22 semanas de gravidez, isso é o que as mulheres grávidas precisam saber

Não posso acreditar que já estou grávida de 22 semanas. Nessa idade gestacional, o tamanho do feto no útero aumenta, fazendo com que o estômago da mãe cresça. O aumento do tamanho do feto também é acompanhado pelo desenvolvimento das habilidades demonstradas pelo bebê. Confira o desenvolvimento do feto de segundo trimestre com a idade de 22 semanas e as mudanças que ocorrem no corpo da mãe no artigo a seguir.

O que acontece com um feto de 22 semanas?

Em condições normais, o tamanho da altura do fundo do útero (TFU) geralmente corresponde à idade gestacional. Mesmo que sejam diferentes, geralmente não fica muito longe. A altura normal do fundo de útero com 22 semanas de gravidez é em torno do umbigo ou do ambículo. Com 22 semanas de gravidez ou 5 meses de gravidez, o desenvolvimento do feto no útero é tão grande quanto um pimentão vermelho. Seu bebê tem aproximadamente 27,9 centímetros da cabeça aos calcanhares e pesa até 425 gramas. A visão e a audição do feto estão melhorando na 22ª semana de gestação. Alguns dos desenvolvimentos fetais que ocorrem na 22ª semana de gestação incluem:

1. O sentido da visão está cada vez melhor

Um dos desenvolvimentos que ocorrem no feto de 22 semanas é o sentido da visão que está melhorando. Os bebês já podem sentir a diferença entre o escuro e o claro por trás do estômago, embora suas pálpebras ainda estejam fechadas. Para verificar isso, você pode iluminar seu estômago com uma lanterna. Se o feto se move, isso significa que o sentido da visão se desenvolveu melhor. Além disso, as glândulas lacrimais do bebê também estão crescendo.

2. O sentido da audição está crescendo

Além da visão, a audição do bebê com 22 semanas de gravidez também está bem desenvolvida e totalmente formada. Seu feto de 22 semanas já pode ouvir a voz de sua mãe, seus batimentos cardíacos e o fluxo de sangue fluindo por seu corpo.

3. O feto é capaz de sentir a estimulação tátil

Com 22 semanas de gravidez, o paladar começou a se formar na língua. O desenvolvimento do cérebro e dos nervos fetais também é bem formado, de modo que o feto é capaz de sentir o toque. Incluindo estimulação de auto-toque. Os bebês podem tocar as coisas com uma ou ambas as mãos ao mesmo tempo e cruzar os braços. Ele também experimentou tocar o próprio rosto, chupar o polegar e tocar outras partes do corpo. O aperto de seu filho no útero é forte o suficiente agora. Na verdade, ele foi capaz de segurar o cordão umbilical.

4. O batimento cardíaco do bebê pode ser ouvido

O batimento cardíaco do feto de 22 semanas pode ser ouvido através de um estetoscópio. A diferença com a freqüência cardíaca da mãe, a freqüência cardíaca fetal parece mais rápida, com um intervalo de 11-160 batimentos por minuto.

5. Os órgãos reprodutivos são bem desenvolvidos

Citado de Saúde Infantil, na 22ª semana de gravidez, os órgãos reprodutivos do bebê começam a crescer e continuarão a se desenvolver. Nos meninos, os testículos começam a descer do abdômen. Enquanto isso, nas meninas, o útero e os ovários estão no lugar. Sua vagina começou a se formar adequadamente.

6. Os ossos do bebê continuam a crescer

Os ossos do bebê estão crescendo bem na 22ª semana de gestação. Por isso é importante que as mães comam mais alimentos que contenham cálcio para o desenvolvimento de ossos e dentes saudáveis ​​do bebê.

Mudanças vivenciadas pelas mães na 22ª semana de gestação

Junto com o desenvolvimento do feto, várias são as alterações vivenciadas pela mãe na 22ª semana de gravidez, a saber:

1. Existem falsas contrações

Uma das mudanças que as mães experimentam na 22ª semana de gravidez é o aparecimento de falsas contrações ou contrações de Braxton Hicks. Geralmente, as falsas contrações podem ocorrer na 20ª semana de gravidez e se tornarão mais frequentes à medida que a gravidez avança. Contrações falsas não prejudicam o feto Embora classificadas como leves, as contrações falsas ou contrações de Braxton Hicks ainda fazem você sentir azia. No entanto, você não precisa se preocupar porque essa condição não prejudica o feto. No entanto, se as contrações forem muito dolorosas ou ocorrerem com mais frequência, você deve consultar um médico imediatamente. A razão é que, em condições mais graves, o aparecimento de contrações mais frequentes e com sensação de rigidez pode ser um sinal de parto prematuro.

2. Pés inchados

Além do estômago que aumenta à medida que envelhecemos, o desenvolvimento do feto no útero faz com que outras áreas do corpo inchem. As pernas não são exceção. Pernas inchadas durante a gravidez também podem ser causadas por hormônios da gravidez que relaxam os ligamentos e as articulações ao redor da pélvis para o bebê se ajustar. Além disso, pés inchados durante a gravidez podem ser causados ​​por um acúmulo de líquido para acomodar o feto em desenvolvimento. Embora não prejudique o desenvolvimento do feto, o inchaço nas pernas certamente incomoda e faz com que se sinta menos confiante. Por exemplo, alguns dos calçados que você usa não parecem mais confortáveis ​​agora.

3. Sente-se desconfortável quando o estômago é tocado

A barriga crescendo na 22ª semana de gravidez às vezes faz com que outras pessoas, sejam parentes próximos ou amigos, se sintam ansiosas e com vontade de esfregar sua barriga. Embora esfregar o estômago possa causar desconforto. Embora seja difícil recusar ou evitar, não há nada de errado em dizer diretamente esse desconforto quando você esfrega o estômago. E se o estômago de uma grávida de 22 semanas ainda for pequeno? Observe que nem todas as mulheres grávidas têm a mesma idade gestacional de desenvolvimento. O desenvolvimento do útero em mulheres grávidas é medido pela medição da altura do fundo. Se a altura uterina da gestante ainda for normal, então não há problema se ela estiver com 22 semanas de gravidez, seu estômago ainda é pequeno.

4. Estrias

Estrias pode aparecer na 22ª semana de gravidez estrias na pele do corpo da mãe, na forma de traços ou linhas de expressão, também ocorre na idade de 22 semanas de gravidez. Razãoestrias Durante a gravidez ocorre o estiramento da pele muito rápido, juntamente com o tamanho do útero dilatado e o ganho de peso. Essas listras ou linhas finas que aparecem podem variar de rosa a marrom escuro, dependendo do seu tom de pele. Embora geralmente apareça no estômago, estrias Também pode aparecer nas nádegas, coxas, quadris e seios.

Como manter a saúde do feto e da mãe na 22ª semana de gravidez

Os procedimentos para manter a saúde do feto e da mãe na 22ª semana de gestação são os seguintes:

1. Aumentar o consumo de cálcio

Uma forma de manter a saúde do feto e da mãe na 22ª semana de gestação é aumentar o consumo de cálcio. Como mencionado anteriormente, um dos desenvolvimentos do feto de 22 semanas é que os ossos do bebê estão crescendo. Ou seja, a quantidade de cálcio necessária ao bebê aumenta neste período de idade gestacional. Os especialistas recomendam que as mulheres grávidas precisem ingerir até 1.000 miligramas de cálcio. Você pode encontrar fontes de ingestão de cálcio por meio de vários alimentos, como sardinhas, vegetais verdes (couve, brócolis e bok choy), cereais, pães, tofu, suco de laranja e laticínios com baixo teor de gordura.

2. Consumo de magnésio

Além do cálcio, o consumo de magnésio também é importante para fortalecer os dentes e os ossos do feto no útero. Portanto, é importante que mulheres grávidas consumam magnésio. O magnésio atua estimulando a função enzimática, regulando a insulina e controlando os níveis de açúcar no sangue materno. A falta de níveis de magnésio no corpo pode fazer com que as mulheres grávidas se sintam fracas, músculos fracos e cãibras nas pernas. Em condições graves, a deficiência de magnésio pode interferir no desenvolvimento do bebê no útero e aumentar o risco de pré-eclâmpsia.

3. Faça exercícios de Kegel

Os exercícios de Kegel também são uma forma de manter a saúde materna na 22ª semana de gravidez. Os exercícios de Kegel podem ajudar a prevenir perdas de urina durante e após a gravidez, prevenir hemorróidas, aumentar a força muscular vaginal e tornar o sexo durante a gravidez mais agradável.

4. Pratique técnicas de relaxamento

Técnicas de relaxamento que você pode usar como forma de manter a gravidez na 22ª semana. Esta etapa pode ajudá-lo a superar as preocupações que ocorrem durante a gravidez. Além da ioga, você pode praticar técnicas de relaxamento sentando-se com as pernas cruzadas e fechando os olhos. Imagine que você está em um lugar com uma bela vista. Em seguida, comece a se concentrar em relaxar os músculos do corpo, do rosto aos dedos dos pés. Em seguida, respire fundo pelo nariz e expire lentamente. Você pode fazer isso regularmente por 10 minutos. [[artigos relacionados]] Às 22 semanas de gestação, o desenvolvimento fetal continua a ocorrer junto com as mudanças experimentadas pela mãe. Portanto, é muito importante manter a saúde da mãe e do feto neste momento. Não se esqueça de verificar regularmente o estado da sua gravidez com o obstetra. Para ver o desenvolvimento do rosto ou do corpo do seu filho, você pode fazer um exame de ultrassom. Se você tiver dúvidas sobre a 22ª semana de gravidez, pergunte ao médico diretamente no aplicativo de saúde da família SehatQ. Baixe agora em App Store e Google Play. Veja o andamento da gestação de 23 semanas aqui.