6 alimentos para pacientes de próstata evitar

A dor na próstata geralmente afeta homens com mais de 55 anos, mas aqueles que são mais jovens também correm o risco de desenvolver a doença. Essa doença ataca a próstata, que fica entre o pênis e o ânus. Existem várias ações que podem ser tomadas para prevenir o agravamento da dor na próstata, uma das quais é evitar as seguintes restrições dietéticas para pacientes de próstata.

Quais são as restrições alimentares para pacientes de próstata?

Comer alimentos errados pode piorar o inchaço da próstata. Alguns dos alimentos tabu da dor de próstata que você deve evitar incluem:

1. Carne

Pessoas com câncer de próstata devem evitar consumir carne cozida demais. Carne que é cozida demais produzirá compostos cancerígenos conhecidos como aminas heterocíclicas (HCAs). Diz-se que este composto do HCA é capaz de fazer com que as células cancerosas continuem a crescer e se desenvolver, fazendo com que os sintomas do câncer de próstata piorem. Enquanto isso, a Organização Mundial da Saúde (OMS) também encontrou uma ligação entre o consumo de carne vermelha ou processada e um risco aumentado de câncer de próstata. Alguns exemplos, como carne bovina, suína e salsicha.

2. Produtos lácteos

Além da carne cozida demais, outras restrições alimentares para quem sofre de próstata são os laticínios. De acordo com pesquisas em Journal of Nutrition , beber leite integral, leite desnatado e leite com baixo teor de gordura em excesso pode piorar o quadro de dor na próstata que você está sentindo. Outros laticínios que também precisam ser cuidados são o queijo, o iogurte, a manteiga e o sorvete. Como alternativa, você pode beber leite feito de coco e nozes, como castanha de caju, soja ou amêndoas. No entanto, você ainda deve ter cuidado com o conteúdo de açúcar nele.

3. Bebidas alcoólicas

De acordo com um estudo da American Cancer Society, os bebedores de álcool têm duas vezes mais chances de desenvolver câncer de próstata. Principalmente aqueles que se enquadram na categoria de bebedores pesados. Aqueles que se enquadram na categoria de bebedores pesados ​​podem beber mais de três vezes ao dia. Uma bebida equivale a 350 ml de cerveja com teor alcoólico de 5%. Quando você já tem doença de próstata ou está em risco de desenvolvê-la, deve esquecer imediatamente o álcool para não agravar os sintomas. Em vez disso, você pode consumir água com gás misturado com suco de fruta, vinho ou cerveja sem álcool, chá e café.

4. Bebidas contendo cafeína

O café é uma das bebidas com cafeína incluída na lista de tabus alimentares para pacientes de próstata. A cafeína tem propriedades diuréticas, que produzem urina. Você também vai urinar com mais frequência. Além disso, a cafeína também agrava os sintomas causados ​​pelas doenças da próstata. Além do café, quem sofre de próstata também precisa reduzir o chá, o refrigerante e as bebidas energéticas.

5. Alimentos que contêm gordura saturada

O próximo tabu alimentar para pacientes de próstata são os alimentos que contêm gordura saturada. Sim, a gordura saturada não só foi associada a um aumento do risco de doenças cardíacas, mas também de câncer de próstata. Vários estudos descobriram o risco de câncer de próstata decorrente da ingestão de alimentos com gordura saturada. Mesmo assim, estudos dizem que a relação entre gordura saturada e câncer de próstata ainda é incerta. melhor ainda limitar o consumo de alimentos que contenham gordura saturada. Além de ser possivelmente prejudicial à saúde da próstata, o consumo de grandes quantidades de gordura saturada pode aumentar o risco de doenças cardíacas e dos vasos sanguíneos.

6. Alimentos contêm açúcar

Alimentos que contêm açúcar também são tabus da próstata que devem ser evitados se você tiver problemas de próstata. O motivo é que alimentos que contêm açúcar adicionado, como doces, tortas e assim por diante, podem agravar a inflamação que já ocorreu na próstata. Lembre-se de que consumir qualquer tipo de alimento ou bebida em excesso não é bom para a saúde do corpo. Portanto, comece a comer alimentos com porções razoáveis ​​para evitar os riscos que isso pode causar.

Abstinência do paciente de próstata

Além das restrições alimentares, há uma série de atividades que devem ser evitadas por quem tem doenças da próstata, a saber:
  • Pedalar por muito tempo

    Uma atividade que deve ser evitada por pessoas com próstata é andar de bicicleta por muito tempo. O ciclismo exerce pressão sobre a área onde a próstata está localizada (períneo), que fica entre o ânus e o escroto.

  • Fumaça

    Vários estudos relacionaram o tabagismo com um risco aumentado de morrer de câncer de próstata. Fumar não é apenas um tabu para doenças da próstata, mas também para manter sua saúde geral.

  • Preguiçoso para fazer exercícios

    Outro tabu da próstata é ter excesso de peso ou obesidade. Essa condição também é um tabu conhecido por fazer o câncer de próstata crescer mais agressivamente no corpo.

Alimentos saudáveis ​​para manter a saúde da próstata

Além de se submeter ao tratamento da próstata conforme recomendado, é importante que você mantenha uma alimentação e uma vida saudáveis. Manter a saúde da próstata pode ser feito de várias maneiras, uma delas é escolhendo os alimentos certos. Alguns alimentos saudáveis ​​para a saúde da próstata incluem:

1. Tomate

As propriedades antioxidantes do licopeno no tomate podem ajudar a prevenir o câncer de próstata e reduzir o crescimento do tumor. Embora evidências adicionais sejam necessárias, 24 estudos descobriram que os homens que comeram muito tomate tiveram um risco menor de câncer de próstata.

2. Brócolis

Não só para a próstata, o brócolis é um alimento saudável que você deve comer porque é rico em nutrientes. Contendo muitos compostos complexos, o brócolis pode ajudar a proteger e reduzir o risco de câncer. Alguns estudos dizem que comer brócolis pode ajudar a reduzir o risco de câncer de próstata. Embora a razão exata não seja conhecida, acredita-se que essa capacidade venha dos fitoquímicos do brócolis, incluindo sulforafano que mata seletivamente as células cancerosas.

3. Soja

Outros alimentos saudáveis ​​para a saúde da próstata são as nozes, uma das quais é a soja. De acordo com a pesquisa, o conteúdo de isoflavonas na soja pode ajudar a reduzir o risco de câncer de próstata. Isso é apoiado por descobertas de Instituto Nacional do Câncer (NCI), que encontrou uma associação entre o consumo de soja e diminuição dos níveis de antígeno específico da próstata (PSA). Até agora, o teste de PSA tem sido usado como teste de rastreamento do câncer de próstata.

4. Romã

O alto teor de antioxidantes na romã pode ajudar a inibir o desenvolvimento das células cancerosas da próstata. Um estudo encontrou evidências de que o suco de romã e o extrato inibiram a produção de células cancerosas da próstata em animais. No entanto, mais pesquisas ainda são necessárias para descobrir se a mesma coisa acontece em humanos.

Notas de SehatQ

Pessoas com doenças da próstata, incluindo câncer, devem cuidar de sua dieta para que sua condição não piore. Você precisa se lembrar da lista de tabus alimentares para quem sofre de próstata e começar a reduzir seu consumo. Além disso, comece a implementar uma vida saudável para reduzir os sintomas causados. Para discutir mais sobre a doença da próstata, pergunte ao seu médico diretamente em App de saúde familiar HealthyQ . Baixe agora em App Store e Google Play .