Qual é o mecanismo de contração do músculo humano?

O corpo humano consiste em vários tipos de músculos que constituem os vários órgãos que sustentam a vida. Os músculos não apenas desempenham um papel na formação dos órgãos, mas também ajudam você a se mover livremente. Este movimento é apoiado pelo mecanismo de contração muscular que auxilia na movimentação e desempenho dos órgãos do corpo. Você já conhece o mecanismo de contração muscular que faz parte do mecanismo de funcionamento desse músculo?

Qual é o mecanismo de contração muscular do corpo humano?

O mecanismo de contração muscular é, na verdade, parte do mecanismo de ação muscular. Os músculos se contraem e relaxam para mover o corpo. Cada contração e relaxamento que ocorre é uma resposta do sistema nervoso. A chave para o mecanismo de contração muscular é a presença de sinais do cérebro e da energia dos alimentos consumidos. O mecanismo de contração muscular pode ser dividido em vários estágios, a saber:

1. Sinais do sistema nervoso

O mecanismo de contração muscular começa quando há um sinal do sistema nervoso conhecido como potencial de ação para as células do músculo. Os sinais do sistema nervoso por meio de novos nervos motores são recebidos pelas células musculares.

2. Reações químicas nos músculos

Os sinais do sistema nervoso são recebidos por uma substância química chamada acetilcolina, que desencadeia várias reações químicas. Essa reação química desencadeia a liberação de cálcio nos músculos e estimula o desempenho de compostos de actina e miosina que podem encurtar ou contrair os músculos.

3. Relaxar os músculos

Quando o sinal do sistema nervoso não é mais dado, as reações químicas nos músculos voltam ao normal e fazem com que os músculos se alongem ou relaxem.

Diferentes tipos de músculos humanos

O mecanismo de ação muscular varia, dependendo do tipo de músculo. Aqui estão os diferentes tipos de músculos humanos:
  • músculos estriados

É impossível discutir o mecanismo de trabalho muscular sem mencionar esse tipo de músculo. Sim, os músculos estriados são músculos que podem ser controlados conscientemente e são geralmente usados ​​para movimentos. Os músculos esqueléticos são fixados aos ossos e fixados por tecidos resistentes conhecidos como tendões. Quando os músculos estriados se contraem, os tendões se movem e movimentam os ossos.
  • Músculo liso

Em contraste com o músculo estriado, o músculo liso é um músculo que não pode ser movido voluntariamente. O músculo liso pode ser encontrado em órgãos do corpo, como os órgãos digestivos. O mecanismo de contração do músculo liso funciona automaticamente, não pode ser regulado e funciona gradualmente em comparação com os músculos estriados. Por exemplo, o movimento dos músculos digestivos é mais lento e regular quando o alimento entra nos órgãos do sistema digestivo do que o movimento rápido da mão músculos.
  • Músculo cardíaco

O músculo cardíaco é diferente do músculo estriado ou liso, embora seja semelhante ao músculo liso, você não pode controlar o músculo cardíaco conscientemente. O mecanismo de contração do músculo cardíaco torna o músculo cardíaco capaz de bombear sangue por todo o corpo e alterar a velocidade do mecanismo de funcionamento do músculo de acordo com as necessidades do corpo. Por exemplo, o músculo cardíaco bombeia mais lentamente quando você está descansando e mais rápido quando você está ativo. [[Artigo relacionado]]

Como manter a saúde muscular?

Manter a saúde muscular é importante para que o mecanismo de trabalho dos músculos continue a funcionar bem e adequadamente. Se o mecanismo de contração muscular não funcionar corretamente, você terá dificuldade para se mover ou terá problemas em alguns órgãos. Você não precisa se confundir porque como manter a saúde muscular é fácil das seguintes maneiras:
  • Aplicando uma dieta saudável

Além de manter o corpo saudável e perder peso, a adoção de uma dieta nutricionalmente balanceada pode fornecer nutrição adequada para o mecanismo de funcionamento dos músculos. Coma vegetais, frutas, proteínas com baixo teor de gordura e grãos inteiros. Você também precisa comer alimentos ricos em ferro, como espinafre, frango e assim por diante. Além disso, você deve consumir proteínas de alimentos em vez de suplementos, como proteínas de frango, tofu, ovos e assim por diante.
  • Exercite-se regularmente

Quando você se exercita, você realmente danifica os músculos, mas depois o corpo repara o dano e torna os músculos mais fortes e maiores. Você não precisa fazer levantamento de peso, porque atividades leves ou esportes, como jogar badminton, caminhar, correr, nadar e assim por diante, também podem treinar seus músculos. O melhor é se exercitar ou fazer 30 minutos de atividade física por dia e alongar com antecedência.

Cuidado com as lesões musculares!

Dor muscular devido ao exercício, especialmente quando você está se exercitando pela primeira vez ou não se exercita há muito tempo, é normal. No entanto, a dor muscular persistente e dolorosa pode ser o resultado de uma lesão muscular. A lesão muscular não ajudará a aumentar a força muscular, mas pode realmente prejudicar e interferir no mecanismo de contração muscular, portanto, evite a lesão muscular ao fazer o seguinte:
  • Tenha cuidado ao levantar objetos pesados

Quando for levantar um objeto pesado, aplique a postura correta de levantamento, ou seja, mantendo as costas retas e dobrando os joelhos para levantar o objeto pesado. Essa postura evita lesões nos músculos das costas, transferindo o peso do objeto para os músculos mais fortes da coxa. Se você não conseguir se levantar, peça ajuda a outra pessoa.
  • Use equipamento de proteção

Ao praticar esportes com potencial para causar lesões, use equipamentos de proteção, como capacetes e assim por diante, para reduzir o risco de lesões musculares e articulares.
  • Não se esforce demais

Pare de se exercitar quando sentir dores insuportáveis ​​nas articulações ou músculos. É melhor descansar os músculos e consultar o seu médico quando ocorrer uma lesão muscular.
  • Aqueça e esfrie

Antes de se exercitar, sempre aqueça na forma de alongamento e corrida leve. Após o treino, relaxe para relaxar os músculos tensos.
  • Faça devagar

Se você está apenas começando ou não se exercita há algum tempo, faça o exercício lenta e suavemente para evitar lesões musculares. Aumente a intensidade do exercício lentamente.
  • Não se esqueça de beber agua

Enquanto estiver se exercitando, não se esqueça de beber água para evitar a desidratação, que pode causar tontura e aumentar as chances de lesão muscular.

Notas de SehatQ

O mecanismo de contração muscular é uma parte do mecanismo de trabalho muscular que ajuda você a se mover e apóia o desempenho dos órgãos do corpo. Sempre mantenha seus músculos saudáveis, adotando um estilo de vida saudável e evitando lesões musculares.