Não entre em pânico, esta é a maneira certa de lidar com a etapa da doença

Ver uma criança tendo uma convulsão durante uma febre alta costuma causar pânico nos pais. Você pode conhecer essa condição como uma doença degenerativa, enquanto no mundo médico essa condição é chamada de convulsão febril. A doença degenerativa ou convulsões febris são reações repentinas que podem ocorrer quando as crianças apresentam febre muito alta com temperatura corporal acima de 38 graus Celsius. Essas convulsões geralmente duram alguns minutos e depois param por conta própria, mesmo que a criança ainda tenha febre alta. O step pode ser visto como uma doença grave em crianças, especialmente depois que a criança se sente sonolenta e fecha os olhos com mais frequência. No entanto, essa condição geralmente não leva a problemas de saúde mais sérios.

Sintomas comuns da doença degenerativa

A condição da criança que supostamente sofre da doença do degrau depende do tipo de convulsão em si. A maioria das crianças com convulsão febril apresentará sinais, como:
  • O corpo inteiro da criança enrijece de repente
  • Febre com temperatura corporal de mais de 38 graus Celsius
  • Globos oculares brilhando
  • Não responde quando chamado
  • Soa como um gemido da boca de uma criança
  • Fazer xixi ou defecar nas calças
  • Sangramento pela boca devido a morder a língua.
Após o término da convulsão, a criança ficará sonolenta ou até mesmo mal-humorada e confusa. No entanto, esses são sintomas normais e geralmente não resultam em complicações. Se os sintomas da etapa da doença não ocorrerem em 24 horas, a condição é chamada de convulsão febril simples. Em casos mais raros, as convulsões em crianças podem durar mais de 15 minutos e ocorrer mais de uma vez por dia. Nem todas as partes do corpo estão tremendo, e isso faz com que as pernas e os braços da criança enfraqueçam depois que a convulsão termina. Se seu filho tiver convulsões como essa, você deve consultar um médico.

Causas da doença do degrau em crianças

A doença do degrau é geralmente desencadeada por uma febre alta experimentada por crianças. No entanto, também é possível que a criança tenha uma convulsão, mesmo que a febre não seja muito alta. Algumas coisas que podem fazer as crianças sofrerem da doença do degrau, a saber:
  • Infecções, infecções virais e bacterianas. Uma das infecções mais comuns que causam convulsões em crianças é o vírus roséola, que se caracteriza por febre alta em crianças.
  • Vários tipos de vacinas que apresentam risco de coocorrência pós-imunização na forma de convulsões são DPT (difteria, coqueluche, tétano) e MMR (sarampo-sarampo, caxumba-caxumba, rubéola). Esta vacina freqüentemente causa febre em crianças e é essa febre que desencadeia as convulsões.
  • Crianças de 6 meses a 5 anos (especialmente aquelas com 12-18 meses) têm maior risco de desenvolver a doença do degrau.
  • Crianças com irmãos ou pais com histórico de step disease têm maior probabilidade de contrair a mesma doença.
Deve-se enfatizar que a doença em estágio não é o mesmo que epilepsia. Em uma criança com epilepsia, as convulsões ocorrem com muita frequência, mesmo quando ela não está com febre. Enquanto isso, em crianças com doença do degrau, as convulsões ocorrem apenas na época da febre. No entanto, você deve ter cuidado se uma convulsão febril em uma criança durar mais de 15 minutos, pois pode aumentar o risco da criança de desenvolver epilepsia.

O que faz com que as crianças pisem com frequência?

De acordo com a pesquisa, cerca de 1 em cada 3 crianças que tiveram uma causa de convulsões febris geralmente experimentam estágios repetidos da doença quando ficam doentes novamente. Isso geralmente ocorre menos de um ano após a ocorrência da primeira convulsão. Geralmente, a causa da ocorrência de etapas repetidas é devido aos seguintes fatores.
  • Estágio da doença que ocorre antes de a criança completar 18 meses.
  • Existe uma história familiar de convulsões ou epilepsia.
  • Antes de ter sua primeira convulsão, a criança teve febre alta de até 40 graus Celsius por mais de uma hora.
  • A criança já teve convulsões febris complexas (convulsões que ocorrem mais de uma vez).
Quando a criança tem uma doença em estágio recorrente, não é recomendável dar-lhe medicamentos regulares para reduzir a febre para evitar que isso aconteça. Porque isso pode acabar sendo arriscado para sua condição. [[Artigo relacionado]]

Como lidar com a doença do degrau

A primeira coisa que os pais devem fazer ao ver uma criança tendo uma convulsão é manter a calma. Para tratá-lo, você pode seguir os passos de primeiros socorros para as seguintes etapas com mais cuidado:
  • Registre a duração da convulsão na criança. Se a convulsão durar mais de 5 minutos, chame uma ambulância imediatamente ou leve-o ao centro de saúde mais próximo.
  • Prepare um medicamento para reduzir a febre a ser administrado imediatamente quando ele tiver febre.
  • Quando seu filho começar a ter uma convulsão, coloque-o no chão e remova qualquer coisa que possa interferir na lesão.
  • Não segure o corpo da criança rígido.
  • Incline o corpo da criança para evitar asfixia.
  • Se possível, remova os objetos que estão na boca da criança e podem bloquear as vias aéreas da criança.
  • Não dê remédios para convulsões, água potável ou qualquer alimento enquanto a criança tiver uma convulsão.
  • Se seu filho apresentar sinais de emergência, como rigidez de nuca e vômitos persistentes após uma convulsão, leve-o ao médico.
A doença dos degraus em crianças parece assustadora. No entanto, essas convulsões febris geralmente não causam danos ao cérebro ou ao sistema nervoso, muito menos paralisia, retardo mental e até a morte, portanto, espera-se que os pais não entrem em pânico ao dar os primeiros socorros a crianças com essa condição.