Especialista em gastroenterologia, a solução para problemas digestivos

Gastroenterologia é uma área médica especializada no tratamento de várias doenças de todo o sistema digestivo, incluindo esôfago, estômago, vesícula biliar, pâncreas, fígado, ducto biliar, intestino delgado, intestino grosso (cólon), reto e ânus. Um gastroenterologista ou gastroenterologista é um médico com experiência especial no tratamento de vários tipos de distúrbios do trato digestivo. Para se tornar um gastroenterologista, um clínico geral deve passar por uma formação de especialista em medicina interna e, em seguida, continuar com a subespecialidade de medicina gastroenterohepatologia. A duração da educação médica especializada tende a variar, mas geralmente fica em torno de 5 a 6 anos.

Que tipos de doenças são tratadas por um gastroenterologista?

Especialistas em gastroenterologia geralmente tratam problemas de saúde relacionados ao processo de digestão dos alimentos, absorção de nutrientes e remoção de resíduos digestivos do corpo. Se você tem um distúrbio do sistema digestivo, seu clínico geral geralmente o encaminhará a um gastroenterologista. Especificamente, existem várias condições médicas que podem ser tratadas por um gastroenterologista, a saber:

1. Aumento da doença ácida do estômago ou DRGE

Aumento do ácido do estômago ou DRGE (doença do refluxo gastroesofágico)é um tipo de doença que é tratada por um gastroenterologista especialista. Esta condição é caracterizada por dor na boca do estômago ou sensação de queimação no peito devido ao ácido gástrico subindo para o esôfago (esôfago).

2. Úlcera de estômago

Úlceras gástricas ou úlceras gástricas são feridas que aparecem na parede do estômago, parte inferior do esôfago ou duodeno (parte superior do intestino delgado). Úlceras estomacais podem ser causadas por inflamação causada por bactérias H.pylori e a presença de erosão do tecido causada pelo ácido estomacal. A úlcera péptica é uma condição médica bastante comum e que ocorre com frequência em muitas pessoas.

3. Síndrome do intestino irritável (SII)

Síndrome do intestino irritável ou IBS é uma condição comum que afeta o sistema digestivo, particularmente o intestino grosso. Essa condição pode causar uma variedade de sintomas, como cólicas estomacais, distensão abdominal, diarreia e prisão de ventre. Em alguns casos, o IBS pode causar danos intestinais.

4. Hepatite C

A hepatite C é um tipo de doença que pode causar inflamação e infecção do fígado. Este tipo de hepatite pode ser transmitido por contato com sangue, por exemplo, compartilhamento de agulhas, transplantes de órgãos, transfusões de sangue, relações sexuais (se houver contato com sangue através de feridas) e outros. Para a maioria das pessoas, essa doença é uma doença crônica de longo prazo (crônica) que pode até levar à morte.

5. Pancreatite ou inflamação do pâncreas

A inflamação do pâncreas ou pancreatite é uma doença rara quando o pâncreas fica inflamado. Isso ocorre porque as enzimas produzidas pelos órgãos digestivos desencadeiam reações químicas e atacam o pâncreas. Em casos graves, essa pancreatite pode causar sangramento na glândula, danos aos tecidos, infecção, aparecimento de cistos e câncer de pâncreas.

6. Tumor ou câncer do trato digestivo

Os gastroenterologistas também tratam vários tipos de tumores e cânceres em vários órgãos do sistema digestivo, como esôfago, estômago, intestino delgado, intestino grosso, fígado, bexiga, reto, ânus e outros órgãos. Quanto a algumas outras condições médicas que também são tratadas por um gastroenterologista: azia, úlceras do revestimento do estômago e do intestino delgado, condições médicas da bexiga, sangramento no sistema digestivo, doença de Crohn e doença celíaca.

Quais ações são realizadas por um gastroenterologista?

Um gastroenterologista especializado em colonoscopia realiza uma colonoscopia. Um gastroenterologista pode fornecer o diagnóstico e o tratamento de doenças do trato digestivo. Se necessário, um gastroenterologista realizará uma série de procedimentos para tratar o paciente. Alguns dos procedimentos médicos realizados por especialistas em gastroenterologia incluem:
  • A endoscopia é um procedimento médico que visa examinar em profundidade toda a condição do sistema digestivo e de outros órgãos, usando uma ferramenta especial chamada endoscópio. Um endoscópio é um instrumento em forma de tubo elástico com uma luz e uma pequena câmera na extremidade.
  • A endoscopia por cápsula é um tipo de procedimento endoscópico para examinar a condição do intestino delgado.
  • A colonoscopia é um procedimento médico que visa examinar o estado do intestino e detectar a presença de pólipos ou câncer de cólon.
  • A sigmoidoscopia é um procedimento médico que visa determinar a causa de distúrbios do aparelho digestivo, como o aparecimento de dores ou sangramento no aparelho digestivo.
  • A biópsia hepática é um procedimento médico que visa determinar a causa da inflamação e fibrose hepática.

Quando você deve consultar um gastroenterologista?

Visite imediatamente um gastroenterologista se tiver distúrbios digestivos. Você deve consultar um gastroenterologista se tiver problemas com o trato digestivo. Embora qualquer pessoa possa sentir indigestão, pessoas com 50 anos ou mais estão mais sujeitas a distúrbios digestivos. Portanto, consulte imediatamente um gastroenterologista se sentir algum dos seguintes sintomas:
  • Dor de estômago ou azia frequentes
  • Dificuldade em engolir alimentos sem causa conhecida
  • Dor de estômago continua voltando
  • Diarreia frequente
  • Vômito frequente
  • Constipação frequente
  • Vômito de sangue ou fezes com sangue
  • Amarelecimento da pele e da parte branca dos olhos, acompanhado de febre e uma sensação de inchaço ou dor na boca do estômago
[[artigos relacionados]] Se esses problemas de saúde ocorrerem contínua ou repetidamente, um exame deve ser realizado o mais rápido possível para que a condição médica não piore. Com isso, o risco de complicações ou gravidade nos órgãos digestivos pode ser reduzido. Durante o exame, o gastroenterologista pode fazer algumas perguntas sobre seu histórico de saúde e estilo de vida diário para diagnosticar a condição que você está enfrentando. Em seguida, o médico determinará o tratamento ou procedimento médico apropriado para tratar sua condição médica.