Como embrulhar um bebê com segurança e corretamente

Enrolar um bebê é uma das coisas mais comuns para os recém-nascidos. Não admira que os pais geralmente preparem panos em várias cores e imagens para embrulhar o bebê. No entanto, você precisa saber como enfaixar o bebê de maneira correta e segura para que o seu filho evite o risco de lesões.

Quais são os benefícios de enfaixar um bebê?

Em geral, panos ou cobertores para enfaixar bebês ainda são usados ​​pelas mães para proporcionar um efeito seguro e confortável ao bebê. Pois, o pano enrolado no corpo do bebê parece lembrar o útero da mãe. Os benefícios do agasalho para bebês são evitar que o bebê seja perturbado por seus próprios reflexos, para não arranhar o corpo, ajudar a aquecê-lo e ajudá-lo a acalmá-lo quando estiver agitado. A Academia Americana de Pediatria (AAP) também confirma que a maneira certa de enfaixar um bebê pode acalmá-lo e fazê-lo dormir de forma mais profunda e profunda. Por outro lado, também há quem pense que se o bebê não for enfaixado os joelhos dobrarão. A noção de que o efeito de um bebê não ser enrolado faz seus joelhos dobrarem é um mito. Você não precisa se preocupar se os joelhos do seu recém-nascido parecerem dobrados. Na verdade, todos os bebês nascem no mundo com os joelhos dobrados. Ao nascer, os calcanhares do bebê estão juntos e os joelhos afastam-se um do outro, parecendo a letra "O". Isso é normal porque, enquanto está no útero, o bebê está sempre enrolado. Enrolar o bebê também não necessariamente torna suas pernas retas rapidamente. À medida que crescem, os joelhos do bebê se endireitam por conta própria.

Qual é a maneira correta e segura de enfaixar um bebê?

Embora possa trazer benefícios, como enfaixar um bebê certamente não deve ser arbitrário. Portanto, certifique-se de saber como enfaixar um bebê recém-nascido de forma segura e correta, seguindo estas etapas: Fonte da imagem: Shutterstock

1. Dobre o tecido em forma de triângulo

A primeira maneira de embrulhar um bebê é colocar um pano ou cobertor para envolvê-lo (cerca de 15-20 cm de comprimento) em uma superfície plana (como um colchão) com a ponta do pano ou cobertor por cima de modo que assemelha-se a uma forma de triângulo. Em seguida, dobre levemente o canto superior do tecido ou cobertor. Depois de dobrado, o próximo passo é colocar o bebê nele.

2. Coloque o bebê na posição certa

Segure o bebê e coloque-o suavemente no lenço. Certifique-se de que os ombros do bebê estejam logo acima das dobras do tecido ou cobertor.

3. Preste atenção à posição das dobras do tecido

Endireite a mão esquerda inferior do bebê para que fique próxima ao corpo. Em seguida, puxe a ponta do pano do lado esquerdo do bebê até cobrir seu braço esquerdo e a área do peito. Coloque a ponta deste pano sob a axila do braço direito e depois nas costas. Dobre a parte inferior da faixa do bebê em direção aos ombros do bebê. Lembre-se de não dobrar o tecido muito apertado ao redor dos quadris e pés do bebê para que ele possa se mover livremente.

4. Preste atenção à posição do pano ao cobrir todo o corpo

Enquanto segura o bebê suavemente para não mudar de posição, pegue a ponta do agasalho do lado direito do bebê e puxe-o para cobrir todo o seu corpo. Dobre o pano restante sobre as costas do bebê.

5. Certifique-se de que o bebê ainda pode se mover

Ao embrulhar seu bebê, certifique-se de que suas mãos e pés ainda possam se mover livremente. Posicione as pernas ligeiramente dobradas para cima e dê uma pequena margem de manobra na gravata. Não deixe o enfaixamento amarrar com muita força para evitar ferimentos nas mãos e nos pés do bebê. [[Artigo relacionado]]

Quais são os riscos se o método de enfaixar o bebê não for feito corretamente?

Como enfaixar um bebê deve ser feito corretamente e deve ser considerado pelos pais. O motivo é que, se o método de enfaixar um recém-nascido não for feito corretamente, haverá risco de ferimentos, doenças e até morte. Citado da National Library of Medicine (NIH), a pesquisa conduzida por McDonnel e Moon (2014) mostra fatos ou eventos relacionados ao risco de usar uma bolsa de bebê ou bandagem que pode causar ferimentos à morte. Dos 36 incidentes, foram encontrados os seguintes casos:
  • 5 casos de enfaixamento foram encontrados associados a 1 caso de morte, 2 ferimentos e 2 ferimentos potenciais
  • 18 casos de enfaixamento instantâneo de bebês associados a 8 mortes, 10 lesões potenciais
  • 1 caso de óbito que não deve ser mencionado o produto do swaddle utilizado
  • 12 casos de morte relacionados ao enfaixamento usando pano / cobertor comum
Embora esta pesquisa tenha limitações, os pais devem usá-la como um lembrete de que é realmente necessário aplicar o método correto de enfaixamento. Você pode evitar ferimentos ou morte prestando atenção a coisas importantes ao embrulhar um bebê, como as seguintes.

O que deve ser considerado para que o método de enfaixamento não prejudique o bebê?

O modo errado de enfaixá-lo pode causar danos ao seu bebê. Portanto, é importante prestar atenção aos seguintes pontos ao embrulhar um bebê para evitar os riscos negativos causados: Não coloque o cinto do bebê mais alto do que o peito
  • Quando está calor, é melhor vestir apenas uma t-shirt e uma fralda para o seu bebé. Enquanto isso, quando o tempo está frio, seu bebê pode usar macacão material leve. Com isso, o bebê se sentirá confortável e nem muito quente nem frio.
  • Certifique-se de que o bebê não superaqueça quando enrolado. Quanto mais camadas forro o bebê, maior o risco de desenvolver hipertermia. Preste atenção à temperatura corporal do bebê olhando para a pele. Se o bebê está suando ou se sente molhado, isso significa que a temperatura está muito quente.
  • Escolha um pano ou uma manta de tecido confortável para que o bebê não sinta calor. Também é importante verificar sempre sua temperatura a cada poucas horas.
  • Uma maneira segura e correta de enfaixar um bebê é colocá-lo em posição supina. Não coloque o bebê para dormir de bruços. O motivo é que posicionar o bebê de bruços em um lenço pode causar o risco de SMSI ou o bebê morrer repentinamente. síndrome de morte súbita infantil ). 
  • Não enrole o bebê com muita força, especialmente nos pés. A área dos quadris e pés do bebê que não consegue se mover livremente pode aumentar o risco do bebê displasia do quadril , a saber, um distúrbio da formação da articulação do quadril em que a parte superior do osso da coxa não está bem na cavidade do quadril.
  • Não enrole o bebê de modo que fique enrolado na cabeça, na testa ou nas orelhas. Colocar o agasalho do bebê mais alto do que o peito pode dificultar a respiração do bebê e o bebê sentirá calor.
  • Se o seu bebê tiver que dormir na mesma cama que você e seu parceiro, é melhor não enrolar o bebê porque ele sentirá calor. Além disso, o risco de o bebê morrer repentinamente aumentará. Os bebês podem ser enfaixados com segurança se forem colocados em seus próprios berços.
  • Quando o bebê consegue rolar para mudar de posição, geralmente em bebês com idade entre 3 e 6 meses, você não deve mais enrolá-lo enquanto dorme.
  • Não se esqueça de contar ao seu parente mais próximo ou babá, como a avó ou babá, sobre como enfaixar um bebê com segurança e corretamente.
[[artigo relacionado]] Enfaixar é uma forma de acalmar um recém-nascido e fazê-lo se sentir seguro e confortável. No entanto, certifique-se de fazer como enfaixar o bebê com segurança e corretamente, a fim de minimizar os riscos negativos causados. Se necessário, consulte um pediatra para saber se seu bebê precisa ser enfaixado ou não.