Como tratar a micose do couro cabeludo (Tinea capitis)?

Micose da cabeça, também conhecida como tinea capitis, é uma infecção fúngica que ocorre na cabeça. Esta condição médica causa o aparecimento de manchas escamosas e coceira no couro cabeludo e na haste do cabelo. Para lidar com esse problema, vamos primeiro identificar as causas, sintomas, métodos de transmissão e como tratá-los.

Causas de micose na cabeça

A micose da cabeça, também conhecida como tinea capitis, é causada por um fungo dermatófito. Este fungo se desenvolve no cabelo e na parte externa do couro cabeludo. Esse fungo do couro cabeludo também gosta de lugares quentes e úmidos, razão pela qual os dermatófitos gostam de se reproduzir na pele suada. Esta infecção fúngica pode ser transmitida facilmente. A seguir estão as formas de transmissão da micose na cabeça que devem ser consideradas:
  • Humano para humano: A micose da cabeça pode ser transmitida se você tocar na pele de alguém que já tenha uma infecção fúngica dermatófita.
  • Coisas para humanos: Se você tocar em qualquer objeto ou objeto que tenha sido contaminado com fungos dermatófitos, pode ocorrer infecção, como toalhas, roupas e pentes.
  • Animal para humano: Animais de estimação, como gatinhos e cachorros, costumam ser portadores de fungos dermatófitos. Ao tocá-lo, você pode obter micose na cabeça.
Lembre-se de que a infecção fúngica por dermatófito que causa a micose na cabeça é muito fácil de transmitir. É por isso que é aconselhável ter ainda mais cuidado ao tocar em objetos e animais de estimação de outras pessoas.

Sintomas de micose na cabeça

Micose na cabeça pode causar coceira. Além do couro cabeludo fúngico, o sintoma mais comum de micose na cabeça ou tinha do couro cabeludo são manchas escamosas que coçam no couro cabeludo. Mas não se engane, ainda existem alguns outros sintomas a serem observados:
  • O cabelo é quebradiço e fácil de cair
  • Couro cabeludo dói ao toque
  • Gânglios linfáticos inchados
  • Febre
  • Patches escamosos que aumentam de tamanho com o tempo
  • A parte da pele que é cinza ou vermelha
Em casos mais graves, a micose da cabeça pode causar inchaço da pele de textura áspera e cheia de pus. Esse inchaço pode causar calvície permanente e cicatrizes inestéticas.

Como diagnosticar micose na cabeça

Apenas olhando para o couro cabeludo, os médicos podem diagnosticar a micose na cabeça. Geralmente, o médico usa uma lâmpada especial para ver o couro cabeludo e os sintomas da tinha do couro cabeludo. Se necessário, o médico também pode colher uma amostra de cabelo ou pele para confirmar o diagnóstico. Essa amostra é então levada ao laboratório para exame. O médico usará um microscópio para ver se algum fungo se instalou na amostra de cabelo ou couro cabeludo.

Tratamento de micose na cabeça

A micose na cabeça é muito incômoda Existem várias maneiras de tratar a micose na cabeça, geralmente recomendadas pelos médicos. Mas lembre-se de que alguns desses tratamentos para micose na cabeça também têm efeitos colaterais que precisam ser considerados. A seguir estão várias maneiras de tratar a micose na cabeça que podem ser prescritas por um médico:
  • Drogas antifúngicas

Os medicamentos antifúngicos mais comumente prescritos para o tratamento da micose da cabeça são griseofulvina e cloridrato de terbinafina. Ambos são bebíveis e devem ser tomados por seis semanas. No entanto, existem alguns efeitos colaterais que podem aparecer, tais como vômitos, sensibilidade ao sol, tonturas, desmaios, reações alérgicas, erupção cutânea a tontura. O cloridrato de terbinafina pode causar efeitos colaterais ainda mais graves, como dor de estômago, febre, distúrbios hepáticos e coceira. Consulte seu médico para que esses efeitos colaterais sejam evitados.
  • Xampu

Como a infecção fúngica que causa a tinea capitis se aloja no couro cabeludo, os médicos também podem prescrever um xampu especial que pode prevenir a propagação da infecção. Este shampoo contém um componente ativo antifúngico chamado cetoconazol ou sulfeto de selênio. No entanto, você precisa saber que esse shampoo antifúngico só pode prevenir sua propagação, não matar o fungo. Portanto, também é recomendável tomar medicamentos antifúngicos. Usar um shampoo antifúngico também tem suas regras. Seu médico pedirá que você use um shampoo antifúngico várias vezes por semana, durante um mês. Tinea capitis ou micose da cabeça é uma condição médica que leva muito tempo para curar. Demora pelo menos mais de um mês para ver os resultados do tratamento. Além disso, visitas regulares ao médico também são recomendadas. Você pode usar um remédio natural para micose, como óleo de coco, como companheiro. No entanto, certifique-se de não abandonar o seu tratamento médico principal e consultar um médico.

Como prevenir micose na cabeça

As infecções fúngicas que causam micose na cabeça são muito difíceis de evitar. No entanto, isso não significa que você não pode prevenir e minimizar os riscos. A seguir estão várias maneiras de prevenir a micose da cabeça que você pode tentar:
  • Usando shampoo regularmente

Usar shampoo regularmente também pode prevenir a micose na cabeça. Além disso, crie o hábito de lavar o cabelo com shampoo após o barbear.
  • Mantém isso limpo

Certifique-se de manter sempre a higiene corporal e lave as mãos regularmente para evitar a propagação ou transmissão de micose na cabeça.
  • Evite animais infectados

Normalmente, os animais infectados com fungos dermatófitos apresentam calvície na pele. Mesmo assim, os sintomas da tinea capitis em animais são muito difíceis de detectar. Leve seu animal de estimação ao veterinário regularmente para evitar que esse problema aconteça.
  • Não compartilhe coisas pessoais

Objetos pessoais, como toalhas, escovas de dente, pentes de cabelo e roupas, podem ser um meio para transmitir a tinha do couro cabeludo. Portanto, evite pedir emprestado ou emprestar esses itens pessoais a terceiros. [[artigo relacionado]] Tinea capitis ou micose da cabeça não é uma condição médica que deva ser considerada levianamente. As complicações são muito prejudiciais, como calvície permanente e cicatrizes que interferem na aparência. Portanto, mantenha a limpeza para evitar a chegada de fungos dermatófitos ao couro cabeludo e aos cabelos.