13 causas da perda drástica de peso e como superá-las

A perda de peso é uma boa notícia para as pessoas que seguem uma dieta regular para atingir o peso ideal. No entanto, é diferente se o peso cair drasticamente sem ser planejado repentinamente. A perda de peso sem reduzir a porção de comida ou exercícios pode ser causada por várias condições médicas que requerem um exame mais aprofundado. Quais são as causas da perda de peso não intencional? [[Artigo relacionado]]

Causas da perda drástica de peso

Você ainda está comendo grandes quantidades de comida e se exercitando muito pouco, ou nada, mas a perda de peso ainda ocorre. Se você sentiu isso, aqui estão algumas das causas da perda de peso:

1. Hipertireoidismo

O hipertireoidismo ou tireoide hiperativa é uma condição em que a glândula tireoide produz muito hormônio da tireoide, o que desempenha um papel no metabolismo. O excesso de hormônio tireoidiano desencadeia uma queima acelerada de calorias que pode levar à perda de peso não planejada. Os sintomas que podem aparecer além da perda repentina de peso são cansaço, tremores nas mãos, menstruação leve em mulheres, batimentos cardíacos rápidos e irregulares, superaquecimento facilmente, ansiedade e distúrbios do sono.

2. Depressão

Quem disse que a depressão só tem impacto psicológico? Na verdade, a depressão pode desencadear a perda de peso. A depressão afeta a parte do cérebro que controla o apetite e tem o potencial de diminuir o apetite, levando à perda de peso. No entanto, em alguns casos, a depressão pode realmente aumentar o apetite e o peso. Alguns dos sintomas da depressão são baixos níveis de energia, sentimentos persistentes de tristeza, falta de concentração, perda de interesse nas coisas que você gosta, irritabilidade, dormir muito ou pouco e pensamentos de morte ou suicídio.

3. Diminuição da massa muscular

A perda ou perda de massa muscular pode levar à perda de peso não planejada. A diminuição da massa muscular pode ser devido a músculos que não foram usados ​​por um longo tempo, por exemplo, devido ao coma, raramente se exercitam e assim por diante. Em certos casos, a diminuição da massa muscular pode ser devido a lesões ou certas condições médicas, como osteoporose, esclerose múltiplaetc. A principal característica da diminuição da massa muscular é a fraqueza muscular e o tamanho do músculo que parece menor do que outros músculos.

4. Artrite reumatóide

Uma das doenças autoimunes mais comuns é artrite reumatoide (RA). Artrite reumatoide atacar e causar inflamação nas articulações. A inflamação aumenta o metabolismo, o que desencadeia a perda de peso. Os principais sintomas de artrite reumatoide é dor e inchaço nas articulações. Você também pode sentir rigidez nas articulações se não se mover por mais de uma hora.

5. HIV AIDS

O HIV ataca as células CD4 que atuam no combate à infecção e pode levar à AIDS, levando a uma perda significativa de peso. Os sintomas do HIV que geralmente aparecem são dores musculares, calafrios, febre, erupções cutâneas, inchaço das glândulas linfáticas e suores noturnos.

6. Câncer

Um dos primeiros sintomas do câncer é a perda de peso inexplicável. No entanto, nem todos os cânceres causam sintomas como perda de peso. Alguns dos outros primeiros sintomas do câncer são fadiga, dor, alterações na pele e febre. Você precisa de mais exames para saber com certeza se os sintomas causados ​​são causados ​​pelo câncer ou por outras condições médicas.

7. Diabetes tipo 1

Igual a artrite reumatoideO diabetes tipo 1 também é uma doença auto-imune que ataca as células produtoras de insulina no pâncreas. Sem insulina, o corpo não pode usar o açúcar como energia e excreta o açúcar na urina. O diabetes tipo 1 não só causa perda súbita de peso, mas também causa fome e sede excessivas, fadiga, aumento da urina, visão turva e desidratação.

8. Tuberculose

Não é novidade se a tuberculose é causada por uma infecção bacteriana Mycobacterium tuberculosis Pode causar perda de peso e apetite. Esta doença é altamente contagiosa e requer antibióticos para curá-la. Outros sintomas que podem ocorrer são tosse com duração de mais de três semanas, fadiga, calafrios, febre, dor no peito, tosse com sangue ou catarro.

9. Doença de Addison

A doença de Addison é uma doença autoimune rara que ataca as glândulas supra-renais e causa uma diminuição do hormônio cortisol, o que leva à diminuição do apetite e perda de peso. Outros sintomas da doença de Addison são fraqueza muscular, desejo por sal, pressão arterial baixa, hiperpigmentação ou aparecimento de manchas escuras na pele e fadiga crônica.

10. Insuficiência cardíaca congestiva

A perda repentina de peso ou magreza é uma das complicações que podem resultar da insuficiência cardíaca congestiva. A insuficiência cardíaca congestiva ocorre porque o coração não consegue bombear sangue por todo o corpo. A inflamação do tecido cardíaco danificado pode aumentar o metabolismo, levando à perda de peso não planejada. Os sintomas visíveis da insuficiência cardíaca congestiva são inchaço das pernas e do corpo, falta de ar, tosse persistente, batimento cardíaco acelerado e fadiga.

11. Endocardite

Endocardite é a inflamação do interior do coração causada por bactérias que entram nos vasos sanguíneos e se acumulam no coração. Os sintomas comuns de endocardite são febre e diminuição do apetite, que desencadeiam a perda de peso. Outros sintomas de endocardite são dor no abdômen, nas costas e no peito, sopro no coração, suores noturnos, tosse com ou sem sangue, pontos vermelhos ou roxos na pele, dor de cabeça e falta de ar.

12. Doença inflamatória intestinal (IBD)

Doença inflamatória intestinal, também conhecida como doença inflamatória intestinal é um termo que se refere a distúrbios gastrointestinais inflamatórios, como a doença de Crohn e assim por diante. A doença inflamatória intestinal coloca o corpo em um estado catabólico que o faz continuar a usar energia e interfere com o hormônio grelina, que regula a fome. Ambas as coisas fazem com que a perda de peso continue e o apetite do paciente também seja perdido. Além disso, os sofredores também podem sentir inchaço, fadiga, dor abdominal, fezes com sangue e diarreia.

13. Doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC)

A doença pulmonar obstrutiva crônica é um conjunto de doenças pulmonares progressivas, como bronquite crônica, enfisema e assim por diante. Quando a doença pulmonar obstrutiva crônica é grave, os pacientes apresentam perda de peso devido à dificuldade de respirar, o que requer mais energia. Alguns dos primeiros sintomas da doença pulmonar obstrutiva crônica são tosse leve com ou sem catarro, falta de ar, respiração ofegante e aperto no peito. Se for grave, a doença pulmonar obstrutiva crônica pode resultar em fadiga, inchaço nas pernas, tornozelos ou coxas e baixa resistência muscular. Leia também: Conhecendo as causas de um corpo magro difícil de engordar, mesmo se você não fizer dieta

Como lidar com a perda drástica de peso

Claro, como lidar com a perda drástica de peso varia, dependendo da causa da sua perda drástica de peso. Aqui estão algumas maneiras recomendadas de ganhar peso:

1. Coma mais frequentemente

Quando você está abaixo do peso, pode se sentir saciado mais rápido. Coma de cinco a seis pequenas refeições durante o dia, em vez de duas ou três grandes refeições que você pode experimentar.

2. Escolha alimentos ricos em nutrientes

Como parte de uma dieta geral saudável, escolha pães integrais, massas e cereais. Os médicos de família recomendam que você também complete com frutas e vegetais, leite, nozes e sementes.

3. Experimente smoothies e sacode

Evite refrigerantes diet, café e bebidas que contenham calorias mínimas e valor nutricional mínimo. Em vez disso, você pode tentar smoothies ou um batido saudável feito com leite e frutas frescas ou congeladas, depois polvilhado com semente de linhaça moída. Em alguns casos, um substituto de refeição líquido como este pode ser recomendado.

4. Preste atenção ao beber

Algumas pessoas descobrem que beber antes das refeições reduz o apetite. Nesse caso, pode ser melhor bebericar uma bebida com alto teor calórico junto com uma refeição ou lanche.

5. Faça com que cada mordida conte

Você também pode fazer um lanche antes de dormir. Sanduíche de manteiga de amendoim ou recheio de abacate, vegetais fatiados, carne magra e queijo podem ser uma de suas escolhas. Faça valer cada mordida, coma alimentos nutritivos, mesmo se quiser ganhar peso.

6. Preste atenção aos níveis de açúcar e gordura

Mesmo se você estiver abaixo do peso, preste atenção ao excesso de açúcar e gordura. Um pedaço de bolo com um sorvete ocasional está bom. No entanto, muitos doces também são perigosos. Certifique-se de que seus lanches permaneçam saudáveis ​​e forneçam nutrientes além de calorias. Muffins, iogurte e barras de granola são boas escolhas.

8. Esportes

Os exercícios, especialmente o treinamento de força, podem ajudá-lo a ganhar peso ao construir músculos. Os exercícios também podem estimular o apetite. Se os oito métodos acima não mostrarem nenhuma alteração, você pode entrar em contato imediatamente com um médico. Quanto mais cedo o médico diagnosticar a causa, mais cedo será encontrado o melhor tratamento. Essa é a importância de ir ao médico quando você tiver uma perda drástica de peso. Por exemplo, seu médico recomendará que você adicione tempero a todos os alimentos que ingere, para aumentar seu apetite. Seu médico também pode recomendar que você consulte um nutricionista. Leia também: 16 Alimentos Saudáveis ​​e Deliciosos para Ganhar Peso

Quando a perda drástica de peso deve ser tratada por um médico?

É perfeitamente normal que o peso corporal flutue. No entanto, se você perder peso repentinamente sem motivo aparente, pode haver uma condição médica que esteja causando isso. Se você perder 5% de peso em 6 a 12 meses, consulte um médico imediatamente. Muito apetite, mas a perda de peso pode ser causada por várias condições médicas. Você deve ter cuidado com a perda de peso inexplicável de até cinco por cento do seu peso corporal inicial ao longo de seis a 12 meses. Consulte um médico se a perda de peso for acompanhada por diminuição do apetite, alterações nos movimentos intestinais ou na micção, aumento do risco de infecção ou doença e fadiga. Se você quiser consultar um médico diretamente, você podechat médico no aplicativo de saúde da família SehatQ.

Baixe o aplicativo agora no Google Play e na Apple Store.