Uma série de funções do pulmão humano que devem ser compreendidas

Como um dos órgãos vitais do corpo, o pulmão humano atua como o principal órgão respiratório. No entanto, além de nos ajudar a respirar, outras funções pulmonares não são menos importantes para o corpo. Este órgão também desempenha um papel na proteção do coração para prevenir infecções. Localizados na cavidade torácica, os dois pulmões à esquerda e à direita não são do mesmo tamanho. O pulmão esquerdo é menor porque à esquerda também está o coração. Como um órgão vital flexível, os pulmões são protegidos pelo esqueleto.

Conheça, um por um, a também conhecida como a anatomia do pulmão humano

As partes dos pulmões têm as suas respectivas funções. Antes de conhecer mais claramente a função dos pulmões, é uma boa ideia conhecer primeiro as partes dos pulmões. O pulmão humano é constituído por várias partes, cada uma das quais desempenhando uma função específica, para suportar a função pulmonar principal, nomeadamente como o principal órgão da respiração. Se classificado de cima, a primeira parte do pulmão é a traqueia. A traqueia é a principal via aérea e pode ser chamada de pilar fundamental do pulmão humano. A traqueia tem a forma de um Y invertido. A traqueia está em linha reta e, em seguida, bifurca-se para a esquerda e para a direita. Os ramos da traquéia então entram nos pulmões esquerdo e direito, como parte do órgão. Além disso, a seguir está uma seção detalhada dos pulmões.

1. Brônquio

Os brônquios são os ramos da traquéia que estão conectados aos pulmões direito e esquerdo. O brônquio esquerdo entra no pulmão esquerdo e o brônquio direito entra no pulmão direito. A principal função dos brônquios é fornecer passagens de ar da boca e da traqueia. O ar que entra e sai dos pulmões passa pelos brônquios. Além disso, os brônquios também têm a função de secretar muco ou catarro, que desempenha um papel no sistema de defesa do corpo.

2. Bronquíolos

A próxima parte do pulmão humano são os bronquíolos, que são ramos dos brônquios. Os bronquíolos são muito pequenos, como os cabelos, e são numerosos. Nos pulmões direito e esquerdo, existem até 30.000 bronquíolos.

3. Álvéolos e Alvéolos

No final dos bronquíolos, existem alvéolos, que são coleções de sacos aéreos. Cada bolsa de ar é chamada de alvéolo e tem um tamanho muito pequeno. No entanto, o número de alvéolos é muito grande, cerca de 600 milhões de peças.

4. Pleura

A pleura é uma fina membrana protetora que reveste os pulmões e o esqueleto interno, voltado para os pulmões. A pleura possui duas camadas, de modo que, quando os pulmões entram em contato com o interior do esqueleto, não há atrito.

5. Diafragma

O diafragma não está realmente conectado ao pulmão humano. No entanto, sua função não pode ser separada dos pulmões. O diafragma é um músculo respiratório localizado abaixo dos pulmões e separa a área do tórax do abdômen. Quando você inspira, o diafragma se contrai e puxa os pulmões para baixo e os expande para que o ar possa entrar completamente. Então, ao expirar, o diafragma relaxa e retorna à sua forma original em forma de cúpula, de modo que uma grande quantidade de ar é expelida dos pulmões.

As principais funções do pulmão humano e seu mecanismo de ação

O sistema respiratório do corpo humano é muito sofisticado. Isso ocorre porque o fluxo desde a primeira inalação do ar até o processamento pode correr muito rapidamente, embora o processo seja bastante complicado. Entender a função do pulmão humano com clareza o ajudará a reconhecer mais facilmente o sistema respiratório como um todo. A função dos pulmões é processar o ar obtido da atmosfera para que possa ser bom o suficiente para entrar na corrente sanguínea. Somente depois que o oxigênio entra na corrente sanguínea, o oxigênio circula por todo o corpo. Quando você respira, o ar pode entrar pelo nariz ou boca e, em seguida, pelas seguintes vias:
  • Depois de sair do nariz ou da boca, o ar desce pela garganta, em direção à traqueia
  • Da traqueia, o ar vai para o brônquio esquerdo e o brônquio direito
  • Dos brônquios, o ar entra em passagens menores, ou seja, os bronquíolos
  • Depois disso, o ar vai entrar nos alvéolos
Cada alvéolo é revestido por uma rede de minúsculos vasos sanguíneos chamados capilares. Nesta fase, há uma troca entre o oxigênio e o dióxido de carbono que chegam. O dióxido de carbono vem do sangue transportado pelos capilares do coração. Depois que os capilares expelem dióxido de carbono, os capilares receberão oxigênio dos alvéolos. O sangue oxigenado é então enviado de volta ao coração, onde é então distribuído por todo o corpo. Enquanto isso, o dióxido de carbono restante será removido do corpo pelos pulmões quando você expira. Pode-se observar que a função dos pulmões não se limita à respiração, mas também desempenha um papel na circulação do sangue no corpo. [[Artigo relacionado]]

7 Outras funções do pulmão humano

A função do pulmão humano não está apenas relacionada à respiração. Este órgão, também possui outras funções que não são menos úteis para a saúde do corpo, tais como: Uma das funções do coração é protegê-lo

• Protege o coração

Uma das funções importantes do pulmão humano acaba tendo algo a ver com os órgãos circundantes. Com seu tamanho grande e textura macia, pode ser uma boa almofada protetora para o coração. Principalmente quando há uma colisão.

• Regula o equilíbrio do pH

Se houver muito dióxido de carbono no corpo, o ambiente do corpo se tornará muito ácido. Quando isso acontece, faz parte da função dos pulmões detectá-lo. Se o corpo tiver uma acidez muito alta, esse órgão aumentará o ritmo da respiração para que o gás dióxido de carbono possa ser removido do corpo mais rapidamente.

• Como filtro

Uma das funções dos pulmões é a de filtro. Este órgão pode filtrar pequenos coágulos sanguíneos e bolhas de ar que podem causar uma doença chamada embolia. Uma embolia é um bloqueio do fluxo sanguíneo, que causa interrupção da distribuição de oxigênio por todo o corpo.

• Como reservatório de sangue

Os pulmões podem acomodar uma certa quantidade de sangue, dependendo da condição do seu corpo. Essa função pulmonar pode ser útil quando você está realizando atividades físicas extenuantes, como esportes, porque os pulmões ajudam o coração a funcionar com mais eficiência. Os pulmões podem produzir imunoglobulina A para proteger o corpo contra infecções

• Protege o corpo contra infecções

Nos pulmões, há uma membrana que secreta a imunoglobulina A. As imunoglobulinas fazem parte do sistema de defesa do corpo e podem manter a função pulmonar e protegê-lo de certas infecções.

• Ajuda a articulação da fala

O Airflow é necessário para que possamos pronunciar certas letras. Se os pulmões forem perturbados, o fluxo de ar também será perturbado. Esta é outra função dos pulmões.

• Função mucociliar lisa

O muco ou fluido pegajoso que está no trato respiratório serve como uma armadilha para poeira e bactérias. Além disso, no trato respiratório também existem cílios que ajudam as partículas de poeira e bactérias presas a subir para serem expelidas pela tosse ou para baixo para serem destruídas pelo sistema digestivo.

Distúrbios da função pulmonar a serem observados

Existem vários tipos de função pulmonar humana prejudicada e podem ser causados ​​por bactérias, vírus, poluição do ar e várias outras coisas. Aqui estão algumas doenças que costumam ocorrer nos pulmões humanos.

Covid-19

Nem todas as pessoas que recebem COVID-19 apresentam sintomas. No entanto, eles ainda podem transmitir o vírus a outras pessoas que estejam próximas por meio da exposição a gotículas ou saliva ao falar, tossir ou espirrar.

Asma

Pneumonia

Tuberculose (TB)

Câncer de pulmão

Bronquite

[[artigos relacionados]] Vendo a enorme função dos pulmões, é claro que você tem que cuidar bem da saúde dos pulmões. Não deixe que doenças como doença pulmonar obstrutiva crônica, bronquite ou mesmo câncer de pulmão o ataquem. Evite fumar e praticar exercícios regularmente, além disso, não se esqueça de sempre seguir uma dieta nutricionalmente balanceada.