Contagem de linfócitos humanos normais e sua função para a saúde

Falando em células sanguíneas, os linfócitos são uma das células sanguíneas que você precisa saber. Os linfócitos são um tipo de glóbulo branco que desempenha um papel importante no sistema imunológico. Essas células sanguíneas são produzidas na medula óssea, mas são encontradas no sangue e no tecido linfático. Juntamente com outros glóbulos brancos, os linfócitos trabalham juntos para combater doenças. No entanto, uma contagem de linfócitos muito baixa ou muito alta pode indicar um problema com seu corpo. Então, quais são os níveis de linfócitos classificados como normais?

Função linfocitária

A medula óssea produz continuamente células que se tornam linfócitos. Alguns entram na corrente sanguínea, mas alguns se movem pelo sistema linfático. O sistema linfático é um grupo de tecidos e órgãos, como baço, amígdalas e gânglios linfáticos, que protegem o corpo de várias ameaças de infecção. Cerca de 25% dos novos linfócitos se instalam na medula óssea e se tornam células B. Enquanto isso, outros 75% viajam para o timo antes de se transformarem em células T. As células B e T trabalharão juntas para combater infecções. As células B funcionam para reconhecer antígenos, como vírus ou bactérias, e se tornam células plasmáticas que produzem anticorpos para combatê-los. Enquanto isso, as células T são divididas em três tipos, cada um dos quais tem sua própria função, a saber:
  • As células T citotóxicas podem destruir células no corpo que foram infectadas com antígenos, células cancerosas e outras células estranhas
  • As células T auxiliares podem direcionar as respostas imunológicas das células B e outras células T
  • As células T reguladoras podem suprimir o sistema imunológico para manter sua resposta sob controle.
Além de prevenir doenças, os linfócitos também podem combater alérgenos, como pólen ou pêlos de animais, que desencadeiam reações alérgicas. [[Artigo relacionado]]

Contagem normal de linfócitos

Uma contagem de linfócitos muito alta ou muito baixa pode ser um sinal de doença. Para descobrir o nível de linfócitos em sua corrente sanguínea, é necessário fazer um exame de sangue denominado tela Células B e células T. Os níveis de linfócitos podem variar dependendo da idade, sexo, hereditariedade e estilo de vida. A faixa normal de linfócitos em adultos é entre 1.000 e 4.800 linfócitos em 1 microlitro (mcL) de sangue. Enquanto isso, em crianças, a faixa normal é entre 3.000 e 9.500 linfócitos / mcL de sangue. Se os níveis de linfócitos estiverem abaixo ou acima dos números acima, pode-se presumir que essa condição indica níveis baixos ou altos de linfócitos. A seguir está uma explicação dessas duas condições.
  • linfócito alto

Uma alta contagem de linfócitos em adultos varia de mais de 5.000 linfócitos / mcL de sangue. Enquanto isso, em crianças existem mais de 9.000 linfócitos / mcL de sangue, embora isso possa mudar com a idade. Às vezes, uma contagem alta de linfócitos é inofensiva e temporária porque é a resposta normal do corpo à infecção ou inflamação. No entanto, também pode ser um sinal de uma doença mais séria chamada linfocitose. Essa condição costuma estar associada a infecções crônicas, certos tipos de câncer no sangue e doenças auto-imunes.
  • Linfócitos baixos

Os níveis baixos de linfócitos em adultos variam de menos de 1.000 linfócitos / mcL de sangue. Enquanto isso, em crianças com menos de 3.000 linfócitos / mcL de sangue. A contagem de linfócitos abaixo da faixa normal pode ser normal e temporária. Essa condição pode ocorrer após um resfriado ou outra infecção, exercício físico intenso, estresse severo e desnutrição. Mesmo assim, um nível baixo de linfócitos também pode ser uma condição séria chamada linfocitopenia ou linfopenia. A linfopenia pode ser hereditária ou adquirida juntamente com certas doenças, como doenças hereditárias raras (ataxia-telangiectasia), doenças neurológicas (esclerose múltipla), doenças autoimunes, AIDS ou outras doenças infecciosas. Essa condição também pode ser um efeito colateral de medicamentos ou alguns tratamentos médicos. O tratamento dos linfócitos dependerá da causa e da gravidade. Portanto, consulte sempre um médico para obter o tratamento adequado. Além disso, adote um estilo de vida saudável comendo alimentos nutritivos balanceados e fazendo exercícios regularmente para que o corpo fique mais saudável e em forma.