10 alimentos pós-cirurgia que você deve comer para acelerar a recuperação

Após a cirurgia, o médico geralmente fornecerá uma lista de restrições alimentares para que a condição do paciente possa se recuperar rapidamente e não piorar. Por outro lado, há uma série de alimentos que podem auxiliar no processo de recuperação pós-operatória. Este alimento pós-operatório é considerado capaz de ajudar a reduzir a inflamação, aumentar a imunidade, fonte de energia durante o período de recuperação, para acelerar o processo de cicatrização.

Alimentos pós-cirurgia que são bons para comer durante a recuperação

Ao escolher a comida pós-operatória, você deve prestar atenção ao conteúdo nutricional, vitaminas e minerais nela contidos. Isso é muito importante para auxiliar no processo de cicatrização e recuperação pós-operatória. Aqui estão alguns bons alimentos para comer após a cirurgia:

1. Ovos

Após a cirurgia, é necessária uma grande ingestão de proteínas para acelerar a recuperação. Um dos alimentos ricos em proteínas são os ovos. Além da proteína, os ovos também contêm vários nutrientes, como vitamina A, vitamina B12, zinco, ferro e selênio. Os nutrientes contidos nos ovos são conhecidos por melhorar a função imunológica e acelerar o processo de cicatrização de feridas.

2. Vegetais com folhas verdes

Vegetais com folhas verdes como couve, espinafre e folhas de mostarda são alimentos pós-operatórios que podem ajudar a acelerar a recuperação. Os nutrientes contidos em vegetais de folhas verdes podem ajudar a reduzir a inflamação, melhorar a função imunológica e acelerar a cicatrização de feridas. Esta capacidade não pode ser separada do conteúdo de vitamina C, manganês, magnésio, folato, polifenóis, pró-vitamina A contidos em vegetais de folhas verdes.

3. Bagas

As frutas vermelhas contêm vitamina C, que pode acelerar o processo de cicatrização. Rico em vitamina C, comer frutas vermelhas pode estimular a produção de colágeno no corpo. O colágeno é uma proteína que tem a capacidade de acelerar o processo de cicatrização de feridas. Além de colágeno, as bagas também contêm antioxidantes antocianinas que fornecem efeitos antiinflamatórios e antivirais e apoiam o sistema imunológico.

4. Salmão

O salmão é um alimento pós-operatório que pode ajudar a acelerar o processo de cicatrização de feridas, aumentar a imunidade e reduzir a inflamação. Esta capacidade não pode ser separada do teor de gordura ômega-3 encontrado neste peixe marinho. Além de ser rico em gorduras ômega-3, o salmão também contém uma variedade de outros nutrientes benéficos, como proteínas, vitaminas B, selênio, zinco e ferro.

5. Aves

A pesquisa explica, o conteúdo de aminoácidos glutamina e arginina contido na carne de aves pode ajudar no processo de cicatrização e recuperação. Glutamina fornecem um efeito protetor, enquanto arginina ajuda no processo de produção de colágeno, que é bom para o processo de cicatrização de feridas.

6. Nozes e sementes

O conteúdo de proteínas vegetais, gorduras saudáveis, vitaminas e minerais encontrados em nozes e sementes podem ajudar no processo de cura. Além disso, esses dois alimentos também podem ser a escolha certa para repor energia durante o processo de recuperação. De acordo com uma série de estudos, o teor de vitamina E em nozes e sementes pode melhorar a função das células imunológicas para combater infecções e doenças.

7. Vegetais crucífero

Os vegetais crucíferos podem ajudar a reduzir a inflamação pós-operatória. Quando consumidos, o conteúdo de glucosinolato nos vegetais crucífero como repolho, couve-flor e brócolis serão transformados em isotiocianato . Isotiocianatos é conhecido por fornecer benefícios na forma de:
  • Reduz a inflamação
  • Impulsione o sistema imunológico
Além disso, o conteúdo de vitaminas, minerais e antioxidantes nos vegetais crucíferos os torna um bom alimento para comer após a cirurgia.

8. Miudezas

Miudezas é um alimento pós-operatório que pode melhorar a função imunológica e acelerar o processo de cicatrização. Essa capacidade não pode ser separada do conteúdo de nutrientes como vitamina A, vitamina B, ferro e zinco, que são necessários no processo de produção de colágeno e formação de tecido conjuntivo. Além disso, as miudezas são uma boa fonte de proteína e são necessárias para ajudar no processo de recuperação pós-operatória. Porém, consuma em quantidade suficiente para não causar outras doenças.

9. Batata doce

Contém enzimas hexoquinase e citrato sintase, A batata-doce pode ajudar no processo de cicatrização de feridas. Por outro lado, a batata-doce também é uma boa fonte de carboidratos para comer durante a recuperação. Como um alicerce, a falta de ingestão de carboidratos no pós-operatório pode interferir no processo de cicatrização da ferida e retardar a recuperação.

10. Vieiras

O marisco é um alimento rico em zinco. Este mineral pode ajudar a acelerar o processo de cicatrização de feridas e recuperação pós-operatória. Além disso, o zinco é necessário para criar uma função imunológica saudável. [[Artigo relacionado]]

Como acelerar a recuperação além de comer alimentos pós-cirurgia

Para acelerar o processo de recuperação pós-operatória, você deve evitar alimentos que podem causar prisão de ventre. A constipação pode causar aumento da dor e adicionar pressão à incisão. Alguns alimentos que podem desencadear a constipação incluem:
  • Alimentos secos, como frutas secas, carne seca, batata frita
  • Alimentos processados ​​que são ricos em gordura e açúcar, mas com baixo teor de fibras
  • Queijo com alto teor de gordura
  • Leite gordo e seus derivados, como sorvete
  • Carne vermelha com alto teor de gordura saturada
  • Alimentos doces como pastéis e doces
Além de evitar alimentos que causam constipação, você também deve adotar um estilo de vida saudável. As ações que podem ser tomadas para acelerar a recuperação incluem:
  • Parar de fumar
  • Descanso suficiente
  • Mantenha o corpo hidratado
  • Não consuma bebidas alcoólicas
  • Tome suplementos para atender à ingestão nutricional (você deve consultar o seu médico primeiro)

Notas de SehatQ

Na escolha da alimentação pós-operatória, deve-se atentar para o conteúdo nutricional nela contido. Alimentos ricos em nutrientes, vitaminas e minerais, como peixes, frutas e vegetais, podem ajudar a acelerar o processo de cicatrização e a recuperação pós-operatória. Além disso, evite alimentos que podem causar prisão de ventre. Se sua condição piorar depois de comer certos alimentos, consulte imediatamente um médico para tratamento. Para discutir mais sobre os alimentos pós-cirurgia que podem ajudar a acelerar o processo de cura e recuperação, pergunte ao médico diretamente no aplicativo de saúde SehatQ. Baixe agora em App Store e Google Play .