grupo sanguíneo. [[Artigo relacionado]]

3. O tipo sanguíneo A é compatível com certas dietas

Coma bem para o seu tipo é um livro popular que explica que para ter um corpo saudável e com um peso ideal, sua dieta pode ser ajustada de acordo com seu tipo sanguíneo. Um professor que também é o autor deste livro, Peter D'Adamo, argumenta que as lectinas - uma proteína encontrada nos alimentos - têm influência no sangue e no trato digestivo. Essa proteína se liga às células do corpo, fazendo com que as células se agrupem e, potencialmente, causando distúrbios hormonais. Portanto, existem alguns alimentos que contêm lectinas que o tipo sanguíneo A deve evitar, como carne, trigo, milho, feijão e leite. Este livro também sugere alimentos adequados para o tipo de sangue A, a saber, frutos do mar, peru, tofu, frutas, vegetais e grãos inteiros. No entanto, mais pesquisas ainda são necessárias para confirmar essa teoria, porque cada pessoa tem necessidades dietéticas diferentes, dependendo da condição ou doença de que sofre.

4. O tipo sanguíneo A determina as características de personalidade

A teoria de determinar as características da personalidade com base no tipo sanguíneo é uma referência que ainda é popular hoje. Esta é uma teoria que se originou na cultura japonesa com o nome ketsuekigata. Com base nesta teoria, as características da personalidade do tipo sanguíneo A incluem:
  • Teimoso
  • Verdadeiramente
  • Responsável
  • Seja paciente
  • Tipo silencioso
  • Sábio
  • Criativo.
Embora muitos reconheçam a exatidão das características acima, até o momento não há evidências científicas para apoiar essa teoria. O tipo sanguíneo pode ser conhecido por meio de testes

5. Mais risco de certas doenças

Os proprietários desse tipo de sangue são considerados em maior risco para certas doenças, como diabetes, doenças cardíacas, câncer gástrico e pancreático, e malária. Um pesquisador francês analisou dados de cerca de 82.000 mulheres em 2015. A partir desses dados, descobriu-se que aquelas com sangue do tipo A tinham 10 por cento mais probabilidade de desenvolver diabetes tipo 2. Os cientistas argumentam que o tipo de sangue de uma pessoa pode desempenhar um papel na composição de micróbios intestinais, que podem afetar o metabolismo e contribuir para o risco de diabetes. Em outro estudo de 2017, um grupo de pesquisadores da faculdade de medicina da Universidade de Tongji, na China, revelou os resultados de um estudo envolvendo mais de 62.000 mulheres e 27.000 homens. Como resultado, os entrevistados com tipo sanguíneo A tiveram um risco cinco por cento maior de doença cardiovascular, em comparação com aqueles com tipo sanguíneo O. Um outro estudo envolvendo 50.000 entrevistados com idades entre 50-70 anos afirmou que o tipo sanguíneo A tinha um risco 20% maior. do que o tipo de sangue O para câncer nos órgãos do estômago, como o pâncreas e o estômago. Em outro estudo diferente, as observações de um pesquisador chamado Tekeste sugeriram que o tipo sanguíneo A é mais suscetível à malária com sintomas mais graves. Isso ocorre porque certas proteínas secretadas pelo parasita da malária tendem a ter um efeito mais forte sobre os glóbulos vermelhos do tipo A.

6. O tipo sanguíneo A é o preferido pelos mosquitos

Os mosquitos, conhecidos como sugadores de sangue, têm suas próprias preferências favoritas de sangue. Em um estudo de 2004 no Journal of Medical Entomology, os pesquisadores descobriram que uma espécie de mosquito chamada Aedes albopictus aterrissou em 47% dos participantes do estudo com sangue do tipo A. Os pesquisadores acreditam que o tipo de sangue A tende a ser o preferido porque os mosquitos sentem o açúcar que algumas pessoas excretam pela pele. [[Artigo relacionado]]

Notas de SehatQ

Dos vários fatos sobre o tipo de sangue A acima, outro fato não menos importante de entender é que o tipo de sangue também pode variar na natureza, dependendo da etnia e estilo de vida da pessoa. Portanto, você pode usar os fatos do tipo sanguíneo A acima como informação adicional, para ter mais sabedoria em viver uma vida saudável e evitar várias doenças que representam um risco para os proprietários do tipo sanguíneo A.