Alterações fibrocísticas na mama, são perigosas?

Você já sentiu um caroço macio no peito? Não entre em pânico ainda! Você pode ter alterações fibrocísticas em seus seios ou seios fibrocísticos. Aprenda mais sobre as glândulas mamárias fibrocísticas e seus sintomas, diagnóstico, causas e tratamento aqui! Alterações fibrocísticas na mama ou mamária fibrocística são uma condição em que as mamas apresentam inchaço devido a caroços ou nódulos macios e esponjosos no tecido mamário. As mamas fibrocísticas são classificadas como benignas (não cancerosas) ou não, mas podem ser muito irritantes.

Alterações fibrocísticas da mama e seus sintomas

Em alguns casos, essas alterações fibrocísticas na mama podem se espalhar. Em outras palavras, ele não aparece apenas em uma área da mama. Os especialistas afirmam que essas alterações fibrocísticas na mama não são uma doença, são até normais. Essa condição geralmente ocorre em mulheres com idade entre 20-50 anos. Na verdade, a maioria das mulheres teve glândulas mamárias fibrocísticas. Em algumas mulheres, as alterações fibrocísticas da mama podem ser assintomáticas. No entanto, os sintomas mais comuns se você experimentar a doença incluem:
  • Um caroço em uma ou mais partes da mama
  • Engrossamento da rede
  • Seios inchados e mais macios
  • Seios parecem sólidos
  • Dor no peito
  • Dor na parte inferior do braço
As alterações hormonais devido à menstruação às vezes podem piorar esses sintomas. Em alguns casos, mesmo esses sintomas podem ocorrer com o tempo e mudar. Não há nada de errado em consultar um médico quando você se sentir desconfortável e vermelhidão, fluido ou sangue começarem a surgir dos mamilos. Nesse caso, o médico também fará um exame para confirmar o diagnóstico.

O médico irá diagnosticar com este exame

Existem vários procedimentos de exame para diagnosticar. Nesse caso, o médico fará um exame físico das mamas. Em seguida, para produzir uma imagem mais clara do tecido mamário, os médicos geralmente também realizam vários outros exames, como mamografia, ultrassom (USG) e procedimentos de imagem por ressonância magnética (MRI). Em alguns casos, uma biópsia também pode ser feita se o médico suspeitar de um cisto ou outros achados, como câncer.

Por que pode ocorrer fibrocística mamária?

A causa exata das alterações fibrocísticas na mama não é conhecida. No entanto, essa condição é influenciada pelo hormônio feminino estrogênio. Basicamente, o tecido mamário experimentará mudanças em resposta às mudanças hormonais que ocorrem nas mulheres. Esse tecido mamário alterado pode ser mais pronunciado nas mamas fibrocísticas. Isso é o que às vezes causa inchaço ou dor antes ou durante a menstruação. Alguns casos mostram que o consumo de alimentos ricos em gordura, cafeína e chocolate pode aumentar o risco de desenvolver essa condição. [[Artigo relacionado]]

Quão perigosa é a mamária fibrocística?

Faça mamografias regulares com antecedência. Como explicado anteriormente, essas alterações fibrocísticas na mama não são câncer e não aumentarão o risco de câncer de mama. No entanto, as alterações que ocorrem na mama devido às glândulas mamárias fibrocísticas podem dificultar o diagnóstico do câncer de mama na mamografia. Assim, é importante reconhecer as próprias mamas para que você possa identificar as alterações que ocorrerem e tratá-las precocemente. Nesse caso, você pode fazer o autoexame das mamas (BSE) regularmente após a menstruação. Além disso, a Força-Tarefa de Serviços Preventivos dos EUA também recomenda uma mamografia a cada dois anos para mulheres com idades entre 50-74 anos.

Este é um tratamento para alterações fibrocísticas da mama

As condições mamárias fibrocísticas não requerem tratamento especial, desde que os sintomas não sejam incômodos. No entanto, se você se sentir desconfortável, pode fazer um tratamento para reduzir e eliminar os sintomas. O uso de pílulas anticoncepcionais pode reduzir os sintomas que surgem devido aos seios fibrocísticos. Como essa condição é muito dependente de hormônios, os sintomas da fibrocística mamária melhoram ou desaparecem ao entrar na menopausa. Lembre-se de que a terapia hormonal não é recomendada nessa condição porque pode piorar os sintomas. O uso de analgésicos, como ibuprofeno e paracetamol, também pode aliviar a dor. Escolha um sutiã confortável para reduzir a dor. Além disso, você também pode aplicar uma compressa quente ou fria para aliviar os sintomas.

Notas de SehatQ

Essas são algumas coisas sobre as alterações fibrocísticas na mama que você precisa saber. A partir de agora, não custa mais ficar mais alerta e fazer BSE rotineiramente. Não se esqueça de manter um estilo de vida saudável para alcançar a saúde ideal. Para obter mais informações sobre as alterações fibrocísticas na mama, você pode pergunte ao médico diretamente no aplicativo de saúde da família SehatQ. Baixe o aplicativo em App Store e Google Play agora!