Farmácia é uma unidade de serviço farmacêutico, aqui estão os tipos

As farmácias são o lugar certo quando você procura medicamentos genuínos para o alívio de várias doenças. Bem, você sabia que as farmácias têm vários tipos e funções próprias? Antes de discutir os tipos e funções das farmácias, é necessário saber com antecedência que a regulamentação das farmácias existentes na Indonésia é regulamentada pelo Regulamento do Ministro da Saúde da República da Indonésia, número 73 de 2016, relativo às Normas de Serviços Farmacêuticos em Farmácias . O Ministro da Saúde explicou que as farmácias são estabelecimentos de serviços farmacêuticos onde os farmacêuticos realizam as suas práticas farmacêuticas.

Farmácia é um lugar que não só fornece remédios, esse é o tipo

Acontece que as farmácias não estão apenas em hospitais ou clínicas. Nas farmácias, você pode obter preparações farmacêuticas que consistem em medicamentos, ingredientes medicinais, remédios tradicionais e até cosméticos. Algumas farmácias também vendem dispositivos médicos e dispositivos médicos descartáveis, incluindo máscaras, emplastros ou curativos. Você pode pensar que uma farmácia é apenas um lugar para comprar medicamentos ou outros dispositivos médicos. Mas, na verdade, as farmácias são classificadas em vários tipos de acordo com seu lugar ou função, como segue.

1. Farmácia comunitária (farmácia de varejo)

Este tipo de farmácia é provavelmente um dos mais comuns perto de você. A razão é que as farmácias comunitárias são de fato estabelecidas no meio dos assentamentos comunitários, por exemplo, em lojas ou residências particulares. Esse tipo de farmácia vende medicamentos para o alívio de doenças das quais as pessoas costumam reclamar, como dores de cabeça, resfriados, diarreia e assim por diante. Além de vender medicamentos, a obrigação do farmacêutico é explicar ao público sobre as funções e efeitos colaterais dos medicamentos e alimentos ou bebidas que o paciente deve evitar, para que não ocorram interações medicamentosas.

2. Farmácia ou clínica hospitalar

Como o nome indica, esta farmácia funciona em hospital ou clínica e é responsável por fornecer medicamentos aos pacientes do posto de saúde. A responsabilidade do farmacêutico é garantir que os medicamentos administrados aos pacientes estejam de acordo com a solicitação do médico, bem como notificar as funções do paciente, efeitos colaterais e interações medicamentosas, se houver. Os médicos também podem envolver os farmacêuticos que trabalham aqui, para determinar o medicamento e a dosagem corretos, especialmente se o medicamento desejado não estiver disponível. Eles também devem garantir que os medicamentos administrados aos pacientes não expirem ou estejam danificados.

3. Farmácia industrial

Essas farmácias costumam ser representantes de determinadas marcas de medicamentos para que as pessoas conheçam melhor seus produtos, tanto em termos de benefícios como de efeitos colaterais que podem surgir. No final, essa farmácia quer que mais pessoas usem seus produtos para superar as queixas que sentem.

4. Farmácias inventadas

Esta farmácia permite aos doentes obter medicamentos em mistura, em pó ou numa solução particular. As farmácias de preparo também fornecem medicamentos prontos para uso, embora não existam muitos deles. Você pode encontrar esta farmácia em residências e unidades de saúde.

5. Farmácia ambulante

Para as pessoas que vivem em áreas remotas, as farmácias são unidades de saúde de difícil acesso, por isso os farmacêuticos têm que 'pegar a bola' nas farmácias móveis. Essas farmácias geralmente usam ambulâncias ou outros carros de saúde e, ao mesmo tempo, podem ser um estabelecimento comunitário para obter serviços médicos acessíveis, reduzindo ao mesmo tempo a chance de contrair dores crônicas.

6. Farmácia de atendimento domiciliar

As farmácias de atendimento domiciliar têm como objetivo atender os pacientes diretamente em casa que não podem ir diretamente à farmácia para obter medicamentos. Essas farmácias geralmente fornecem apenas medicamentos injetáveis ​​e são especializadas em certas áreas de doenças, como nutrição, quimioterapia, oncologia ou saúde mental.

7. Farmácia de pesquisa

Esta farmácia pode não ser muito popular na comunidade porque sua principal função não é fornecer medicamentos às pessoas, mas fazer pesquisas sobre certos medicamentos. A responsabilidade do farmacêutico é garantir que os medicamentos que circulam na comunidade sejam seguros para consumo e tragam benefícios à saúde pública. [[Artigo relacionado]]

Funções das farmácias para saúde pública

As farmácias podem fornecer serviços de informação sobre medicamentos É importante sublinhar que farmácias não são o mesmo que drogarias. De acordo com o Regulamento do Governo nº 51/2009, as farmácias só podem vender medicamentos sem e sem prescrição para venda no varejo. Entretanto, a farmácia é um local que permite obter serviços farmacêuticos (não apenas de venda de medicamentos) dos farmacêuticos. Os serviços farmacêuticos em questão são:
  • Revisão de receita
  • Dispensando (administração de Drogas)
  • Serviço de informação sobre drogas
  • Aconselhamento
  • Monitoramento do uso de drogas
  • Monitoramento de efeitos colaterais de medicamentos
Farmacêuticos também podem fazer tratamento em casa (atendimento domiciliar) se necessário. Para saber mais informações sobre serviços de farmácia por farmácias, você pode pergunte ao médico diretamente no aplicativo de saúde da família SehatQ. Baixe agora em App Store e Google Play.