Os dados mostram que uma em cada oito mulheres teve problemas na glândula tireóide. As mulheres ainda têm um risco de cinco a oito vezes maior do que os homens para esta doença. Portanto, é importante que as mulheres conheçam os perigos de uma glândula tireoide que está prejudicada e não recebe tratamento adequado. A glândula tireóide é uma glândula hormonal em forma de borboleta localizada sob o pescoço. Essa glândula funciona para produzir o hormônio tireoidiano (um hormônio que regula a temperatura corporal) e controla as atividades do corpo, como a velocidade com que o corpo queima calorias e a velocidade com que o coração bate. Quando a glândula tireoide funciona muito rápido ou muito lentamente, você pode ter hipertireoidismo ou hipotireoidismo, que interferem no metabolismo regular.
Quando você é considerado portador de distúrbio da glândula tireoide?
Fisicamente, saber se você tem doença da tireoide é bastante difícil. O motivo é que os sintomas dessa doença costumam ser semelhantes aos sinais de estresse (no hipertireoidismo) ou menopausa (no hipotireoidismo). Para mais detalhes, vejamos a explicação abaixo:Hipertireoidismo
No hipertireoidismo, a glândula tireoide está hiperativa e produz mais hormônio tireoidiano do que o normal. Como resultado, os níveis do hormônio tireoidiano tornam-se excessivos. Como resultado, o corpo do paciente pode apresentar os seguintes sintomas:- Perda de peso mesmo que não coma muito, mesmo que sinta que está comendo mais do que o normal.
- Coração batendo forte ou batimento cardíaco irregular.
- Tremores de mão (tremores).
- Sentindo-se ansioso, nervoso e irritado.
- Transpira mais do que o normal e é sensível ao calor.
- Mudanças no ciclo menstrual.
- Maior frequência de evacuações (BAB).
- Inchaço na parte inferior do pescoço.
- Cansado.
- Músculos que parecem fracos.
- Pele sensível.
- Cabelo que afina ou quebra facilmente.
- Insônia.
Hipotireoidismo
Enquanto isso, o hipotireoidismo ocorre quando a glândula tireoide está hipoativa na produção do hormônio tireoidiano, de modo que a quantidade de hormônio que ela produz é menor do que o limite normal. Os sintomas de hipotireoidismo costumam ser semelhantes aos sinais da menopausa e geralmente incluem:- Sentindo febre.
- É fácil se sentir cansado.
- Pele seca.
- Prisão de ventre.
- Esquecido.
- Sentir-se triste ou deprimido.
Qual é o perigo de uma glândula tireoide prejudicada e não tratada?
Quando diagnosticado com hipotireoidismo ou hipertireoidismo, você pode precisar de medicação para o resto da vida. Se não for tratada com cuidado, as complicações de distúrbios da glândula tireoide afetarão você.Complicações do hipertireoidismo
Os perigos de uma glândula tireóide perturbada e de desencadear um excesso de hormônio da tireóide no corpo podem ser:- Doença cardíaca. O hipertireoidismo pode causar derrames à insuficiência cardíaca congestiva.
- Ossos frágeis. O excesso de hormônio tireoidiano no sangue pode interferir na absorção do cálcio pelos ossos. Se continuar, essa condição pode levar à osteoporose.
- Problemas oculares. Um dos gatilhos do hipertireoidismo é Doença de Graves. Esta doença pode afetar os olhos e é frequentemente referida como Oftalmopatia de Grave. Os sintomas podem incluir olhos vermelhos, inchaço, sensibilidade à luz e levar à cegueira se não tratada.
- Pele inchada e vermelha. Essas complicações também incluem o impacto de Doença de Graves. Embora rara, essa condição não é impossível de ser um dos perigos de uma glândula tireoide alterada e não é tratada imediatamente.
- Tireotoxicose. Essa condição ocorre quando os sintomas que você sente aumentam muitas vezes, resultando em febre, frequência cardíaca muito rápida e diminuição da consciência.
Complicações do hipotireoidismo
No hipotireoidismo, as complicações experimentadas pelos pacientes podem incluir:- Doença cardíaca. O hipotireoidismo reduz o volume de sangue bombeado pelo coração em 30-50%. Se não for tratado imediatamente, você corre o risco de ter um ataque cardíaco.
- Problemas do sistema nervoso. O sistema nervoso danificado pelo hipotireoidismo pode incluir pessoas que têm dificuldade para andar, têm voz rouca, têm dificuldade para respirar e parecem ter dores nas mãos e nos pés. Quando é grave, os sofredores também podem experimentar a síndrome túnel do carpo.
- Infertilidade. Pacientes com hipotireoidismo geralmente apresentam distúrbios menstruais. Se isso continuar, não é impossível que a paciente tenha infertilidade ou dificuldade para engravidar.
- Distúrbios na gravidez. Mulheres com hipotireoidismo correm mais risco de uma série de problemas durante a gravidez, como pré-eclâmpsia, aborto espontâneo e parto prematuro.